Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3090
Tipo do documento: Dissertação
Título: A literatura de cordel na sala de aula: contribuições ao processo de letramento literário na EJA
Autor: Ramos, Ana Raquel Farias Lima 
Primeiro orientador: Costa, Maria Suely da
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Lilian de Oliveira
Segundo membro da banca: Silva, Rosângela Neres Araújo da
Resumo: Este trabalho trata das contribuições da literatura de cordel para o letramento literário de alunos da Educação de Jovens e Adultos. Para tal fim, o objeto de estudo é a poesia de cordel com o protagonismo de personagens femininas enquanto ícones da cultura do povo negro. O aporte teórico adotado aborda o contexto histórico da EJA, a cultura e a literatura afro-brasileira e o ensino, a Lei 10.639-03, ações afirmativas étnicas raciais, além de aspectos do letramento e a literatura popular. O objetivo é abordar o texto literário de cordel na formação do aluno da EJA na perspectiva do letramento literário desenvolvendo habilidades de leitura e escrita a fim de contribuir para a formação de um leitor crítico. O entendimento é que o letramento, no âmbito escolar, possibilitará ao indivíduo um olhar mais crítico-reflexivo e capacidade de entender, questionar, interpretar e interagir com a temática esplanada e as práticas de exclusão que a sociedade expõe. A metodologia é composta de pesquisa-ação, bibliográfica, quantitativa e qualitativa, aplicada a uma turma da EJA - 4 de uma escola pública de Ensino Fundamental, com faixa etária entre 15 e 44 anos. Para a coleta de dados utilizamos questionários e pedimos a produção de um cordel ao final da experiência. Em função disso, adotamos como referencial teórico os estudos de Arroyo (2001), Carneiro (2015), Cosson (2014), Candido (1995), Colomer (2003), Zilberman (2014), Street (2014), Lajolo (2008) Soares (20014), Marinho e Pinheiro (2008), Cascudo (1898), etc.
Abstract: Ese trabajo expone el aporte de la literatura de Cordel (poesía popular) para el desarrollo literario de estudiantes de la "Educación de Jóvenes y Adultos". Para ese propósito, el objeto de estudio es la poesía de cordel con el protagonismo de personalidades femeninas como iconos de la cultura del pueblo negro. El marco teórico utilizado plantea el contexto histórico de la EJA, la cultura y la literatura africana de Brasil y la enseñanza, la ley de 10.639'03, acciones afirmativas étnicas raciales, además de los aspectos de la alfabetización y la literatura. El objetivo es encarar el texto literario de cordel en la formación de estudiante de la EJA desde la perspectiva de la alfabetización literaria, desarrollo de la lectura y la escritura con el fin de contribuir para la formación de lector crítico. El entendimiento es que el desarrollo literario en el ámbito escolar, permitirá al individuo una mirada más crítica y reflexiva en la capacidad de comprender, cuestionar, interpretar e interactuar con el asunto y las prácticas de exclusión social impuestas. La metodología consiste en la investigación - acción, bibliografía, cualitativo y cuantitativo, aplicado a una clase de EJA - 4 de una escuela pública primaria, con edades entre 15-44 años. Para la recolección de datos utilizado cuestionarios y solicitamos la producción de un cordel al final de las actividades. En esta función, tomamos como referencia los estudios teóricos de Arroyo (2001), Carneiro (2015), Cosson (2014), Candido (1995), Colomer (2003), Zilberman (2014), Street (2014), Lajolo (2008), Soares (2014), Marinho y Pinheiro (2008), Cascudo (1808), etc.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Ensino
Letramento literário
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Ramos, Ana Raquel Farias Lima. A literatura de cordel na sala de aula: contribuições ao processo de letramento literário na EJA. 2016. 115f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3090
Data de defesa: 28-Nov-2016
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Raquel Farias Lima Ramos.pdfPDF - Ana Raquel Farias Lima Ramos21.73 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.