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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3396
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino do gênero redação/dissertação escolar: por uma escrita autoral e funcional
Autor: Silva, José Leopoldo Morais da 
Primeiro orientador: Catanduba, Edilma de Lucena
Primeiro membro da banca: Catanduba, Edilma de Lucena
Segundo membro da banca: Costa, Maria de Fátima Alves
Terceiro membro da banca: Martins, Iara Ferreira de Melo
Resumo: A presente pesquisa, intitulada “Ensino do gênero redação/dissertação escolar: por uma escrita autoral e funcional”, tem por objetivo constatar se há um processo artificial e mecânico que perpassa a produção do gênero redação/dissertação escolar nos moldes mais tradicionais de ensino de produção textual escrita na disciplina de língua portuguesa no ensino fundamental II. É ainda uma finalidade desse nosso estudo detectar se o contexto/condições de produção ofertadas na metodologia de ensino do professor interfere(m) na qualidade das produções e qual(is) consequência(s) de uma provável artificialidade para o gênero redação/dissertação escolar. Para além disso, pretende-se ainda usar uma rede social, valendo-se de uma fanpage no Facebook, para tornar mais atrativa, instigante, autoral e atuante a circulação social do gênero redação/dissertação escolar, utilizando-se, assim, dos recursos midiáticos tão raros no âmbito escolar brasileiro e que tanto fascinam a juventude representada por nossos alunos/as. Como marcos teóricos, nosso estudo baseia-se, principalmente, nas leituras de Bakhtin (2000) e Marcuschi (2008, 2010) – acerca dos gêneros textuais/discursivos; Souza (2003), Costa Val (2016), Garcez (2016) e Coroa (2016) – tratando da redação/dissertação escolar e do tipo/sequência textual dissertativo-argumentativo; Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004) – abordando o trabalho com a sequência didática (SD); e Aragão; Dias (2016), Finardi; Porcino (2016) e Weissheimer; Leandro (2016) – tratando do Facebook como ferramenta auxiliar ao processo de ensino- aprendizagem de línguas. O corpus é constituído de produções textuais coletadas a partir da aplicação de uma SD em uma turma de 9º (nono) ano do ensino fundamental II de uma escola pública da rede estadual de ensino da Paraíba, as quais passaram a ser reescritas por meio de uma rede social, especificamente uma fanpage no Facebook. Como resultados, verificamos que as orientações fornecidas in box, no ambiente virtual de correção (a fanpage no Facebook) influenciaram diretamente na melhoria qualitativa das redações/dissertações escolares no que diz respeito à argumentação como marcas da identidade autoral dos textos.
Abstract: The present research, entitled "Teaching of the genre writing / dissertation: by an authorial and functional writing ", aims to verify if there is an artificial and mechanical process that goes through the production of the genre essay / school dissertation in the most traditional forms of teaching of textual production written in the discipline of Portuguese language in elementary education II. It is also a purpose of this study to detect if the context / conditions of production offered in the teaching methodology of the teacher interferes in the quality of the productions and what is the consequence of a probable artificiality for the writing genre. In addition, it is also intended to use a social network, using a fanpage on Facebook, to make the social circulation of the writing / dissertation genre more attractive, stimulating, authoritative and active, thus using resources media so rare in the Brazilian school environment and so fascinating the youth represented by our students. As theoretical frameworks, our study is based mainly on the readings of Bakhtin (2000) and Marcuschi (2008, 2010) – about the textual / discursive genres; Souza (2003), Costa Val (2016), Garcez (2016) and Coroa (2016), – dealing with the writing / dissertation and the type / text-essay- argumentative sequence; Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004) – approaching the work with the didactic sequence (SD); and Aragão; Dias (2016), Finardi; Porcine (2016) and Weissheimer; Leandro (2016) - treating Facebook as an auxiliary tool to the process of teaching and learning languages. The corpus is composed of textual productions collected from the application of a SD in a 9th grade (ninth) year of elementary school II of a public school of the Paraíba state education network, which are now rewritten by means of a social network, specifically a fanpage on Facebook. As results, we verified that the guidelines provided in box in the virtual correction environment (the Fanpage on Facebook) directly influenced the qualitative improvement of the essays / dissertations regarding the argument as marks of the author's identity of the texts.
Palavras-chave: Produção textual
Gêneros textuais-discursivos
Redação escolar
Dissertação escolar
Identidade autoral
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Silva, José Leopoldo Morais da. Ensino do gênero redação/dissertação escolar: por uma escrita autoral e funcional. 2018. 131f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: CDD 372.6
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3396
Data de defesa: 14-Jun-2018
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

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