Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Leonardo Augusto de Figueiredo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6673823053318678por
dc.contributor.advisor1Menezes, Marcus Bessa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909por
dc.contributor.referee1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee2Almeida, Fernando Emilio Leite de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184por
dc.date.accessioned2018-04-23T20:27:54Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.citationGOMES, L. A. de F. Aplicativos do Sistema Operacional Android na aprendizagem de Matemática: Aplicativos e jogos digitais. 2017. 117f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3010-
dc.description.resumoÉ perceptível a presença constante das tecnologias na vida social e acadêmica de cada um de nós. As nossas escolas estão repletas de dispositivos móveis capazes de conectar toda a comunidade escolar com o conhecimento existente no mundo. São milhões de pessoas utilizando uma plataforma móvel como o sistema operacional Android, que dispõem de infinitas aplicações com diversificada especificidade para as diversas tarefas enfrentadas pelo ser humano, no seu dia-a-dia. Tendo em vista a presença desse material, nas nossas escolas e na vida social do nosso educando, objetivou-se analisar as potencialidades das aplicações e jogos digitais do sistema Android, no ensino de Matemática em duas escolas públicas das cidades de Catingueira-PB e Patos-PB. Tal estudo se inicia na Escola Estadual Inácio da Catingueira, no município de Catingueira-PB. Nessa primeira etapa do projeto, foi analisada a opinião dos alunos sobre a utilização do aplicativo Matrix, no ensino de Matrizes e Determinantes, coletada por meio de um questionário online. Após analisarmos os resultados, pensou-se na utilização de outros aplicativos e jogos digitais, numa escola pública na cidade de Patos-PB: Escola Estadual de ensino fundamental e médio José Gomes Alves. Após a realização da pesquisa, nessa escola, a qual é de cunho qualitativo, com técnica de estudo de caso, através da escala de Likert, buscamos compreender a opinião dos educandos após a utilização de alguns jogos e aplicativos nas aulas de função exponencial, numa turma de 1º ano médio. Após a análise, concluímos, por meio das respostas dos educandos, que a utilização dos aplicativos nas aulas de função exponencial caracterizou-se de forma significativa como instrumentos, no processo de aprendizagem matemática.por
dc.description.abstractThe constant presence of technologies in the social and academic life of each of us is perceptible. Our schools are full of mobile devices that can connect the entire school community with the world's knowledge. There are millions of people using a mobile platform such as the Android operating system, which have endless applications with diverse specificity for the various tasks faced by the human being in their day to day life. Considering the presence of this material, in our schools and in the social life of our student, the objective was to analyze the potential of Android applications and digital games in Mathematics teaching in two public schools in the cities of Catingueira-PB and Patos -PB. This study begins at the State School Inácio da Catingueira, in the municipality of Catingueira-PB. In this first stage of the project, the students' opinion about the use of the Matrix application, in Matrix and Determinants teaching, was analyzed through an online questionnaire. After analyzing the results, we considered the use of other applications and digital games, in a public school in the city of Patos-PB: state school of elementary and middle school José Gomes Alves. After the research, in this school, which is qualitative, with a case study technique, through the Likert scale, we seek to understand the students' opinion after using some games and applications in exponential function classes, in a middle grade. After the analysis, we conclude, through the students' answers, that the use of the applications in the classes of exponential function was significantly characterized as instruments, in the process of mathematical learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2018-04-12T13:03:42Z No. of bitstreams: 2 PDF - Leonardo Augusto de Figueiredo Gomes.pdf: 35984804 bytes, checksum: 0c3f51a9256c37b0b68a94854f8cac7b (MD5) Produto - Leonardo Augusto de Figueiredo Gomes.pdf: 3717056 bytes, checksum: 823a88b47c94a6a9eb9527c872488977 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2018-04-23T20:27:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PDF - Leonardo Augusto de Figueiredo Gomes.pdf: 35984804 bytes, checksum: 0c3f51a9256c37b0b68a94854f8cac7b (MD5) Produto - Leonardo Augusto de Figueiredo Gomes.pdf: 3717056 bytes, checksum: 823a88b47c94a6a9eb9527c872488977 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-23T20:27:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PDF - Leonardo Augusto de Figueiredo Gomes.pdf: 35984804 bytes, checksum: 0c3f51a9256c37b0b68a94854f8cac7b (MD5) Produto - Leonardo Augusto de Figueiredo Gomes.pdf: 3717056 bytes, checksum: 823a88b47c94a6a9eb9527c872488977 (MD5) Previous issue date: 2017-12-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/6862/PDF%20-%20Leonardo%20Augusto%20de%20Figueiredo%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/6864/Produto%20-%20Leonardo%20Augusto%20de%20Figueiredo%20Gomes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino da Matemáticapor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectAndroid - Aplicativospor
dc.subjectJogos digitaispor
dc.subjectTeaching of Mathematicseng
dc.subjectAndroid - Digital applicationseng
dc.subjectGameseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleAplicativos do Sistema Operacional Android na aprendizagem de Matemática: Aplicativos e jogos digitaispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo Augusto de Figueiredo Gomes.pdfPDF - Leonardo Augusto de Figueiredo Gomes35.14 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Leonardo Augusto de Figueiredo Gomes.pdfProduto - Leonardo Augusto de Figueiredo Gomes3.63 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.