Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2935
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de geografia na educação patrimonial: ações educativas no ensino médio integrado do IFPB de Catolé do Rocha - PB
Autor: Ximenes Neto, João Clímaco
Primeiro orientador: Araújo, Patrícia Cristina de Aragão
Resumo: Este estudo apresenta uma abordagem metodológica do ensino de Geografia fundamentada na Educação Patrimonial, como um instrumento importante na valorização e preservação do patrimônio, da identidade e da memória local, tendo como referência o cotidiano dos (as) alunos (as) do 1° ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal da Paraíba do município de Catolé do Rocha - PB. Buscou-se interpretar temas de Geografia que, comumente são apresentados nos livros didáticos de maneira globalizada e generalizada, trazendo-os para uma perspectiva local. Como objetivo geral, propusemos um plano de ação pedagógica, no âmbito da formação continuada, por intermédio da metodologia da Educação Patrimonial, no ensino da Geografia, com turmas do IFPB. Buscando contemplar um trabalho com a literatura de cordel para desenvolvimento do ensino da Educação Patrimonial, abordando os diversos elementos que compõem o Patrimônio Cultural material e imaterial da microrregião de Catolé do Rocha. Portanto, atenta-se para questões enraizadas na contextura do lugar como algo próximo e que faz parte do histórico da comunidade. Neste sentido, a pesquisa apresenta-se como qualitativa, do tipo pesquisa-ação, pois procura responder às indagações do processo investigativo. Apresenta-se ainda como uma pesquisa bibliográfica e documental em que foram utilizados, por meio do levantamento historiográfico, textos acerca dos temas ligados diretamente à pesquisa – Educação Patrimonial, Patrimônio, Formação de Professores, Memória e Ensino de Geografia - no sentido de fazer as reflexões necessárias ao seu embasamento. Empregou-se também como fontes importantes na condução do estudo, folhetos de cordel, oficinas pedagógicas, legislações e questionários aplicados com o (a) aluno (a) sobre o ensino da Geografia, a cultura local, identidade e memória. Fundamenta-se, teoricamente, a discussão com o auxilio dos autores, tais como: Vera Maria Candau (2014), Tardif e Lessard (2011), Antônio Nóvoa (2009), Sandra Pelegrini (2009), Paul Claval (2007), Milton Santos (2006), Maria de Lourdes Horta (1999), Maurice Halbhwachs (1990), entre outros que lançam compreensões e ampliam perspectivas sobre o presente objeto de estudo. Assim, a pesquisa, no campo do ensino de Geografia em interface com a prática da Educação Patrimonial, trabalhada no contexto da educação, possibilitou repensar as práticas docentes e o currículo escolar e como é possível trazer as aproximações dos (as) alunos (as) com sua localidade sem perder o sentido do global, fazendo com que desenvolvam novos olhares e possibilidades sobre seu local como espaço de pertencimento.
Abstract: Este estudio presenta un enfoque metodológico de la enseñanza de Geografía fundamentada en la Educación Patrimonial, como un instrumento importante en la valoración y preservación del patrimonio, de la identidad y de la memoria local, teniendo como referencia el cotidiano de los (las) alumnos (as) del 1 ° año de la Enseñanza Media Integrada del Instituto Federal de Paraíba del municipio de Catolé do Rocha - PB. Se buscó interpretar temas de Geografía que, comúnmente son presentados en los libros didácticos de manera globalizante y generalizada, trayéndolos hacia una perspectiva local. Como objetivo general, propusimos un plan de acción pedagógica, en el ámbito de la formación continuada, por intermedio de la metodología de la Educación Patrimonial, en la enseñanza de la Geografía, con las clases del IFPB. Se buscó contemplar un trabajo con la literatura de cordel para el desarrollo de la enseñanza de la Educación Patrimonial, abordando los diversos elementos que componen el Patrimonio Cultural material e inmaterial de la microrregión de Catolé do Rocha. Por lo tanto, se atenta a las cuestiones enraizadas en la contextura del lugar como algo cercano y que forma parte del histórico de la comunidad. En este sentido, la investigación se presenta como cualitativa, de tipo investigación-acción, pues procura contestar a las indagaciones del proceso investigativo. Se presenta como una investigación bibliográfica y documental en la que se utilizaron, a través del levantamiento historiográfico, textos acerca de los temas vinculados directamente a la investigación - Educación Patrimonial, Patrimonio, Formación de Profesores, Memoria y Enseñanza de Geografía - en el sentido de hacer las reflexiones necesarias para su base. Se empleó también como fuentes importantes en la conducción del estudio, folletos de cordel, talleres pedagógicos, legislaciones y cuestionarios aplicados con el (la) alumno (a) sobre la enseñanza de la Geografía, la cultura local, identidad y memoria. Se fundamenta, teóricamente, la discusión con el auxilio de autores, tales como: Vera Maria Candau (2014), Tardif e Lessard (2011), Antônio Nóvoa (2009), Sandra Pelegrini (2009), Paul Claval (2007), Milton Santos (2006), Maria de Lourdes Horta (1999), Maurice Halbhwachs (1990), entre otros que lanzan comprensiones y amplían perspectivas sobre el presente objeto de estudio. La investigación, en el campo de la enseñanza de Geografía en interfaz con la práctica de la Educación Patrimonial, trabajada en el contexto de la educación, posibilita repensar las prácticas docentes y el currículo escolar y cómo es posible traer las aproximaciones de los (las) alumnos (as) con su localidad sin perder el sentido del global, haciendo que desarrollen nuevas miradas y posibilidades sobre su lugar como espacio de pertenencia.
Palavras-chave: 1. Ensino de geografia. 2. Educação patrimonial. 3. Memória. 4. Patrimônio.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Ximenes Neto, João Clímaco. O ensino de geografia na educação patrimonial: ações educativas no ensino médio integrado do IFPB de Catolé do Rocha - PB. 2017. 191f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2935
Data de defesa: 14-Dez-2017
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Clímaco Ximenes Neto.pdf36.82 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.