Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Jucilene Braz da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7840601345972374por
dc.contributor.advisor1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369por
dc.contributor.referee1Silva, Luzia Guacira dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1032425601643160por
dc.contributor.referee2Dias, Marcia Adelino da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9674492903954108por
dc.contributor.referee3Assis, Maria Célia de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5449242603664719por
dc.date.accessioned2018-07-03T17:48:33Z-
dc.date.issued2017-02-14-
dc.identifier.citationCOSTA, J. B. da. Desenhando linhas inclusivas nas aulas de Ciências: Uma investigação na escola regular com uma aluna cega. 2017. 118f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3132-
dc.description.resumoA dissertação abordou as inquietações da autora face à inclusão de alunos com deficiência na escolar regular, especificamente alunos com uma deficiência visual, cegueira ou baixa visão. Desafios têm que ser vencidos quando ensinamos os referidos alunos, por exemplo, adaptar as aulas de ciências de acordo com as necessidades educacionais especiais. Assim, o objetivo central foi investigar as práticas pedagógicas adotadas na disciplina de Ciências que contribuem com o processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com cegueira congênita, com 11 anos de idade, matriculada no 4º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Municipal no município de Boqueirão-PB. Para tanto, tomou como base a pesquisa qualitativa, do tipo participante, aplicando o método o estudo de caso. A revisão bibliográfica baseou-se em pressupostos teóricos de autores tais como: Goffman (2004), Mittler (2003), entre outros. Como instrumento metodológico utilizamos a entrevista semi estruturada e a observação participante. A entrevista semi estruturada foi realizada na escola regular, com a professora da sala de aula da referida aluna, a diretora e a professora responsável pelo Atendimento Educacional Especializado – AEE. Concernente às observações participantes, realizou-se na sala de aula regular e no momento do intervalo, onde focalizamos a existência de ações pedagógicas adaptadas e a interação da aluna cega com os discentes, docentes e demais funcionários. Na sala de AEE, observou as ações pedagógicas desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de ciências para aluna cega. As observações foram realizadas em 22 encontros na escola regular, distribuídas nos meses de maio e agosto de 2016. Os dados coletados indicam que a escola desconhece as iniciativas inclusivas para atender as necessidades de uma aluna cega. Apenas na sala de AEE a referida aluna conseguiu, de forma inicial, desenvolver suas habilidades. Assim, conclui-se que muito ainda tem que ser feito para que haja a inclusão da aluna cega.por
dc.description.abstractThe dissertation addressed the author's concerns regarding the inclusion of students with disabilities in the regular school, specifically students with a visual impairment, blindness or low vision. Challenges have to be overcome when teaching such students, for example, adapting science classes according to special educational needs. Thus, the main objective was to investigate the pedagogical practices adopted in the discipline of Sciences that contribute to the teaching and learning process of a student with congenital blindness, with 11 years of age, enrolled in the 4th year of Elementary School of a Municipal Public School in Municipality of Boqueirão-PB. To do so, based on the qualitative research, of the participant type, applying the method the case study. The literature review was based on the theoretical assumptions of authors such as Goffman (2004), Mittler (2003), among others. As a methodological tool we used the semi-structured interview and participant observation. The semi-structured interview was carried out in the regular school, with the teacher of the classroom of the referred student, the director and the teacher responsible for the Specialized Educational Assistance - AEE. Concerning the participant observations, it was held in the regular classroom and at the time of the break, where we focused on the existence of adapted pedagogical actions and the interaction of the blind student with the students, teachers and other employees. In the AEE room, she observed the pedagogical actions developed in the teaching and learning process of science content for blind students. The observations were carried out in 22 meetings in the regular school, distributed in the months of May and August of 2016. The data collected indicate that the school is not aware of inclusive initiatives to meet the needs of a blind student. Only in the AEE room can the student initially develop their skills. Thus, it is concluded that much still has to be done for the inclusion of the blind student.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2018-06-27T11:38:12Z No. of bitstreams: 1 PDF - Jucilene Braz da Costa.pdf: 56528862 bytes, checksum: 3165f4acd4dfeb2dee0e64bee594a2ce (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2018-07-03T17:48:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Jucilene Braz da Costa.pdf: 56528862 bytes, checksum: 3165f4acd4dfeb2dee0e64bee594a2ce (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-03T17:48:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Jucilene Braz da Costa.pdf: 56528862 bytes, checksum: 3165f4acd4dfeb2dee0e64bee594a2ce (MD5) Previous issue date: 2017-02-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7319/PDF%20-%20Jucilene%20Braz%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectPessoa com deficiênciapor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleDesenhando linhas inclusivas nas aulas de Ciências: Uma investigação na escola regular com uma aluna cegapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jucilene Braz da Costa.pdfPDF - Jucilene Braz da Costa55.2 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.