Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3103
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, José Augusto Pereira da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2602598631923103 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lins, Juarez Nogueira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3990899335296722 | por |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Eneida Oliveira Dornellas de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2855891191829886 | por |
dc.contributor.referee2 | Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3535418783422124 | por |
dc.date.accessioned | 2018-06-11T13:57:27Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-14 | - |
dc.identifier.citation | Silva, José Augusto Pereira da. Escrita e constituição de identidades no ensino fundamental: reflexões sobre identidade discente a partir do gênero artigo de opinião. 2015. 119f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3103 | - |
dc.description.resumo | Partindo das considerações de Hall (2003) e Bauman (2005) que veem a identidade como uma construção social pela linguagem; e, ainda, pela necessidade de novas práticas escolares que se adéquem às necessidades contemporâneas, objetivamos analisar a constituição de identidades discentes a partir do uso da escrita no espaço escolar, mais precisamente nas aulas de Língua Portuguesa (LP) na Escola Estadual Teresa Alves de Moura. As seguintes questões nortearam a pesquisa: ao produzirem o gênero textual artigo de opinião, os alunos se constituem enquanto sujeitos dessa escrita? De que discursos eles se apropriam para constituir os seus discursos – rígido-sólidos ou móvel-líquidos1? Que “marcas discursivas/identitárias” desses sujeitos pós-modernos se fazem presentes neste gênero textual? De que forma o professor de LP pode contribuir no sentido de facilitar a constituição de sujeitos a partir da produção textual? Nossa hipótese: em virtude de práticas tradicionais, sedimentadas ao longo do processo de ensino-aprendizagem de LP, torna-se possível que, ao produzir um artigo de opinião, a voz do sujeito-aluno seja suprimida por vozes de outros sujeitos. No entanto, acreditamos que o aluno não é apenas um sujeito descaracterizado que, ao produzir o artigo, devolve a palavra dita pela escola, pois ele também traz as suas marcas identitárias. E ainda que o professor de Língua Portuguesa, através de sequências didáticas, pode favorecer a constituição de sujeitos que têm direito à palavra e se constituem a partir dela. O que justifica esta pesquisa é a necessidade de contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem de LP, bem como a formação de novos sujeitos-escritores, donos dos seus dizeres, cidadãos através da palavra escrita. Esta pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, subsidiada pela pesquisa-ação, foi realizada na cidade de Queimadas/PB. O seu corpus foi constituído por vinte (20) textos, produzidos por alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Teresa Alves de Moura. Tomamos como referencial teórico as contribuições de Hall (2003, 2014), Bauman (2005), Bakhtin (2011), Moita Lopes (1998; 2003), Dolz e Schneuwly (2004), dentre outros. A análise das produções nos fez ver a presença de elementos linguísticos que remetem tanto à identidade antiga (iluminista) quanto à identidade contemporânea, sendo oriundos de vários discursos: familiar, escolar, religiosa, midiático. Na realidade, os sujeitos-alunos repetem outros dizeres, já desgastados, sem reflexão – o familiar e o escolar. E não mobilizam, no caso do discurso escolar, os conteúdos para fundamentar seus ditos e refletir sobre os outros discursos, a exemplo do religioso, midiático... A voz da escola se faz presente a partir dos princípios morais, que se juntam aos valores morais familiares para constituir o discurso do discente - voz sem reflexão. | por |
dc.description.abstract | Partindo das considerações de Hall (2003) e Bauman (2005) que veem a identidade como uma construção social pela linguagem; e, ainda, pela necessidade de novas práticas escolares que se adéquem às necessidades contemporâneas, objetivamos analisar a constituição de identidades discentes a partir do uso da escrita no espaço escolar, mais precisamente nas aulas de Língua Portuguesa (LP) na Escola Estadual Teresa Alves de Moura. As seguintes questões nortearam a pesquisa: ao produzirem o gênero textual artigo de opinião, os alunos se constituem enquanto sujeitos dessa escrita? De que discursos eles se apropriam para constituir os seus discursos – rígido-sólidos ou móvel-líquidos1? Que “marcas discursivas/identitárias” desses sujeitos pós-modernos se fazem presentes neste gênero textual? De que forma o professor de LP pode contribuir no sentido de facilitar a constituição de sujeitos a partir da produção textual? Nossa hipótese: em virtude de práticas tradicionais, sedimentadas ao longo do processo de ensino-aprendizagem de LP, torna-se possível que, ao produzir um artigo de opinião, a voz do sujeito-aluno seja suprimida por vozes de outros sujeitos. No entanto, acreditamos que o aluno não é apenas um sujeito descaracterizado que, ao produzir o artigo, devolve a palavra dita pela escola, pois ele também traz as suas marcas identitárias. E ainda que o professor de Língua Portuguesa, através de sequências didáticas, pode favorecer a constituição de sujeitos que têm direito à palavra e se constituem a partir dela. O que justifica esta pesquisa é a necessidade de contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem de LP, bem como a formação de novos sujeitos-escritores, donos dos seus dizeres, cidadãos através da palavra escrita. Esta pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, subsidiada pela pesquisa-ação, foi realizada na cidade de Queimadas/PB. O seu corpus foi constituído por vinte (20) textos, produzidos por alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Teresa Alves de Moura. Tomamos como referencial teórico as contribuições de Hall (2003, 2014), Bauman (2005), Bakhtin (2011), Moita Lopes (1998; 2003), Dolz e Schneuwly (2004), dentre outros. A análise das produções nos fez ver a presença de elementos linguísticos que remetem tanto à identidade antiga (iluminista) quanto à identidade contemporânea, sendo oriundos de vários discursos: familiar, escolar, religiosa, midiático. Na realidade, os sujeitos-alunos repetem outros dizeres, já desgastados, sem reflexão – o familiar e o escolar. E não mobilizam, no caso do discurso escolar, os conteúdos para fundamentar seus ditos e refletir sobre os outros discursos, a exemplo do religioso, midiático... A voz da escola se faz presente a partir dos princípios morais, que se juntam aos valores morais familiares para constituir o discurso do discente - voz sem reflexão. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-08T11:47:16Z No. of bitstreams: 1 PDF - José Augusto Pereira da Silva.pdf: 26880559 bytes, checksum: fac0577180b60f86348a5788b558c4e4 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Milena Araújo (milaborges@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-11T13:57:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - José Augusto Pereira da Silva.pdf: 26880559 bytes, checksum: fac0577180b60f86348a5788b558c4e4 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-06-11T13:57:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - José Augusto Pereira da Silva.pdf: 26880559 bytes, checksum: fac0577180b60f86348a5788b558c4e4 (MD5) Previous issue date: 2015-08-14 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7213/PDF%20-%20Jos%c3%a9%20Augusto%20Pereira%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Sujeito | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Produção escrita | por |
dc.subject | Subject | eng |
dc.subject | Language | eng |
dc.subject | Identity | eng |
dc.subject | Written production | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.title | Escrita e constituição de identidades no ensino fundamental: reflexões sobre identidade discente a partir do gênero artigo de opinião | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Augusto Pereira da Silva.pdf | PDF - José Augusto Pereira da Silva | 26.25 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.