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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3210
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A contribuição da Olimpíada Paraibana de Química na formação de licenciados em Química e de alunos da rede pública de ensino |
Autor: | Xavier, Karen Alves |
Primeiro orientador: | Dantas Filho, Francisco Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Andrade, Silvanio de |
Segundo membro da banca: | Marcelino Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso |
Resumo: | Na busca por alternativas para tornar a disciplina química mais atrativa para os alunos do en- sino fundamental e médio em especial de escolas pública, a Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ) vem recebendo aceitação e adesão pela comunidade universitária e escolas do Estado da Paraíba. A OPBQ vem investindo cada vez mais na motivação de alunos, professores e licenciandos do curso de licenciatura em química, aproximando-os no processo de ensi- no/aprendizagem e despertando em todos os envolvidos a vontade e a motivação de contribuir na participação dos estudantes da rede pública na OPBQ. O presente estudo objetivou investi- gar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), durante o pro- cesso de aperfeiçoamento dos licenciandos em química que atuaram como monitores do pro- jeto das olimpíadas bem como na preparação dos estudantes de escolas públicas do Estado da Paraíba para as provas das Olimpíadas de Química do Estado. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualiquantitativa, na qual foram utilizados questionários para a coleta de dados, bus- cando analisar a visão dos agentes envolvidos na olimpíada, a saber: coordenadores, alunos, professores e monitores. Os dados coletados foram representados em gráfico, categorizados em tabelas e interpretados pela técnica da análise de conteúdo de Bardin. A análise dos dados revelou que a utilização das TIC’s enquanto ferramenta para alfabetização científica nas aulas durante o curso de formação de alunos da rede pública de ensino básico, juntamente com a didática dos envolvidos possibilitou uma maior apreensão de conhecimento pelos alunos das escolas públicas partícipantes desse projeto, revelando ao final de todo o processo da preparação para a OPBQ um número consideravel de alunos que obtiveram premiação referente ao certame de 2017. Os resultados apontaram que a utilização das TIC’s durante o curso de aperfeiçoamento de monitores que trabalharam na OPBQ foi bastante significativa, mostrando um maior número de inscritos na OPBQ 2017, uma participação maior das escolas da rede pública neste certame além do maior número de monitores envolvidos em todo o processo. |
Abstract: | Searching for alternatives to make the Chemistry Subject more attractive to elementary and middle school students, especially in public schools, the Paraiba State Olympiad of Chemistry (OPBQ) has been receiving acceptance and adherence by the university community and schools in the State of Paraíba. The OPBQ is investing more in the motivation of students and professors in the chemistry college degree, bringing them closer to the teaching / learning process and awakening the will and the motivation in all those involved to contribute to the participation of the public school students at OPBQ. The present study aimed to investigate the contributions of the Information and Communication Technologies (ICTs), during the improvement process of the chemistry college students who acted as monitors in the olympic project as well as in the preparation of the public school students in the State of Paraíba for the tests in the State Olympiad of Chemistry. This is a quali-quantitative research in which were used questionnaires to collect data, seeking to analyze the vision of the agents involved in the Olympiad, namely: coordinators, students, teachers and monitors. The collected data were represented in graphs, categorized in charts and interpreted by the content analysis tech- nique proposed by Bardin. The data analysis revealed that the use of ICTs as a scientific liter- acy tool during the course for students in the public elementary school system, in conjunction with the didactics of those involved made it possible a greater apprehension of knowledge by the public school students participating in this project, revealing in the end of the entire prepa- ration process for OPBQ a considerable number of students who received awards for the 2017 event. The results indicate that the use of the ICTs during the improvement of the OPBQ monitors course was quite significant, exhibiting a greater number of subscribers in the OPBQ 2017, more participation of the public schools in this event beyond to the superior number of monitors involved during all the process. |
Palavras-chave: | Ensino de Química Formação docente Novas tecnologias na educação Olimpíada Paraibana de Química - OPBQ Chemistry Teaching Teaching Training Technology in Education |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | XAVIER, K. A. A contribuição da Olimpíada Paraibana de Química na formação de licenciados em Química e de alunos da rede pública de ensino. 2018. 107f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3210 |
Data de defesa: | 25-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
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