Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3563
Tipo do documento: Dissertação
Título: Blade Runner e o Caçador de Androides: as narrativas da (pós) humanidade no gênero da ficção científica
Autor: Souto, Gabriela Barbosa de
Primeiro orientador: Nóbrega, Elisa Mariana de Medeiros
Resumo: O clássico do cinema de ficção científica, Blade Runner – O Caçador de Androides, teve sua estreia no ano de 1982. Este filme, dirigido por Ridley Scott, é uma adaptação da obra de ficção científica Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? (1968), de autoria do escritor estadunidense Philip K. Dick. Em ambas as obras, o androide ganha destaque por questionar a fronteira “homem-máquina”, evidenciada principalmente na adaptação fílmica, quando este se mostra “mais humano que o humano”. A partir dessa controversa figura, apresentada de diversas formas na ficção científica, buscou-se problematizar a pós-humanidade, visto que a natureza deixou de ter limites (SIBILIA, 2002) e as fronteiras entre homem-natureza e máquina-tecnologia estão se cruzando no processo de ciborguização da humanidade (HARAWAY, 2009), tanto no cinema quanto na literatura. Neste intuito, para apresentar as nuances entre os modos de narrar e mostrar, recorremos ao uso dos conceitos de adaptação, enquanto fenômeno e produto intertextual (HUTCHEON, 2013), e de intermidialidade, como cruzamento de fronteiras entre mídias (RAJEWSKY, 2012).
Abstract: The classic Science Fiction movie, Blade Runner, had its premiere in 1982. This film, directed by Ridley Scott, is an script adaptation of Science Fiction novel Do androids dream of electric sheep? (1968), written by American Philip K. Dick. In both works the android is highlighted by questioning the “man-machine” boundary, principally evidenced in the film adaptation, when it shows itself “more human than human”. From the controversial figure of the android, presented in different ways in Science Fiction, we attempted to discuss about the post-humanity, as the nature has no limits (SIBILIA, 2002) and the borders between man-nature and machine-technology are crossing in the process of cyborgization of humanity (HARAWAY, 2009), both in film and literature. In order to present the nuances between modes of narration and presentation, we appealed to the use of the concepts of adaptation as a phenomenon and intertextual product (HUTCHEON, 2013), and the intermidiality, as crossing of borders between media (RAJEWSKY, 2012).
Palavras-chave: 1. Literatura Norte-Americana. 2. Ficção científica. 3. Pós-humanidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Souto, Gabriela Barbosa de. Blade Runner e o Caçador de Androides: as narrativas da (pós) humanidade no gênero da ficção científica. 2014. 116f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3563
Data de defesa: 1-Set-2014
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações
PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - GABRIELA BARBOSA DE SOUTO.pdf6.83 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.