Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3404
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Marinaldo Magalhães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9637085200108351por
dc.contributor.advisor1Luna, Karla Patrícia de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3043580578707915por
dc.contributor.referee1Dias, Marcia Adelino da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9674492903954108por
dc.contributor.referee2Silva, Edevaldo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787607680301269por
dc.date.accessioned2019-06-13T19:10:10Z-
dc.date.issued2018-05-30-
dc.identifier.citationDANTAS, M. M. Jogos pedagógicos no ensino de Genética: Um estudo psicométrico. 2018. 170f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3404-
dc.description.resumoUma das maiores dificuldade de aprendizagem em genética está relacionada aos conteúdos de interação e ligação gênica, principalmente, devido ao elevado grau da abstração desses conteúdos. O uso de jogos pedagógicos pode ser uma ferramenta de recurso pedagógico que auxilia o professor na aprendizagem com conteúdos de genética. O jogo pedagógico, ao longo da história, é retratado como fator intrínseco da cultura humana. O objetivo desta pesquisa foi o uso de dois jogos pedagógicos visando o ensino e a aprendizagem dos conteúdos de interação e ligação gênica na terceira série do ensino médio, em uma escola pública no Município de Patos-PB. Essa é uma pesquisa-ação, com uso de questionário semiestruturado, com escala psicométrica do tipo Likert e validada, quanto a sua fiabilidade, pelo teste alfa de Cronbach. Os resultados demonstraram maior significância e considerável melhoria do ensino e aprendizagem conceitual dos conteúdos interação e ligação gênica, pois o coeficiente alfa de Cronbach para o uso dos jogos pedagógicos foram de 0,786, em contraposição ao coeficiente de 0,690 para as aulas teóricas expositivas. Portanto, os jogos pedagógicos quando bem planejados constituem uma excelente ferramenta educacional complementar à didática do professor em sala de aula.por
dc.description.abstractOne of the greatest difficulties of learning in genetics is related to the interaction contents and gene connection, mainly due to the high degree of abstraction of these contents. The use of pedagogical games can be a tool of pedagogical resource that helps the teacher in learning with genetic contents. The pedagogical game, throughout history, is portrayed as an intrinsic factor of human culture. The objective of this research was the use of two pedagogical games aimed at teaching and learning the contents of interaction and gene link in the third grade of high school, in a public school in the Municipality of Patos-PB. This is an action research, using a semi-structured questionnaire, with psychometric scale of the Likert type and validated, as to its reliability, by the Cronbach's alpha test. The results showed greater significance and considerable improvement in teaching and conceptual learning of interaction and genetic link contents, since Cronbach's alpha coefficient for the use of pedagogical games was 0.786, as opposed to the coefficient of 0.690 for theoretical expository classes. Therefore, pedagogical games, when well planned, constitute an excellent educational tool complementary to the didactics of the teacher in the classroom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-05-31T14:47:48Z No. of bitstreams: 1 PDF - Marinaldo Magalhães Dantas.pdf: 56141789 bytes, checksum: c2c4a5d1e003e99d446e592ca59caa3e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-06-13T19:10:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Marinaldo Magalhães Dantas.pdf: 56141789 bytes, checksum: c2c4a5d1e003e99d446e592ca59caa3e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-13T19:10:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Marinaldo Magalhães Dantas.pdf: 56141789 bytes, checksum: c2c4a5d1e003e99d446e592ca59caa3e (MD5) Previous issue date: 2018-05-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8505/PDF%20-%20Marinaldo%20Magalh%c3%a3es%20Dantas.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogos pedagógicospor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectEnsino de Biologiapor
dc.subjectFerramentas educacionaispor
dc.subjectPedagogical gameseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleJogos pedagógicos no ensino de Genética: Um estudo psicométricopor
dc.title.alternativePedagogical games in the teaching of genetics: a psychometric studyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marinaldo Magalhães Dantas.pdfPDF - Marinaldo Magalhães Dantas54.83 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.