Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2855
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDiniz, Jose Marcio da Silva Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0868534578470140por
dc.contributor.advisor1Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962por
dc.contributor.referee1Menezes, Marcus Bessa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909por
dc.contributor.referee2Cedro, Wellington Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1123884255260078por
dc.date.accessioned2017-10-26T16:53:32Z-
dc.date.issued2017-07-03-
dc.identifier.citationDINIZ, J. M. da S. R. A constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividade. 2017. 95f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2855-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva, por meio da Teoria da Atividade, apresentar reflexões sobre a aplicação de atividades durante a constituição de um Clube de Matemática em uma escola básica pública, discutindo as potencialidades e limitações que a cercam. Para isto, utilizamos um experimento didático na perspectiva da pesquisa qualitativa, desenvolvida junto a educandos dos 5º, 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de João Pessoa, capital da Paraíba. A referida pesquisa foi norteada pela questão: “Como a Teoria da Atividade pode contribuir no processo de constituição e posterior consolidação de um Clube de Matemática em uma escola básica pública?” Para respondê-la, desenvolvemos, junto aos sujeitos da pesquisa, 11 encontros em um Clube de Matemática, ora em constituição na escola, enfocando atividades envolvendo jogos e resolução de problemas como eixo norteador. A coleta dos dados ocorreu por meio dos diários de bordo dos encontros, auxiliados pelas folhas de registros utilizadas pelos integrantes do Clube, além de registros fotográficos. Os encontros foram analisados com base na Teoria da Atividade proposta por Leontiev, que se constitui em um recurso metodológico de suma importância para o planejamento de estratégias de ensino e, consequentemente, de aprendizagem. Como importante resultado, verificamos a possibilidade concreta de implementação e consolidação de espaços diferenciados de aprendizagem em nossas escolas da rede pública de ensino, como nosso Clube de Matemática.por
dc.description.abstractThis research aims, through the Activity Theory, to present reflections on the application of activities through the constitution of a Mathematic Club in a public basic school, discussing the potentialities and limitations that surround it. For this purpose, we used a didactic experiment in the perspective of qualitative research, developed together with students of the 5th, 6th, 7th and 9th grades of elementary in municipal public school in João Pessoa, the capital city of the state of Paraíba. This research was guided by the question: "How can Activity Theory contribute to the process of constitution and subsequent consolidation of a Mathematic Club in a public basic school?" In order to answer this question, we developed 11 meetings in the Mathematic Club, now in formation at the school, focusing on activities involving games and problem solving as the guiding principle. The data collection was done through the log journals of the meetings, aided by the records used by club members, as well as photographic records. The meetings were analyzed based on the Activity Theory proposed by Leontiev, which constitutes a methodological resource of great importance for the planning of teaching strategies and, consequently, learning. As an important result, we verified the concrete possibility of implementing and consolidating of differentiated learning spaces in our public schools, such as our Mathematic Club.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2017-10-20T15:33:49Z No. of bitstreams: 1 PDF - José Márcio da Silva Ramos Diniz.pdf: 28476357 bytes, checksum: a9c34fcc72517266fa3a81fd81563291 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2017-10-26T16:53:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - José Márcio da Silva Ramos Diniz.pdf: 28476357 bytes, checksum: a9c34fcc72517266fa3a81fd81563291 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-26T16:53:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - José Márcio da Silva Ramos Diniz.pdf: 28476357 bytes, checksum: a9c34fcc72517266fa3a81fd81563291 (MD5) Previous issue date: 2017-07-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/6388/PDF%20-%20Jos%c3%a9%20M%c3%a1rcio%20da%20Silva%20Ramos%20Diniz.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeontievpor
dc.subjectTeoria da Atividadepor
dc.subjectClube de Matemáticapor
dc.subjectActivity Theoryeng
dc.subjectMathematic clubeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA constituição de um Clube de Matemática em uma escola pública: Algumas reflexões por meio da Teoria da Atividadepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Márcio da Silva Ramos Diniz.pdfPDF - José Márcio da Silva Ramos Diniz27.81 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.