Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3070
Tipo do documento: Dissertação
Título: A retextualização de histórias em quadrinhos como estratégia para as aulas de produção textual
Autor: Queiroz, Kézia Barbosa de 
Primeiro orientador: Aquino, Maria de Fátima de Souza
Primeiro membro da banca: Martins, Iara Ferreira de Melo
Segundo membro da banca: Nicolau, Roseane Batista Feitosa
Resumo: Esta pesquisa enfoca o trabalho com as habilidades de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma abordagem baseada na concepção discursiva e interacional de ensino, através da estratégia de retextualização. Como objetivo, busca analisar as atividades de retextualização de histórias em quadrinhos e suas contribuições como estratégia didática, nas aulas de Língua Portuguesa, para ampliação dos usos da língua escrita e o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Nesse contexto, este estudo se justifica pela necessidade de busca de estratégias que contribuam com a melhoria dos níveis de escrita dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que grande parte conclui esta fase apresentando dificuldades tanto na leitura quanto na compreensão e produção textual. Caracterizada como uma pesquisa-ação e de natureza descritiva e interpretativista, esta pesquisa foi desenvolvida junto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Campina Grande, PB. Como pressupostos teóricos, foram utilizados os estudos de Bakhtin (1995); Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004); Marcuschi (2001; 2003; 2008); Matêncio (2003); Dell’Isola (2007); Mendonça (2010), entre outros. Este estudo foi desenvolvido com a aplicação de uma sequência didática, momento em que os alunos leram, interpretaram e produziram textos no gênero HQ, os quais serviram de dados para a análise, que ocorreu de forma qualitativa e interpretativa. Como resultado, a pesquisa demonstra que, quando bem trabalhadas em sala de aula, as atividades de retextualização proporcionam avanços nos níveis de escrita e desenvolve a capacidade leitora, capacitando os alunos para o uso da língua de forma ética, crítica e democrática na sociedade.
Abstract: This research focuses on working with reading and writing skills in the early years of elementary school in an approach based on the discursive and interactional conception of teaching through the retextualization strategy. As an objective, it seeks to analyze the activities of retextualization of comics and its contributions as a didactic strategy, in Portuguese Language classes, to expand the use of written language and the development of students' communicative competence. In this context, this study is justified by the need to search for strategies that contribute to improving the writing levels of students in the initial years of Elementary School, since most of them conclude this phase presenting difficulties both in reading and in understanding and text production. Characterized as an action research and of a descriptive and interpretative nature, this research was developed together with the students of the 5th year of elementary school of a school in the municipal network of Campina Grande, PB. As theoretical assumptions, the studies of Bakhtin (1995), Dolz, Schneuwly and Noverraz (2004), Marcuschi (2001; 2003; 2008), Matêncio (2003), Dell'Isola (2007), Mendonça (2010) were used. This study was developed with the application of a didactic sequence, at which time students read, interpreted and produced texts in the HQ genre, which served as data for the analysis, which occurred in a qualitative and interpretive manner. As a result, research shows that, when well-crafted in the classroom, retextualization activities provide advances in writing and develops reading ability, empowering students to use ethical, critical, and democratic language in society.
Palavras-chave: Ensino
Língua portuguesa
Gêneros textuais
História em quadrinhos
Retextualização
Teaching
Portuguese language
Text genre
Story in comic
Retextualization
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Queiroz, Kézia Barbosa de. A retextualização de histórias em quadrinhos como estratégia para as aulas de produção textual. 2018. 174f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3070
Data de defesa: 22-Fev-2018
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kézia Barbosa de Queiroz.pdfPDF - Kézia Barbosa de Queiroz34.92 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.