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Tipo do documento: Dissertação
Título: O professor e os processos de inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas: desafios e possibilidades na perspectiva etnográfica
Autor: Silva, Cleidiane de Oliveira
Primeiro orientador: Castro, Paula Almeida de
Resumo: A partir década de 90 a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas no sistema regular de ensino vem sendo largamente discutida. Com a emergência do Paradigma Inclusivo, fomentado pelos movimentos internacionais, o sistema escolar, como indica a legislação brasileira, deve garantir a todos os educandos condições de acesso e permanência que os assegurem uma educação de qualidade. Esse processo vem ocorrendo paulatinamente, pois constitui uma atividade desafiadora para todos os profissionais da educação, especialmente para os professores que, muitas vezes, o concebem como um processo angustiante e cheio de incertezas. Do docente é exigida a capacidade de promover situações de aprendizagem, de elaborar estratégias de ensino, bem como mobilizar saberes teóricos e práticos que subsidiem o seu exercício profissional diariamente. Ele deve propor práticas pedagógicas que envolvam seus alunos, independente de suas peculiaridades, promovendo a inclusão escolar. A sua formação inicial deve capacitá-lo no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para enfrentar os desafios inerentes ao seu ofício. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo central investigar os processos de formação inicial de professores na perspectiva de uma prática pedagógica inclusiva. Especificamente intencionou identificar o perfil do professor e dos alunos participantes da pesquisa; analisar a perspectiva histórica da Educação Especial no Brasil e analisar as dificuldades que são obstáculos à inclusão escolar na percepção dos participantes da pesquisa. A pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Deputado Antônio Francisco Paes Landim, situada na cidade de São João do Piauí no Sul do estado. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo mais especificamente um estudo de caso do tipo etnográfico. Os instrumentos utilizados foram a observação participante com registro no diário de campo, entrevistas semiestruturadas e levantamento bibliográfico do objeto da pesquisa enfocando entre outros aspectos na análise e reflexão sobre os processos de formação inicial do professor para inclusão e desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais específicas. Os dados coletados foram analisados a partir da perspectiva da análise temática do conteúdo onde foram instituídas categorias com a organização, redução e interpretação dos dados com vistas a produção de uma versão teórica da realidade. Além da dissertação, foi elaborado como produto do mestrado profissional em formação de professores, um guia explicitando as condições ideais para atendimento escolar inclusivo das pessoas com necessidades educacionais específicas. Esse documento foi produzido com base na pesquisa realizada e nas vivências dos colaboradores deste estudo. Como referencial teórico buscou-se embasamento em estudiosos como: Corrêa (2004); Fonseca (1995); Mantoan (2002); Mazzota (2003); Oliveira(2004); Sage (1999), Tardiff (2014) entre outros e em documentos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, As Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica. Por fim, a investigação revelou que os processos de formação inicial de professores destoam de uma prática pedagógica inclusiva confirmando o despreparo docente para essa atuação.
Abstract: From the 90's the inclusion of students with specific educational needs in the regular system of education has been widely discussed. With the emergence of the Inclusive Paradigm, fomented by the international movements, the school system, as indicated in the Brazilian legislation, must guarantee all the students the conditions of access and permanence that assure them a quality education. This process has been taking place gradually, since it is a challenging activity for all professionals in education, especially for teachers who often see it as a harrowing and uncertain process. The teacher is required the capacity to promote learning situations, to devise teaching strategies, as well as to mobilize theoretical and practical knowledge that subsidizes their daily professional practice. It should propose pedagogical practices that involve students, regardless of their peculiarities, promoting school inclusion. Your initial training should enable you to develop the skills and competencies needed to meet the challenges inherent in your craft. In this sense, the present study aims to investigate the processes of initial teacher training in the perspective of an inclusive pedagogical practice. Specifically, it aimed to identify the profile of the teacher and the students participating in the research; to analyze the historical perspective of Special Education in Brazil and to analyze the difficulties that are obstacles to the school inclusion in the perception of the participants of the research. The research was carried out at the Antonio Paes Landim Deputy School Unit, located in the city of São João do Piauí in the south of the state. The research is qualitative in nature, being more specifically a case study of the ethnographic type. The instruments used were participant observation with registration in the field diary, semi-structured interviews and bibliographic survey of the object of the research focusing, among other aspects, on the analysis and reflection on the processes of initial teacher training for inclusion and development of students with specific educational needs. The data collected were analyzed from the perspective of the content thematic analysis where categories were established with the organization, reduction and interpretation of the data with a view to producing a theoretical version of reality. Besides the dissertation, a guide was elaborated as a product of the professional masters in teacher education, a guide explaining the ideal conditions for inclusive school attendance of people with specific educational needs. This document was produced based on the research conducted and the experiences of the collaborators of this study. As a theoretical reference, the study was based on scholars such as: Corrêa (2004); Fonseca (1995); Mantoan (2002); Mazzota (2003); Oliveira (2004); Sage (1999), Tardiff (2014) among others and in legal documents such as the National Education Guidelines and Bases Law 9394/96, the Disabled Persons Statute, the National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education, for the Training of Teachers of Basic Education. Finally, the investigation revealed that the processes of initial teacher training are not based on an inclusive pedagogical practice, confirming the teacher's lack of preparation for this activity.
Palavras-chave: 1. Educação especial. 2. Formação de professores. 3. Inclusão
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Silva, Cleidiane de Oliveira. O professor e os processos de inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas: desafios e possibilidades na perspectiva etnográfica. 2017. 163f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2952
Data de defesa: 20-Nov-2017
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