Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2736
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Dhiego Vieira do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3788703991452224por
dc.contributor.advisor1Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962por
dc.contributor.referee1Andrade, Silvânio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee2Maciel, Aníbal de Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1093400715444576por
dc.contributor.referee3Almeida, Fernando Emilio Leite de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184por
dc.date.accessioned2017-03-07T16:07:57Z-
dc.date.issued2016-02-14-
dc.identifier.citationAMARAL, D. V. do. Reflexões sobre a implantação de um Laboratório Interativo de Matemática (LIM): Limitações, inovações e contribuições. 2016. 121f . Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2736-
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva apresentar uma pesquisa desenvolvida a respeito do Laboratório Interativo de Matemática (LIM), doado pelo Governo do Estado da Paraíba para a maioria das escolas da rede estadual. Em nossa pesquisa buscamos identificar se o LIM e a maneira como ele foi inserido nas escolas está convergente ao que a literatura apresenta sobre a implantação e utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) nas instituições de ensino, além de investigarmos paralelamente a contribuição que o mesmo pode dar ao docente no desenvolvimento do seu trabalho. Assim, desenvolvemos nossa atividade investigativa através do LIM, verificando e avaliando a utilização do mesmo em uma turma do Ensino Médio (2º ano). Nosso trabalho está fundamentado em pesquisas já publicadas, onde identificamos que a utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) nas aulas de matemática está sendo incentivado. Dentre estes estudiosos estão: Silva (2012), Lorenzato (2006, 2010), Turrione (2004), Ferronato (2012), entre outros. Além disso, buscamos fazer uma discussão a respeito da nova realidade e desafios aos quais o trabalho docente tem se depara do e enfrentado. Esse estudo é de cunho qualitativo, no qual fui um pesquisador na sala de aula de um docente. Dentre os resultados obtidos, observamos que o LIM não está de acordo com o que a literatura apresenta a respeito da implantação e utilização do Laboratório de Matemática na escola, além disso, a maneira como ele foi implantado pode criar concepções erradas a respeito do LEM.por
dc.description.abstractThe present work aims to present a research developed about the Interactive Laboratory of Mathematics (LIM), which was a donation from the State Government of Paraíba to most of the schools of the state network. In our research, we will try to identify if the LIM and the way it was inserted in the schools is convergent to what the literature presents about the implantation and use of the Laboratory of Mathematics Teaching (LEM) in the educational institutions, besides investigating in parallel the contribution that The same can give the teacher in the development of his work. Thus, we developed our investigative activity through the LIM, verifying and evaluating the use of the same in a high school class (2nd year). Our work is based on research already published, where we identified that the use of the Mathematics Teaching Laboratory (LEM) in mathematics classes is being encouraged. Among these scholars are: Silva (2012), Lorenzato (2006, 2010), Turrione (2004), Ferronato (2012), among others. In addition, we seek to make a discussion about the new reality and challenges that the teaching work has faced. This study is of a qualitative nature, in which I was a researcher in a teacher's classroom. Among the results obtained, we observed thet the LIM is not in agreement with what the literature presentes about the implantion and use of the Mathematics Laboratory in the school. In addition, the way in which it was implanted can misconceptions about the LEM.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2017-02-22T15:41:23Z No. of bitstreams: 1 PDF - Dhiego Vieira do Amaral.pdf: 4309498 bytes, checksum: 42e11c42a894f95a6d71053306751dfd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2017-03-07T16:07:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Dhiego Vieira do Amaral.pdf: 4309498 bytes, checksum: 42e11c42a894f95a6d71053306751dfd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-07T16:07:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Dhiego Vieira do Amaral.pdf: 4309498 bytes, checksum: 42e11c42a894f95a6d71053306751dfd (MD5) Previous issue date: 2016-02-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5990/PDF%20-%20Dhiego%20Vieira%20do%20Amaral.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLaboratório Interativo de Matemáticapor
dc.subjectLaboratório de Ensino de Matemáticapor
dc.subjectDocência - Desafiospor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectMathematics Teaching Laboratoryeng
dc.subjectTeaching - Challengeseng
dc.subjectInteractive Laboratory of Mathematicseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleReflexões sobre a implantação de um Laboratório Interativo de Matemática (LIM): Limitações, inovações e contribuiçõespor
dc.title.alternativeReflections on the implantation of an iInteractive Laboratory of Mathematics (LIM): Limitations, innovations and contributionseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dhiego Vieira do Amaral.pdfPDF - Dhiego Vieira do Amaral4.21 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.