Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Lijecson Souza dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6260434217591396por
dc.contributor.advisor1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369por
dc.contributor.referee1Barbosa, José Lamartine da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154502536150355por
dc.contributor.referee2Santiago, Zélia Maria de Arruda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8201113424737919por
dc.contributor.referee3Brandão, Ana Maria Simões de Azevedo-
dc.date.accessioned2019-03-21T19:26:24Z-
dc.date.issued2018-08-28-
dc.identifier.citationSANTOS, L. S. dos. Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes. 2018. 190f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3212-
dc.description.resumoUma educação inclusiva de qualidade é uma condição essencial ao ser humano, um direito de todos, no entanto por muito tempo as pessoas com alguma deficiência tiveram estes direitos negados, em especial os surdos, que hoje ainda lutam por direitos iguais, que se reconheçam sua cultura e língua, a Língua de Sinais. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar resultados de uma sequência didática aplicada numa turma de 9° ano com alunos surdos e ouvintes, baseada na construção de materiais manipuláveis, verificando sua participação na mediação do conteúdo de Geometria entre professor e o intérprete de Libras. O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública de ensino regular na cidade de João Pessoa – PB, participando 10 alunos, sendo 8 alunos ouvintes e 2 alunos surdos. Pelo fato de optamos por pesquisar nossa própria sala de aula, concordamos com Lankshear e knobel (2008), que esta investigação se caracteriza como uma pesquisa pedagógica. A organização desta pesquisa, seguem com os pressupostos da metodologia da Engenharia didática, conforme Artigue (1996). Das ideias de Raymond Duval (2008) sobre o conhecimento geométrico e da importância dos registros de representação semiótica para a aquisição e sua compreensão deram contribuição de elaboração, aplicação e análise da sequência didática. A teoria da aprendizagem de Vygotsky nos forneceram subsídios metodológicos para elaboração, aplicação e análise da sequência didática. Os resultados revelaram que o material didático manipulável é um importantíssimo aliado ao professor no ensino/aprendizagem da geometria para alunos surdos e ouvintes. Sua eficácia é afirmada com a participação do professor e do intérprete de língua de sinais, pois o material é apenas um instrumento mediador. Ressaltamos também a importância da sua produção em grupo por aumentar a interação entre esses alunos.por
dc.description.abstractInclusive quality education is an essential condition for the human being, a everyone, but for a long time people with these denied rights, especially the deaf, who are still fighting for equal rights, to recognize their culture and language, the Sign Language. Thus, the present research had as main objective to analyze the results of a didactic sequence applied in a 9th grade class with deaf and hearing students, based on the construction of materials manipulable, verifying their participation in the mediation of the content of Geometry between teacher and the interpreter of Pounds. The field work was carried out in a public school of regular education in the city of João Pessoa - PB, participating 10 students, being 8 hearing students and 2 deaf students. Because we chose to research our classroom, we agree with Lankshear and knobel (2008), who are research is characterized as a pedagogical research. The organization of this research, follow with the assumptions of the didactic engineering methodology, according to Artigue (1996). From the ideas of Raymond Duval (2008) on knowledge the importance of the semiotic representation registers for the acquisition and their contribution to the elaboration, application and analysis of the sequence didactic Vygotsky's theory of learning has provided us with methodologies for the elaboration, application and analysis of the didactic sequence. The results revealed that the manipulative teaching material is a very important ally to the teacher in geometry teaching / learning for deaf students and listeners. Your effectiveness is affirmed with the participation of the teacher and the sign language interpreter, because the material is only a mediating instrument. We also emphasize the importance of their group production by increasing the interaction among these students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-03-21T17:17:50Z No. of bitstreams: 2 PDF - Lijecson Souza dos Santos.pdf: 67699785 bytes, checksum: bd33353d055af07ee694cd1d0d0db5a8 (MD5) Produto - Lijecson Souza dos Santos.pdf: 10628195 bytes, checksum: 7a0a1b0b108790e90e74838e21d06a29 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-03-21T19:26:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PDF - Lijecson Souza dos Santos.pdf: 67699785 bytes, checksum: bd33353d055af07ee694cd1d0d0db5a8 (MD5) Produto - Lijecson Souza dos Santos.pdf: 10628195 bytes, checksum: 7a0a1b0b108790e90e74838e21d06a29 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-21T19:26:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PDF - Lijecson Souza dos Santos.pdf: 67699785 bytes, checksum: bd33353d055af07ee694cd1d0d0db5a8 (MD5) Produto - Lijecson Souza dos Santos.pdf: 10628195 bytes, checksum: 7a0a1b0b108790e90e74838e21d06a29 (MD5) Previous issue date: 2018-08-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7757/PDF%20-%20Lijecson%20Souza%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7759/Produto%20-%20Lijecson%20Souza%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlunos surdospor
dc.subjectEnsino de Geometriapor
dc.subjectMateriais Didáticos Manipuláveispor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectDeaf studentseng
dc.subjectInstructional materialseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleEnsino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lijecson Souza dos Santos.pdfPDF - Lijecson Souza dos Santos66.11 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Lijecson Souza dos Santos.pdfProduto - Lijecson Souza dos Santos10.38 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.