Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3153
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo histórico do princípio da luz: Criação de uma cartilha para divulgação científica sobre a natureza dos fenômenos luminosos que opuseram Fermat & Descartes
Autor: Genuino, Luiz Carlos Carneiro 
Primeiro orientador: Barros, Marcos Antonio
Primeiro membro da banca: Santos, Adriano Araújo
Segundo membro da banca: Santiago, Zélia Maria de Arruda
Resumo: As discussões sobre Fermat (1601-1665) e Descartes (1596 – 1650) em certos textos didáticos são, algumas vezes incompletas, priorizam mais o aspecto matemático em forma de exercícios no final do capítulo de Óptica Geométrica, levando-nos a uma visão distorcida ou errônea dos aspectos teóricos e históricos existentes nas discussões da reflexão e refração da luz. Nesta perspectiva, como objetivo geral, o presente trabalho analisa o relato histórico sobre a natureza dos fenômenos luminosos que opuseram Fermat à Descartes, por meio de suas cartas a Descartes, a Marin Cureau De La Chambre e a outros cartesianos, a partir de 1648, buscando entender se o seu princípio na sua formulação inicial estava fundamentado no contexto científico da época. Para isso, priorizamos a leitura das cartas originais, dos livros ―La lumiére‖ de De La Chambre e o ―La Dioptrique‖ de Descartes, além de outras fontes seguras e confiáveis como: Ramos (2010), Moreira (1998), Paty (1998) e outros, para evitar a perpetuação de erros conceituais e históricos. Como ferramenta pedagógica, utilizamos a História e Filosofia das Ciências associada ao uso de atividades experimentais para a melhoria do ensino nos diversos níveis escolares. E para o produto educacional, com os dados obtidos nesse estudo, produzimos um material didático-pedagógico (do tipo Paradidático - Cartilha) que tem como intuito a divulgação segura desse episódio histórico que poderá ser utilizado na sala de aula por professores e servirá também para aqueles que tem o interesse de estudar sobre a temática.
Abstract: The discussions about Fermat (1601-1665) and Descartes (1596-1650) in certain didactic texts are sometimes incomplete, prioritizing more the mathematical aspect in the form of exercises at the end of the chapter of Geometric Optics, leading to a distorted view or erroneous of the theoretical and historical aspects existing in the discussions of the reflection and refraction of light. In this perspective, as a general objective, the present work analyzes the historical account of the nature of the luminous phenomena that opposed Fermat to Descartes, through his letters to Descartes, Marin Cureau De La Chambre and other Cartesians, from 1648, trying to understand if its principle in its initial formulation was based on the scientific context of the time. For this, we prioritize the reading of the original letters, the books "La lumiére" by De La Chambre and the "La Dioptrique" by Descartes, as well as other reliable and reliable sources such as: Ramos (2010), Moreira (1998), Paty 1998) and others, to avoid the perpetuation of conceptual and historical errors. As a pedagogical tool, we use the History and Philosophy of Sciences associated to the use of experimental activities for the improvement of teaching in the various school levels. And for the educational product, with the data obtained in this study, we produced a didactic-pedagogical material (of the Paradidático-Cartilha type) that aims at the safe dissemination of this historical episode that can be used in the classroom by teachers and will also serve to those who have the interest to study on the subject.
Palavras-chave: Divulgação científica
Ensino de Ciências
Princípios da luz
Filosofia da Ciência
Philosophy of Sciences
Principle of Light
Scientific disclosure
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: GENUINO, L. C. C. Estudo histórico do princípio da luz: Criação de uma cartilha para divulgação científica sobre a natureza dos fenômenos luminosos que opuseram Fermat & Descartes. 2018. 68f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3153
Data de defesa: 24-Abr-2018
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Carlos Carneiro Genuíno.pdfPDF - Luiz Carlos Carneiro Genuíno24.98 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Luiz Carlos Carneiro Genuíno.pdfProduto - Luiz Carlos Carneiro Genuíno2.91 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.