Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3070
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Kézia Barbosa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870291092693082por
dc.contributor.advisor1Aquino, Maria de Fátima de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0974910766203330por
dc.contributor.referee1Martins, Iara Ferreira de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952por
dc.contributor.referee2Nicolau, Roseane Batista Feitosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0711800426350937por
dc.date.accessioned2018-06-04T18:33:47Z-
dc.date.issued2018-02-22-
dc.identifier.citationQueiroz, Kézia Barbosa de. A retextualização de histórias em quadrinhos como estratégia para as aulas de produção textual. 2018. 174f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3070-
dc.description.resumoEsta pesquisa enfoca o trabalho com as habilidades de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma abordagem baseada na concepção discursiva e interacional de ensino, através da estratégia de retextualização. Como objetivo, busca analisar as atividades de retextualização de histórias em quadrinhos e suas contribuições como estratégia didática, nas aulas de Língua Portuguesa, para ampliação dos usos da língua escrita e o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Nesse contexto, este estudo se justifica pela necessidade de busca de estratégias que contribuam com a melhoria dos níveis de escrita dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que grande parte conclui esta fase apresentando dificuldades tanto na leitura quanto na compreensão e produção textual. Caracterizada como uma pesquisa-ação e de natureza descritiva e interpretativista, esta pesquisa foi desenvolvida junto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Campina Grande, PB. Como pressupostos teóricos, foram utilizados os estudos de Bakhtin (1995); Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004); Marcuschi (2001; 2003; 2008); Matêncio (2003); Dell’Isola (2007); Mendonça (2010), entre outros. Este estudo foi desenvolvido com a aplicação de uma sequência didática, momento em que os alunos leram, interpretaram e produziram textos no gênero HQ, os quais serviram de dados para a análise, que ocorreu de forma qualitativa e interpretativa. Como resultado, a pesquisa demonstra que, quando bem trabalhadas em sala de aula, as atividades de retextualização proporcionam avanços nos níveis de escrita e desenvolve a capacidade leitora, capacitando os alunos para o uso da língua de forma ética, crítica e democrática na sociedade.por
dc.description.abstractThis research focuses on working with reading and writing skills in the early years of elementary school in an approach based on the discursive and interactional conception of teaching through the retextualization strategy. As an objective, it seeks to analyze the activities of retextualization of comics and its contributions as a didactic strategy, in Portuguese Language classes, to expand the use of written language and the development of students' communicative competence. In this context, this study is justified by the need to search for strategies that contribute to improving the writing levels of students in the initial years of Elementary School, since most of them conclude this phase presenting difficulties both in reading and in understanding and text production. Characterized as an action research and of a descriptive and interpretative nature, this research was developed together with the students of the 5th year of elementary school of a school in the municipal network of Campina Grande, PB. As theoretical assumptions, the studies of Bakhtin (1995), Dolz, Schneuwly and Noverraz (2004), Marcuschi (2001; 2003; 2008), Matêncio (2003), Dell'Isola (2007), Mendonça (2010) were used. This study was developed with the application of a didactic sequence, at which time students read, interpreted and produced texts in the HQ genre, which served as data for the analysis, which occurred in a qualitative and interpretive manner. As a result, research shows that, when well-crafted in the classroom, retextualization activities provide advances in writing and develops reading ability, empowering students to use ethical, critical, and democratic language in society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2018-05-23T13:57:19Z No. of bitstreams: 1 PDF - Kézia Barbosa de Queiroz.pdf: 35761298 bytes, checksum: e53fce610b5fa9a276be57af7500a545 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Milena Araújo (milaborges@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-04T18:33:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Kézia Barbosa de Queiroz.pdf: 35761298 bytes, checksum: e53fce610b5fa9a276be57af7500a545 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-04T18:33:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Kézia Barbosa de Queiroz.pdf: 35761298 bytes, checksum: e53fce610b5fa9a276be57af7500a545 (MD5) Previous issue date: 2018-02-22eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7129/PDF%20-%20K%c3%a9zia%20Barbosa%20de%20Queiroz.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectHistória em quadrinhospor
dc.subjectRetextualizaçãopor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPortuguese languageeng
dc.subjectText genreeng
dc.subjectStory in comiceng
dc.subjectRetextualizationeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleA retextualização de histórias em quadrinhos como estratégia para as aulas de produção textualpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kézia Barbosa de Queiroz.pdfPDF - Kézia Barbosa de Queiroz34.92 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.