Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3430
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O gênero entrevista e as práticas de linguagem no ensino de EJA |
Autor: | Santos, Adriana Ribeiro de Lima dos |
Primeiro orientador: | Aquino, Maria de Fátima de Souza |
Primeiro membro da banca: | Aquino, Maria de Fátima de Souza Aquino |
Segundo membro da banca: | Lins, Juarez Nogueira |
Terceiro membro da banca: | Sales, Laurênia Souto |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo geral contribuir com o desenvolvimento das competências em leitura e escrita e assegurar sua importância para o uso efetivo da língua materna aos alunos dos anos que compreendem o ciclo IV (8º e 9º anos) da Educação de Jovens e Adultos(EJA), de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental situada na cidade de Serra Branca-PB. A pesquisa justificou-se em virtude de inúmeras dificuldades enfrentadas pelos alunos nos mais variados aspectos relacionados com a linguagem verbal e o uso efetivo da língua nos contextos sociais cotidianos. Acerca dos gêneros textuais, esta pesquisa se fundamentou nas teorias de Bakhtin (1998), Dolz, Schneuwly & Noverraz (2004) e Marcuschi (2008). A respeito da linguagem, buscou subsídio teórico em Solé (1998), Koch & Elias (2008), os PCN (BRASIL,1998), entre outros. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi caracterizada como uma pesquisa-ação, com análise qualitativa a partir de uma intervenção didática norteada pela proposta de sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004). Através dos dados levantados, a partir deste trabalho com o gênero entrevista e as práticas de linguagem em turmas de EJA, foi possível concluir que os sujeitos envolvidos adquiriram habilidades e aperfeiçoaram a competência em leitura e escrita baseada na perspectiva da interação com a linguagem, como também tiveram acesso a condições de letramento. |
Abstract: | This study aimed contributing to students development of reading and writing skills and assuring its importance for the effective use of the mother tongue to the students of the IV Scholar Cycle (8th and 9th Brazilian’s grade) of Youth and Adult Education (EJA in Brazilian Portuguese), from a Elementary Education State School, in Serra Branca city - PB. The research was necessary due to numerous difficulties faced by the students in several of aspects related to verbal language and its effective use in everyday social contexts. About the textual genres adopted, this research was based on theories of Bakhtin (1998), Dolz, Schneuwly & Noverraz (2004), and Marcuschi (2008). Regarding to language, it was sought theoretical support in Solé (1998), Koch & Elias (2008), National Curricular Parameters from Brazil - PCNs (Brazil, 1998), among others. From a methodological point of view, this paper is characterized as an action research, with qualitative analysis based on a didactic intervention guided by Dolz and Schneuwly's (2004) didactic sequence proposal. Through the data collected from this work by the interview genre and the language practices in EJA classes, it was possible to conclude that the subjects involved in it have acquired skills and improved their reading and writing skills, based on the perspective of interaction with language, as well as they acquired access to literacy basic conditions. |
Palavras-chave: | Leitura Escrita Gênero entrevista EJA Reading Writing Genre Interview |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Humanidades - CH |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
Citação: | Santos, Adriana Ribeiro de Lima dos. O gênero entrevista e as práticas de linguagem no ensino de EJA. 2019. 107f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Identificador do documento: | CDD 374 |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3430 |
Data de defesa: | 25-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Adriana Ribeiro de Lima dos Santos.pdf | PDF - Adriana Ribeiro de Lima dos Santos | 13.97 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.