Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3328
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Trajano, Luciano Lucena | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3742844215297547 | por |
dc.contributor.advisor1 | Dantas Filho, Francisco Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9209322069666549 | por |
dc.contributor.referee1 | Onofre, Eduardo Gomes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5339741056906369 | por |
dc.contributor.referee2 | Mazze, Fernanda Marur | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9097929538985483 | por |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T19:14:02Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-27 | - |
dc.identifier.citation | TRAJANO, L. L. Proposta e análise de estratégias para o ensino dos conceitos de entropia e espontaneidade. 2016. 86f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3328 | - |
dc.description.resumo | Um dos aspectos principais para o processo de aprendizagem em química e de outras ciências está relacionado com a construção dos conceitos científicos. Vários pesquisadores e educadores têm direcionado seus esforços na tentativa de identificar as complexas variáveis que envolvem a aprendizagem dos conceitos científicos. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática dividida em três momentos e aplicada a uma turma de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dionísio da Costa, que é localizada na cidade de Patos-PB. Para a coleta dos dados foram utilizados diários de campo e questionários subsidiaram os resultados e discussão da presente pesquisa. Sendo que a categorização dos dados obtidos na sequência didática será desenvolvida a partir de estrutura analítica proposta por Mortimer e Scott, e como instrumento de caracterização da heterogeneidade das ideias e do desenvolvimento desta sequência será adotado o perfil conceitual Mortimer. A proposta da sequência didática para os temas entropia e espontaneidade será devidamente estruturada a partir de três diferentes dimensões: o foco de ensino, a abordagem e as ações, dentre as quais merecem destaque a narrativa científica, a exposição empírica e a exposição matemática. | por |
dc.description.abstract | A key aspect for chemistry and other science learning process is related to the construction of scientific concepts. Several researchers and educators have focused their efforts on trying to identify the complex variables involved in the learning of science concepts. With this aim, we developed a split didactic sequence in three times and applied to a 3rd year of high school class of at the State School Dionisio da Costa, which is located in Patos – PB. Field diaries and questionnaires were used for data collection which supported the results and discussion of this research, however the categorization of the obtained data in the didactic sequence is developed from analytical structure proposed by Mortimer and Scott, and as a tool to characterize the heterogeneity of ideas and development of this sequence, the Mortimer conceptual profile will be adopted. The proposed didactic sequence for entropy and spontaneity issues will be properly structured based on three different dimensions: the teaching focus, the approach and actions, which the scientific narrative is worth mentioning, the empirical and mathematical exposition. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-04-25T14:15:22Z No. of bitstreams: 1 PDF - Luciano Lucena Trajano.pdf: 20466737 bytes, checksum: a1938f7d62450e8ed0a68c48e92cfe8b (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-05-13T19:14:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Luciano Lucena Trajano.pdf: 20466737 bytes, checksum: a1938f7d62450e8ed0a68c48e92cfe8b (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-13T19:14:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Luciano Lucena Trajano.pdf: 20466737 bytes, checksum: a1938f7d62450e8ed0a68c48e92cfe8b (MD5) Previous issue date: 2016-10-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8283/PDF%20-%20Luciano%20Lucena%20Trajano.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Espontaneidade | por |
dc.subject | Entropia | por |
dc.subject | Conceitos científicos | por |
dc.subject | Ensino de Química | por |
dc.subject | Scientific concepts | eng |
dc.subject | Spontaneity | eng |
dc.subject | Entropy | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Proposta e análise de estratégias para o ensino dos conceitos de entropia e espontaneidade | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luciano Lucena Trajano.pdf | PDF - Luciano Lucena Trajano | 19.99 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.