Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2953
Tipo do documento: Dissertação
Título: A escrita argumentativa no ensino médio: um estudo de caso
Autor: Nascimento, Danniele Silva do
Primeiro orientador: Silva, Antônio de Pádua Dias da
Resumo: Esta dissertação consiste em um estudo de casos de natureza observacional e qualitativa com os alunos do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cônego Francisco Gomes de Lima, em João Pessoa (PB). Nossa pesquisa pautou-se em investigar as condições de produção e a presença (ou a ausência) de argumentação, bem como os modos e os fatores da argumentação e o uso de marcadores argumentativos. Para tal análise, como aporte teórico, elegemos pertinentes as considerações de Citelli (1994), Charaudeau (2014), Fiorin (2015), Garcia (2011) e Koch & Elias (2014). Além de investigar as condições das aulas de produção textual, nossa pesquisa também teve caráter interventivo, com a aplicação de uma sequência didática voltada para à produção de textos. Aplicamos questionários sobre as práticas de leitura e escrita, além de acompanharmos os alunos no processo de escrita guiado pela sequência didática. Com base em nossa observação e na análise dos textos escritos pelos discentes, elaboramos um produto final que possa melhorar e ampliar as competências dos alunos no que concerne à escrita argumentativa no ensino médio. É importante salientar que essa pesquisa mostrou-nos vários aspectos acerca das práticas de escrita e leitura de alunos do ensino médio e nos trouxe várias reflexões acerca do exercício docente e a abordagem que é dada à escrita, ou seja, o espaço que a escrita ocupa em sala de aula.
Abstract: In this dissertation, it consists of a qualitative and observational case study of nature with students of the 3rd year of the Cônego Francisco Gomes de Lima Public School of Elementary and High School, João Pessoa (PB). Our research has been focused on investigating the situation of textual production and the presence (or absence) of argumentation, such as the modes and factors of argumentation and the use of argumentative markers. For this analysis, as theoretical contribution, we elected the relevant considerations Citelli (1994), Charaudeau (2014), Fiorin (2015), Garcia (2011) and Koch & Elias (2014). In addition to investigate the situation of writing production classes, our research has also been interventionist, with the application of a didactic sequence focused on textual production. Based on our observation and analysis of texts written by students, we have made a final product that can improve and expand students' skills concerning the argumentative writing in high school.
Palavras-chave: 1. Produção textual. 2. Ensino médio. 3. Escrita argumentativa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Nascimento, Danniele Silva do. A escrita argumentativa no ensino médio: um estudo de caso. 2017. 147f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2953
Data de defesa: 19-Abr-2017
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danniele Silva do Nascimento.pdf38.82 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.