Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3370
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFirmino, Eduardo de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1463372899344018por
dc.contributor.advisor1Lins, Juarez Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3990899335296722por
dc.contributor.referee1Lins, Juarez Nogueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3990899335296722por
dc.contributor.referee2Sales, Laurenia Souto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7144884304424302por
dc.contributor.referee3Aquino, Maria de Fátima de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0974910766203330por
dc.date.accessioned2019-06-03T12:41:36Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.citationFirmino, Eduardo de Souza. O gênero discursivo "artigo de opinião" no livro didático: articulando o estudo gramatical à produção de texto. 2019. 158f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.por
dc.identifier.doiCDD 418por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3370-
dc.description.resumoEnvolvido em polêmicas, o ensino de gramática, principalmente nas escolas públicas, encontra-se dividido entre a postura tradicional de ensino e tendências reflexivas, contextualizadas, aplicadas aos textos, entre outras mais. Em meio a essa crise metodológica, parece haver um consenso: o ensino de nomenclaturas deve voltar-se para a leitura e produção de textos, conforme orientações dos PCN (BRASIL, 1998), documento de base interacionista. E nas escolas, os livros didáticos tentam seguir essas recomendações oficiais – o ensino de gramática, voltada para a leitura e produção de texto nem sempre com sucesso. Neste prisma, objetivou-se analisar as propostas de ensino de gramática normativa voltada para a produção do gênero discursivo artigo de opinião, apresentado pelo livro didático Singular e Plural, 9° ano do Fundamental II e propor atividades didáticas que nesse sentido, ampliassem e/ou complementassem tais propostas. Como base teórica a perspectiva sociointeracionista da linguagem, adotada pelos PCN (1998) em que os gêneros discursivos, respectivamente de Bronckart (1999) e Bakhtin, (1986) passam a funcionar como objeto de ensino da Língua Portuguesa. Além das contribuições de Antunes (2014), Bezerra e Reinaldo (2013), Bortoni-Ricardo (2005), Neves (2012), Vieira e Brandão (2016), Bagno (2013) dentre outros pesquisadores. Com relação à metodologia empregada adotou-se a pesquisa quanti-qualitativa apoiada pelas abordagens bibliográfica, pesquisa-ação, documental e interpretativo/descritivista. Os resultados apontaram alguns avanços, no que diz respeito ao ensino da terminologia gramatical voltada para a construção dos gêneros textuais. Mas ainda é perceptível o uso tradicional de tal terminologia, no livro didático analisado, no que diz respeito à produção dos gêneros em sala de aula. Evidenciando assim, certo distanciamento entre os conteúdos gramaticais e a produção textual e, entre as orientações dos PCN e a BNCC, e o ensino-aprendizagem efetivado na aula de Língua Portuguesa. Assim, buscou-se um ensino de LP mais voltado para o contexto discursivo, para dessa forma, ampliar as possibilidades linguísticas do LD e da aula de língua materna.por
dc.description.abstractInvolved in controversies, the teaching of grammar, especially in public schools, is divided between the traditional posture of teaching and reflective tendencies, contextualized, applied to texts, among others. In the midst of this methodological crisis, there seems to be a consensus: the teaching of nomenclatures must turn to the reading and production of texts, according to the guidelines of the NCP (BRAZIL, 1998), a document of interacionist background. And in schools, textbooks try to follow these official recommendations - grammar teaching, aimed at reading and producing text not always successfully. In this prism, the objective was to analyze the normative grammar teaching proposals aimed at the production of the discursive genre (opinion article) presented by the Singular and Plural textbook, 9th year of Fundamental II and propose didactic activities that in this sense, increased and/ or complemented such proposals. As a theoretical basis, the socio-interactionist perspective of language adopted by the NCP (1998), in which, the discursive genres respectively of Bronckart (1999) and Bakhtin (1986), , become to operates like an object of Portuguese language teaching. In addition to the contributions of Antunes (2014), Bezerra and Reinaldo (2013), Bortoni-Ricardo (2005), Neves (2012), Vieira and Brandão (2016), Bagno (2013) among other researchers. Regarding the methodology employed, quantitative-qualitative research supported by bibliographicals, research-action, documentary and interpretative / descriptive approaches. The results pointed out many advances, with respect to the teaching of grammatical terminology focused on the construction of textual genres. But it is still noticeable the traditional use of such terminology, in the textbook analyzed, with respect to the production of the genres in the classroom. evidencing thus, a certain distancing between the grammatical contents and the textual production, and between the orientations of the NCP and the teaching-learning made effective in the Portuguese Language class. thus, it was sought for an PL teaching more focused on the discursive context, in order to broaden the linguistic possibilities of the LD and the mother tongue class.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2019-05-31T16:58:24Z No. of bitstreams: 1 PDF - Eduardo de Souza Firmino.pdf: 20039951 bytes, checksum: 67d35d0baf4c91a3f18864f5aec16e21 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Milena Araújo (milaborges@ch.uepb.edu.br) on 2019-06-03T12:41:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Eduardo de Souza Firmino.pdf: 20039951 bytes, checksum: 67d35d0baf4c91a3f18864f5aec16e21 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-03T12:41:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Eduardo de Souza Firmino.pdf: 20039951 bytes, checksum: 67d35d0baf4c91a3f18864f5aec16e21 (MD5) Previous issue date: 2019-02-25eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8398/PDF%20-%20Eduardo%20de%20Souza%20Firmino.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArtigo de opiniãopor
dc.subjectEnsino de gramáticapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectOpinion articleeng
dc.subjectGrammar teachingeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectPortuguese languageeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleO gênero discursivo "artigo de opinião" no livro didático: articulando o estudo gramatical à produção de textopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo de Souza Firmino.pdfPDF - Eduardo de Souza Firmino19.57 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.