Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3410
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Emily de Vasconcelos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4748289187482712por
dc.contributor.advisor1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee1Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498por
dc.contributor.referee2Borba, Rute Elizabete de Souza Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6244946561746497por
dc.date.accessioned2019-06-13T19:11:00Z-
dc.date.issued2019-04-29-
dc.identifier.citationSANTOS, E. de V. Contribuições da resolução, exploração e proposição de problemas ao processo de ensino e aprendizagem da combinatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2019. 228. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3410-
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga as contribuições da Resolução, Exploração e Proposição de Problemas (REP) ao processo de ensino e aprendizagem da Combinatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando como base estudos relacionados à metodologia da Resolução de Problemas e à Educação Combinatória. Mediante o levantamento bibliográfico e os estudos discutidos no referencial teórico, observa-se que, embora o número de pesquisas no âmbito da Educação Combinatória tenha aumentado progressivamente nos últimos anos, ainda são poucos os estudos direcionados especificamente ao trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo da pesquisa de campo possui cunho qualitativo, em razão de que se empenhou em descrever e analisar detalhadamente os dados coletados por meio de observações, notas de campo, registro escrito feito pelos alunos e gravações de áudio (BOGDAN; BIKLEN, 1994; OLSEN, 2015). Como sujeitos da pesquisa, adotaram-se 16 alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal do Estado da Paraíba. As ações pedagógicas realizadas em contexto de sala de aula apoiaram-se na perspectiva metodológica da Resolução, Exploração e Proposição de Problemas defendida por Andrade (1998; 2017), bem como em estudos que discutem o processo de ensino e aprendizagem da Combinatória. Na oportunidade, trabalharam-se os quatro tipos de problemas combinatórios (combinação, arranjo, permutação e produto cartesiano [BORBA, 2010]) que precisam ser abordados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de problemas combinatórios retirados da pesquisa de Pessoa (2009) e propostos pelos alunos. Conclui-se que a proposta metodológica da Resolução, Exploração e Proposição de Problemas contribui para a promoção da aprendizagem combinatória dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de um processo educativo reflexivo. Constatou-se que as problematizações provocadas durante o processo de Resolução, Exploração e Proposição de Problemas potencializaram o trabalho de reflexão sobre os invariantes dos problemas combinatórios, o que favoreceu o desenvolvimento do raciocínio combinatório, generalizante e lógico dos alunos, além de também ter possibilitado aos pesquisadores explorar diferentes dimensões dos problemas propostos.por
dc.description.abstractThis research investigates the contributions of Problem Solving, Exploration and Posing to the teaching and learning process of Combinatorics in the early years of Elementary School, based on studies related to the Problem Solving methodology and Combinatorial Education. By means of bibliographical survey and studies discussed in the theoretical frame of reference, it is observed that, although the amount of research in the domain of Combinatory Education has increased progressively in recent years, there are still few studies specifically focused on pedagogical work in the early years of Elementary Education. Field research is characterized by a qualitative nature, as it has been endeavored to describing and analyzing in detail the data collected through observations, field notes, written record by the students and audio recordings (BOGDAN; BIKLEN, 1994; OLSEN, 2015). As subjects of the research, 16 students from a 5th grade class from Primary School of a municipal public institution in the State of Paraíba were adopted. Pedagogical activities carried out in classroom context were supported by the methodological perspective of Problem Solving, Exploration and Posing advocated by Andrade (1998; 2017), as well as by studies related to teaching and learning process of Combinatorics. On that occasion, the four types of combinatorial problems (combination, arrangement, permutation and Cartesian product [BORBA, 2010]) – which need to be approached in the early years of Elementary Education – were worked on, taking as basis combinatorial problems extracted from Pessoa's research (2009) and proposed by the students. The conclusion is that the methodological proposal of Problem Solving, Exploration and Posing contributes to promoting combinatorial learning for the benefit of students, making it possible to develop a reflective educational process. It was found that the discussions that arose during the process of Problem Solving, Exploration and Posing maximized reflection on the invariants of the combinatorial problems, which favored the development of logical generalizing combinatorial reasoning on the part of the students, while it made possible to explore different dimensions of the proposed problems dealing with these aspects.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-06-04T14:04:14Z No. of bitstreams: 1 PDF - Emily de Vasconcelos Santos.pdf: 79034307 bytes, checksum: d21913150b4b811da943fc4637b582a3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-06-13T19:11:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Emily de Vasconcelos Santos.pdf: 79034307 bytes, checksum: d21913150b4b811da943fc4637b582a3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-13T19:11:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Emily de Vasconcelos Santos.pdf: 79034307 bytes, checksum: d21913150b4b811da943fc4637b582a3 (MD5) Previous issue date: 2019-04-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8483/PDF%20-%20Emily%20de%20Vasconcelos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectEducação estatísticapor
dc.subjectAnálise combinatóriapor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectStatistical educationeng
dc.subjectProblem solvingeng
dc.subjectPrimary educationeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleContribuições da resolução, exploração e proposição de problemas ao processo de ensino e aprendizagem da combinatória nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emily de Vasconcelos Santos.pdfPDF - Emily de Vasconcelos Santos77.18 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.