Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3360
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação em espaço não formal: Reconstrução de saberes, comportamentos e atitudes
Título(s) alternativo(s): Education in non-formal space: Reconstruction of knowledge, behavior and attitudes
Autor: Rocha, Viviane Sousa 
Primeiro orientador: Luna, Karla Patrícia de Oliveira
Primeiro membro da banca: Dias, Marcia Adelino da Silva
Segundo membro da banca: Oliveira, Érica Caldas Silva de
Resumo: O temor em torno das serpentes se perpetua há anos, devido as inúmeras crenças e mitos enraizados na cultura popular passando de geração em geração. Este tipo de conhecimento vem acarretando um declínio populacional desses animais, afetando o equilíbrio ecológico e consequentemente, a sociedade. O presente estudo foi realizado com estudantes e teve como objetivo investigar a contribuição do Museu Vivo Répteis da Caatinga, enquanto espaço não formal, na desconstrução e reconstrução do conhecimento sobre serpentes, com o intuito de sensibilizar os educandos, promovendo deste modo a preservação e a conservação destes animais. A pesquisa foi realizada em uma escola da urbana e uma escola da zona rural, ambas situadas no município de Campina Grande, estado da Paraíba. A intervenção didática foi realizada no Museu Vivo Répteis da Caatinga, localizado no município de Puxinanã, estado da Paraíba. Participaram da pesquisa dez alunos da zona urbana e seis alunos da zona rural. A pesquisa foi de caráter qualitativo. Foram utilizados questionários, aplicados em dois momentos antes e após a intervenção didática. Utilizou-se a frequência simples para analisar as questões quantitativas e para as questões qualitativas foram realizadas as categorizações das respostas fornecidas pelos estudantes. Também foi analisado o conteúdo serpente presente nos livros didáticos de ciências utilizados pelas escolas participantes da pesquisa. No questionário (pré-programa) que a maioria dos educandos reconheceram as serpentes como parte do meio ambiente, apresentando o conhecimento sobre serpentes peçonhentas e não peçonhentas. Sobre as atitudes a serem tomadas ao se depararem com uma serpente, os estudantes apresentam uma percepção negativa direcionado ao abate do animal. Após a intervenção didática os alunos conseguiram reconstruir os saberes sobre as serpentes a partir dos conhecimentos prévios. Quanto a categorização das falas dos estudantes, observou-se por parte de alguns estudantes um conhecimento prévio superficial sobre as serpentes, eles demonstraram saber determinados assuntos, mas não sabiam justificá-los, após a intervenção, os alunos elaboram respostas mais coerentes e condizentes com a biologia das serpentes. Os livros didáticos analisados no presente estudo mostraram inúmeras lacunas, o material apresentado é insuficiente e repleto de erros conceituais. Este estudo se configura como importante ferramenta para o ensino de ciências como estratégia de conservação das serpentes, visto que identificou percepções e atitudes dos educandos, além de evidenciar o local não formal como o mais adequado para se trabalhar a temática.
Abstract: The fear around serpents has been perpetuating for years, owing to the innumerable beliefs and myths rooted in popular culture passing from generation to generation. This type of knowledge has led to a population decline of these animals, affecting the ecological balance and, consequently, society. The present study was carried out with students and had as objective to investigate the contribution of the Living Museum Reptiles of the Caatinga, as a non formal space, in the deconstruction and reconstruction of knowledge about snakes, in order to sensitize the students, thus promoting the preservation and conservation of these animals. The research was carried out in an urban school and a rural school, both located in the municipality of Campina Grande, state of Paraíba. The didactic intervention was carried out at the Live Reptile Museum of the Caatinga, located in the municipality of Puxinanã, state of Paraíba. Ten students from the urban area and six students from the rural area participated in the study. The research was qualitative. Questionnaires were used, applied in two moments before and after the didactic intervention. The simple frequency was used to analyze the quantitative questions and for the qualitative questions the categorizations of the answers provided by the students were carried out. We also analyzed the snake content present in the science textbooks used by the participating schools. In the questionnaire (pre-program) most students recognized snakes as part of the environment, presenting knowledge about venomous and non-venomous snakes. On the attitudes to be taken when encountering a snake, the students present a negative perception directed to the slaughter of the animal. After the didactic intervention, the students were able to reconstruct the knowledge about snakes based on previous knowledge. As to the categorization of the students' speeches, some students had a superficial prior knowledge about snakes, they showed certain subjects knowing but did not know how to justify them, after the intervention, the students elaborate answers more coherent and consistent with the biology of snakes. The textbooks analyzed in the present study showed innumerable gaps, the presented material is insufficient and full of conceptual errors. This study is an important tool for teaching science as a strategy for the conservation of snakes, since it has identified perceptions and attitudes of learners, as well as showing the non-formal site as the most appropriate to work on the theme.
Palavras-chave: Educação não formal
Serpentes
Educação ambiental
Ensino de Ciências
Non-formal education
Serpents
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ROCHA, V. S. Educação em espaço não formal: Reconstrução de saberes, comportamentos e atitudes. 2019. 104f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3360
Data de defesa: 23-Abr-2019
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane Sousa Rocha.pdfPDF - Viviane Sousa Rocha26.07 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.