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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Allessio da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6203653788960058por
dc.contributor.advisor1Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428823615325023por
dc.contributor.referee1Rodrigues, Rodrigo Lins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5512849006877767por
dc.contributor.referee2Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.date.accessioned2019-03-21T19:26:03Z-
dc.date.issued2017-05-02-
dc.identifier.citationSILVA, A. da. Material dourado digital: Software educativo para o ensino de operações fundamentais matemáticas. 2017. 151f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3209-
dc.description.resumoO indivíduo que detém um conhecimento matemático eficiente é capaz de obter maiores perspectivas de êxito profissional e social, resultando, portanto, em uma forte tendência para uma sociedade melhor. A história demonstra que o homem sempre buscou apropriar-se desse saber, desenvolvendo inúmeros instrumentos e metodologias para auxiliar o homem na melhor aquisição de tal conhecimento, onde podemos destacar o Material Dourado como um desses instrumentos. Sabedores das atuais dificuldades em que se encontra o ensino de Matemática nas escolas, o trabalho aqui proposto retoma o Material Dourado trazendo-o para o ambiente escolar em uma versão digital, apoiado na dinâmica e interatividade do lúdico como uma nova forma de ressignificá-lo. Sendo assim, foi desenvolvido um jogo educacional com o objetivo de tornar o ensino da adição e subtração mais atraente e dinâmico para os alunos do 6º ano do ensino fundamental. Com isso, a pesquisa tem um caráter qualitativo, onde adotamos como marco teórico o estudo de Freitas (2004) e embasamos a metodologia da pesquisa no modelo de Romberg (1992). Os dados foram coletados em dois momentos: através de entrevista semiestruturada com os professores da Escola E. Sen. Argemiro de Figueiredo, na cidade de Campina Grande, com o intuito de conhecer a realidade escolar vivenciada por eles, bem como apresentar o jogo em desenvolvimento; e, no segundo momento, a aplicação do jogo em uma turma de alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Aplicação, com o objetivo de validar o jogo e conhecer o interesse dos alunos em usá-lo na aprendizagem do conteúdo. Foi utilizado caderno de campo para anotações, câmera fotográfica e gravador de voz para registro dos dados. Segundo nossas análises, o uso do jogo tornou o processo de aprendizagem mais interessante, dinâmico e atrativo para os alunos, onde foi possível perceber o entusiasmo dos alunos em interagir com o game. Portanto, essa ferramenta concretiza-se em um instrumento de destaque para apoiar o ensino da adição e subtração, ofertando ao aluno uma forma dinâmica de ensino e proporcionando um novo significado para o uso do Material Dourado.por
dc.description.abstractThe individual who possesses an efficient mathematical knowledge is capable of obtaining greater prospects of professional and social success, thus resulting in a strong tendency towards a better society. History shows that man has always sought to appropriate this knowledge, developing numerous instruments and methodologies to assist man in the best acquisition of such knowledge, where we can highlight the Golden Material as one of these instruments. Knowing the current difficulties in the teaching of mathematics in schools, the work proposed here resumes the Golden Material bringing it to the school environment in a digital version, supported by the dynamics and interactivity of play as a new way of re-signifying it . Thus, an educational game was developed with the purpose of making the teaching of addition and subtraction more attractive and dynamic for students in the 6th year of elementary school. Therefore, the research has a qualitative character, where we adopt as theoretical framework the study of Freitas (2004) and base the research methodology on the model of Romberg (1992). The data were collected in two moments: through a semistructured interview with the teachers of the E. Sen. Argemiro de Figueiredo School, in the city of Campina Grande, in order to know the school reality they experienced, as well as present the game in development , And in the second moment the application of the game in a class of students of the 6th year of elementary school of the State School of Application, with the purpose of validating the game and knowing the interest of the students in using it in learning the content. A field notebook, photo camera and voice recorder were used to record the data. According to our analysis, the use of the game made the learning process more interesting, dynamic and attractive for the students, where it was possible to perceive the enthusiasm of the students in interacting with the game. Therefore, this tool materializes in a prominent instrument to support the teaching of addition and subtraction, offering the student a dynamic form of teaching and providing a new meaning for the use of the Gold Material.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-03-20T13:20:38Z No. of bitstreams: 1 PDF - Allessio da Silva.pdf: 58380333 bytes, checksum: 36de37805fecf69419721f9fbf10468a (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-21T19:26:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Allessio da Silva.pdf: 58380333 bytes, checksum: 36de37805fecf69419721f9fbf10468a (MD5) Previous issue date: 2017-05-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7787/PDF%20-%20Allessio%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogo educacionalpor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectMaterial Douradopor
dc.subjectEducational gameeng
dc.subjectGolden materialeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleMaterial dourado digital: Software educativo para o ensino de operações fundamentais matemáticaspor
dc.typeDissertaçãopor
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