Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3558
Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação do leitor através do trabalho com o gênero charge no ensino fundamental II
Autor: Pedrosa, Maria Iolanda
Primeiro orientador: Pereira, Tânia Maria Augusto
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo geral propor estratégias de ensino que possibilitem a formação de leitores através do trabalho com o gênero charge. Quanto aos objetivos específicos, pretendemos: a) identificar os fatores que dificultam a formação do leitor; b) analisar os elementos constituintes das charges que corroboram para a construção do leitor potencialmente crítico; c) elaborar uma sequência didática para o ensino da leitura; d) possibilitar que os alunos sejam capazes de verificar de que modo os recursos verbais e não verbais das charges contribuem para a construção de sentidos. Considerando que as produções textuais que circulam no meio social atualmente requerem um leitor multiletrado, foi proposta uma abordagem didática da leitura de charges entendidas como instrumentos eficazes na formação do leitor. Metodologicamente, a pesquisa se constitui como qualitativa (KAUARK; MALHÕES; MEDEIROS 2010); quanto à natureza, é uma pesquisa ação (GIL, 2008); quanto aos objetivos, tem caráter explicativo e o método é o hipotético-dedutivo. A coleta de dados foi realizada por meio da observação participativa, por compreendermos que o contato direto com os discentes favorece a compreensão dos diferentes modos de interpretação apresentada pelos alunos, uma atividade de sondagem, as atividades resultantes da aplicação de uma Sequência Didática, possibilitando um posicionamento posterior para manter ou mudar essa realidade. A pesquisa está situada em uma perspectiva sócio-interacionista, fundamentada em teorias linguísticas e discursivas. Os estudos da teoria enunciativo-discursiva de Bakhtin (1981, 2003), os trabalhos de Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004), Rojo (2012) e as orientações contidas nos PCN (BRASIL, 1998) subsidiaram a pesquisa. Como resultado, constatamos que o trabalho com charges em sala de aula possibilitou que os alunos adquirissem uma familiaridade com a multimodalidade textual e passassem a compreender melhor os textos lidos no cotidiano, criando uma relação satisfatória com o mundo da leitura.
Abstract: Hemostenido como objetivo general de la investigación proponer estrategias de enseñanza que posibilit em la formación de lectores a través del trabajo com el género cargo. Encuanto a los objetivos específicos, pretendemos: a) identificar losfactores que dificultan la formación del lector; b) analizarlos elementos constitutivos de las caricaturas que corroboran para La construcción dellector potencialmente crítico; c) elaborar una secuenciadidáctica para la enseñanza de lalectura; d) posibilitar que los alunos seancapaces de verificar de qué modo los recursos verbales y no verbales de las caricaturas contribuyen a laconstrucción de sentidos. Considerando que las producciones textuales que circulanenelmedio social actualmente requieren un lector multiletrado, proponemosun abordaje didáctico de lalectura de carreras entendidas como instrumentos eficacesen la formación del lector. Metodológicamente, la investigación se constituye como cualitativa (KAUARK, MALHONES, MEDEIROS 2010); encuanto a lanaturaleza, es una investigación de acción (GIL, 2008); encuanto a los objetivos tiene carácter explicativo y el método es elhipotético-deductivo. Se realiza la recolección de datos por medio de la observación participativa, por comprender que el contactodirecto com los discursos favorece la comprensión de los diferentes modos de interpretación presentada por los alumnos, una actividad de sondeo, las actividades resultantes de la aplicación de una secuenciadidáctica, posibilitando um posicionamiento para mantener o cambiar esarealidad. Concretamos este trabajo desde una perspectiva socio-interaccionista, fundamentada enteorías lingüísticas y discursivas. Los estudios de lateoría enunciativo-discursiva de Bakhtin (1981, 2003), los trabajos de Schneuwly, Dolz y Noverraz (2004), y Rojo (2012) subsidiaron la investigación. Consideramos también las proposiciones contenidasen los PCN. El trabajo con caricaturas em el aula permitió que lo salumnosadquirieran una familiaridade com la multimodalidad textual y pasas a compreender mejor los textos leídosensu cotidiano, creando una relación satisfactoria conel mundo de la lectura.
Palavras-chave: 1. Educação básica. 2. Ensino. 3. Multiletramentos. 4. Charge. 5. Leitura.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Pedrosa, Maria Iolanda. A formação do leitor através do trabalho com o gênero charge no ensino fundamental II. 2018. 137f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3558
Data de defesa: 12-Jul-2018
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA IOLANDA PEDROSA.pdf2.68 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.