Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTrajano, Luciano Lucena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3742844215297547por
dc.contributor.advisor1Dantas Filho, Francisco Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9209322069666549por
dc.contributor.referee1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369por
dc.contributor.referee2Mazze, Fernanda Marur-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9097929538985483por
dc.date.accessioned2019-05-13T19:14:02Z-
dc.date.issued2016-10-27-
dc.identifier.citationTRAJANO, L. L. Proposta e análise de estratégias para o ensino dos conceitos de entropia e espontaneidade. 2016. 86f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3328-
dc.description.resumoUm dos aspectos principais para o processo de aprendizagem em química e de outras ciências está relacionado com a construção dos conceitos científicos. Vários pesquisadores e educadores têm direcionado seus esforços na tentativa de identificar as complexas variáveis que envolvem a aprendizagem dos conceitos científicos. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática dividida em três momentos e aplicada a uma turma de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dionísio da Costa, que é localizada na cidade de Patos-PB. Para a coleta dos dados foram utilizados diários de campo e questionários subsidiaram os resultados e discussão da presente pesquisa. Sendo que a categorização dos dados obtidos na sequência didática será desenvolvida a partir de estrutura analítica proposta por Mortimer e Scott, e como instrumento de caracterização da heterogeneidade das ideias e do desenvolvimento desta sequência será adotado o perfil conceitual Mortimer. A proposta da sequência didática para os temas entropia e espontaneidade será devidamente estruturada a partir de três diferentes dimensões: o foco de ensino, a abordagem e as ações, dentre as quais merecem destaque a narrativa científica, a exposição empírica e a exposição matemática.por
dc.description.abstractA key aspect for chemistry and other science learning process is related to the construction of scientific concepts. Several researchers and educators have focused their efforts on trying to identify the complex variables involved in the learning of science concepts. With this aim, we developed a split didactic sequence in three times and applied to a 3rd year of high school class of at the State School Dionisio da Costa, which is located in Patos – PB. Field diaries and questionnaires were used for data collection which supported the results and discussion of this research, however the categorization of the obtained data in the didactic sequence is developed from analytical structure proposed by Mortimer and Scott, and as a tool to characterize the heterogeneity of ideas and development of this sequence, the Mortimer conceptual profile will be adopted. The proposed didactic sequence for entropy and spontaneity issues will be properly structured based on three different dimensions: the teaching focus, the approach and actions, which the scientific narrative is worth mentioning, the empirical and mathematical exposition.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-04-25T14:15:22Z No. of bitstreams: 1 PDF - Luciano Lucena Trajano.pdf: 20466737 bytes, checksum: a1938f7d62450e8ed0a68c48e92cfe8b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-05-13T19:14:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Luciano Lucena Trajano.pdf: 20466737 bytes, checksum: a1938f7d62450e8ed0a68c48e92cfe8b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-13T19:14:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Luciano Lucena Trajano.pdf: 20466737 bytes, checksum: a1938f7d62450e8ed0a68c48e92cfe8b (MD5) Previous issue date: 2016-10-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8283/PDF%20-%20Luciano%20Lucena%20Trajano.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEspontaneidadepor
dc.subjectEntropiapor
dc.subjectConceitos científicospor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectScientific conceptseng
dc.subjectSpontaneityeng
dc.subjectEntropyeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleProposta e análise de estratégias para o ensino dos conceitos de entropia e espontaneidadepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciano Lucena Trajano.pdfPDF - Luciano Lucena Trajano19.99 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.