Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Carlos Helaidio Chaves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6808349839031097por
dc.contributor.advisor1Dantas Filho, Francisco Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9209322069666549por
dc.contributor.referee1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee2Mazze, Fernanda Marur-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9097929538985483por
dc.date.accessioned2019-02-18T14:16:46Z-
dc.date.issued2017-04-06-
dc.identifier.citationCOSTA, C. H. C. da. As TICs MarvinSketch e ChemSketch e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio. 2017. 100f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3151-
dc.description.resumoA prática do ensino de Química na Educação Básica, utilizando o modelo tradicional, torna-se tedioso e pouco atrativo para os alunos, na medida em que se distanciam do contexto e realidade, sem ligação dos conceitos ensinados no cotidiano. A inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Química, visa reduzir as dificuldades de aprendizagem dos conceitos científicos pertinentes a esta ciência. O presente estudo objetivou analisar de que forma os softwares de desenho de estruturas e nomenclatura de compostos químicos auxiliam na prática pedagógica e no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de Química Orgânica no Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a primeira através de uma oficina sobre os programas MarvinSketch e ChemSketch, composta por dezoito alunos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba. Na segunda, aplicou-se a proposta didática para o ensino de cadeias carbônicas e funções orgânicas, para trinta e seis alunos do Curso Técnico de nível médio integrado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Ambas as etapas foram desenvolvidas no primeiro semestre de 2016. Tratou-se de um estudo exploratório, de caráter quali-quantitativo, aplicado e pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de questionários e técnicas de avaliação. Os resultados apontam que os professores em formação inicial, escolheram o programa MarvinSketch como proposta didática, por reconhecer os benefícios de softwares no ensino de Química. O instrumento avaliativo revelou que os alunos ao utilizar o programa MarvinSketch, obtiveram êxito quanto ao número de acertos. Concluindo-se, portanto, que o uso desse programa nas aulas de Química, proporciona aos educandos um aprendizado dinâmico e significativo.por
dc.description.abstractThe practice of chemistry teaching in basic education, using the traditional model, becomes tedious and it is not very attractive to students, as far as the context and reality are away, without connecting the concepts taught in daily life. The insertion of Information Communication Technologies (ICT) in Chemistry teaching aims to reduce the learning difficulties of relevant scientific concepts to this science. The present study aimed to analyze how the drawing software of structures and nomenclature of chemical compounds assist in the pedagogical practice and in the teaching-learning process of the organic chemistry contents in high school. The survey was developed in two stages: the first one was through a workshop about the MarvinSketch and ChemSketch programs, composed of eighteen students of Chemistry Degree Course at the State University of Paraíba. On the second stage, it was applied the pedagogic proposal for the teaching of carbon chains and organic functions for 36 students of a Technical High School Course at Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte . Both stages were developed in the first half of 2016. It was an exploratory study, applied and action research, with a quali-quantitative approach. The data were collected through questionnaires and evaluation techniques. The results show that teachers in initial formation chose the MarvinSketch program as didactic proposal, because they recognize the software benefits in the Chemistry teaching. The evaluative instrument revealed that the students use of the MarvinSketch program, obtained success on the number of hits. Therefore, it is concluded that the use of this program in chemistry lessons offers students a dynamic and meaningful learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2018-10-18T14:17:24Z No. of bitstreams: 1 PDF - Carlos Helaidio Chaves da Costa.pdf: 37923449 bytes, checksum: f66518abf18317d0a640002cb1ff4ebc (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-02-18T14:16:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Carlos Helaidio Chaves da Costa.pdf: 37923449 bytes, checksum: f66518abf18317d0a640002cb1ff4ebc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-18T14:16:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Carlos Helaidio Chaves da Costa.pdf: 37923449 bytes, checksum: f66518abf18317d0a640002cb1ff4ebc (MD5) Previous issue date: 2017-04-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7545/PDF%20-%20Carlos%20Helaidio%20Chaves%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQuímica orgânicapor
dc.subjectSoftware MarvinSketchpor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectOrganic Chemistryeng
dc.subjectSoftware ChemSketchpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleAs TICs MarvinSketch e ChemSketch e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Helaidio Chaves da Costa.pdfPDF - Carlos Helaidio Chaves da Costa37.03 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.