Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3227
Tipo do documento: Dissertação
Título: Influências iluministas na proposta de Lacroix para o ensino de Geometria
Título(s) alternativo(s): Lesinfluenceslumièresdanslaproposition de Lacroixpourl’enseignement de lagéométrie
Illuminists influences in the proposal of Lacroix for teaching geometry
Autor: Silva, Flávia Aparecida Bezerra da 
Primeiro orientador: Almeida, José Joelson Pimentel de
Primeiro membro da banca: Barbosa, José Lamartine da Costa
Segundo membro da banca: Garnica, Antonio Vicente Marafioti
Resumo: Em toda a história é possível percebermos rastros geométricos deixados nos diferentes períodos atravessados pela humanidade. Das pinturas e artefatos deixados pelos primeiros povos ao conhecimento desenvolvido e formalizado na Antiguidade, que mesmo escondido nos mosteiros medievais, acenou para o desenvolvimento do mundo moderno quando uma nova visão de mundo deu aos iluministas um motivo a mais para evidenciar a importância do conhecimento geométrico. Em uma era de revoluções, onde o cenário é a Europa eos personagens principais são a França, a Inglaterra e a Alemanha, alterações nos diferentes setores da sociedade e ideias misturam-se. Na França, especialmente, influenciaum pedido geral por mudanças que é fortalecido pelas ideias iluministas que fervem a época e, em particular, para o ensino propõem reformas, impossibilitadas pela destruição causada pela Revolução Francesa, aparecem em ações deLacroix, que convidado à reconstrução no período pós-revolucionário transforma em ações as ideias pensadas por iluministas desde muito tempo, destacando a importância da geometria no currículo escolar. Na busca de contribuirmos com as discussões que envolvem o ensino de geometria no campo da Educação Matemática, escrevemos este trabalho que é um estudo bibliográfico que trata das influências iluministas emLacroix. Pautados em uma abordagem histórico-filosófica,buscamos analisar em que medida as ideias iluministas do século XVIII podem ser percebidas na proposta de ensino de geometriaLacroix, em seu Essaissurl'enseignementengénéral, etsurceluidesmathématiquesenparticulier, datado do início do século XIX, na França pós revolucionária.
Abstract: In all the history it is possible we realisegeometric tracks left in the different periods crossed by the humanity. Since paintings and artifacts left by the first peoples at the knowledge developed and formalised in ancient that even hidden in the monasteries medieval waved to the development of the modern world when a new world vision it has given for the Illuminists one more reason to show the importance of geometric knowledge. In an era of revolutions, where thhe scenario is Europe and, main characters are france, england and germany, changes in the different sectores of society and ideas had been mixed. In France, particularly, influences a general request for changes that is strengthened by ideas illuminists that warmed the times and, in particular, propose reforms for teaching, impossible because of the destruction caused by the French Revolution, arise in actions of Lacroix, that invited to the reconstruction in the post-revolution period it turns ideas illuminists into actions, highlighting the importance of geometry in the school curriculum. With the objective of contributing to the debate about the teaching of geometry in the area of mathematical education, we wrote this research work that is a bibliographic study about the illuminist influences in Lacroix. Organized from an approach historical and philosophical. In which we seek to analyze to what extent the illuminist ideas of the eighteenth century influenced the proposal of geometry teaching of Lacroix In his Essaissurl'enseignement en général, etsurcelui des mathématiques en particulier, dated from the beginning of the XIX century, in France.
Danstoutel'histoireil est possiblenoter traces géométriqueslaissésdanslesdifférentespériodes de l'histoire de l'humanité. Des peintureset d'artefactslaissés par les premiers peuples à connaissancesdéveloppé et formalisé de l'antiquité que mêmecachédansmonastèresmédiévales a envoyéunsignalaudéveloppementdu monde moderne a donnéauxLumières une raison de pluspourmontrerl'importancedusavoirgéométrique. Dans une ère de révolutionsoùlescénario est l'Europe et, lespersonnagesprincipauxsontla France, l'Angleterre et L'Allemagne, transformationsdansdifférentssecteurs de lasociété et idées se mélangent. En France, particulièrement, influence une demande général de modificationrenforcépourlesidéesLumièresquiaugmentelatempérature de l'époque et, particulièrement, sontproposéesdes reformes dansledomaine de l'éducation, impossiblesenraisondesdestructionsoccasionnées par larévolutionfrançaise, apparaissentenactions de Lacroixinvitépour à reconstructiondanslapériodesuivante de larévolution transforme lespenséesLumièresenactionsmontrantl'importance de lagéométriedansle curriculum scolaire. Afin de contribuerauxdiscussionsrelatives à l'enseignement de lagéométriedansledomaine de l'éducationmathématiques, nousavonsécritcetexte. Cetexteestuneétudebibliographiquesur les influences Lumièresdansméthodesd'enseignement de Lacroix. Tracé en uneapprochehistoriqueetphilosophique. Nous avons pour objectifanalyserdansquellemesure les principes des Lumières du XVIIIe siècle avaitinflué la proposition d'enseignement de la géométrie de Lacroixdans son Essaissurl'enseignement en général, et surcelui des mathématiques en particulier, daté du XIXe siècle, en France.
Palavras-chave: Ensino de geometria
Lacroix
Revolução Francesa
Iluminismo
Lacroix
French Revolution
Illuminists
Teaching geometry
Lacroix
RévolutionFrançaise
Lumières
Enseignement de la géométrie
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SILVA, F. A. B. da. Influências iluministas na proposta de Lacroix para o ensino de Geometria. 2018. 110f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3227
Data de defesa: 1-Ago-2018
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Aparecida Bezerra da Silva.pdfPDF - Flávia Aparecida Bezerra da Silva41.52 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.