Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3516
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A inserção da termoeletricidade no Ensino Médio: Uma alternativa metodológica a partir do ensino de geradores elétricos |
Autor: | Santos, Lenildo Morais dos |
Primeiro orientador: | Santos, José Jamilton Rodrigues dos |
Primeiro membro da banca: | Freitas, Heron Neves de |
Segundo membro da banca: | Dantas, Joseclécio Dutra |
Resumo: | A termoeletricidade é a área da Física que trata da transformação direta de energia térmica em energia elétrica e da transformação de energia elétrica em energia térmica. O tema desenvolvido neste trabalho, inserção da Termoeletricidade no ensino de Física Básica, representa a base para a elaboração de um produto educacional e está relacionado ao estudo dos geradores elétricos. A ideia central é introduzir o fenômeno da Termoeletricidade no estudo da Eletrodinâmica, terceiro ano do ensino médio, explorado como uma transposição didática. A proposta se baseia na elaboração de uma sequência didática relacionada com os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1994), em que temos um momento de problematização inicial através de texto e questionamentos sobre a temática, a apresentação formal do conteúdo curricular e, por último, a apresentação da Termoeletricidade através da construção de um aparato experimental, de modo que a temática da termoeletricidade, possibilite uma alternativa ao entendimento dos geradores elétricos, bem como ao processo de transformação de energia. |
Abstract: | Thermoelectricity is an area of physics that deals with the direct transformation of thermal energy into electrical energy and the transformation of electric energy into thermal energy. The theme developed in this work, insertion of thermoelectricity, represents the basis for the elaboration of an educational product and is related to the study of electric generators. The central idea is to introduce the phenomenon of Thermoelectricity in the study of Electrodynamics, classes of high school, explored as a didactic transposition for the teaching of electric generators. The proposal is based on the elaboration of a didactic sequence related to the three pedagogical moments of Delizoicov and Angotti (1994), in which we have a moment of initial problematization, through text and questionings on the subject, a moment of the formal presentation of the curricular content and a moment of the presentation of the Thermoelectricity through the construction of an experimental apparatus, so that the thermoelectricity thematic allows an alternative to the understanding of the electric generators, as well as the process of transformation of energy. |
Palavras-chave: | Termoeletricidade Transposição didática Geradores elétricos Ensino de Física Thermoelectricity Didactic transposition Electrical generators |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF |
Citação: | SANTOS, L. M. dos. A inserção da termoeletricidade no Ensino Médio: Uma alternativa metodológica a partir do ensino de geradores elétricos. 2019. 112f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3516 |
Data de defesa: | 6-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | PPGPEF - Dissertações PPGPEF - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lenildo Morais dos Santos.pdf | PDF - Lenildo Morais dos Santos | 4.98 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.