Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Syana Monteiro de Alencar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8570680345849528por
dc.contributor.advisor1Sousa, Cidoval Morais de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0573233540937425por
dc.contributor.referee1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Tatiana Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2042671665043024por
dc.date.accessioned2017-02-09T21:40:58Z-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.identifier.citationRAMOS, S. M. de A. A concepção de erro entre os professores de Matemática: Tensões entre falibilismo e absolutismo. 2015. 89f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2708-
dc.description.resumoNo presente trabalho buscou-se identificar e analisar as concepções de erro adquiridas ao longo da vida pelos professores de matemática da paraíba. Os conceitos e visões construídos se estabelecem como verdades na essência desse profissional enquanto indivíduo e são refletidos para sala de aula por ele enquanto docente. Para fundamentação do estudo foi realizada uma revisão bibliográfica de literaturas que abordam essa temática ou que se relacionam com ela. Dentre elas citamos a educação bancária e libertadora e a resolução de problemas. As fontes consultadas apontam para uma relação existente entre esses eixos. Ambas convergem no sentido de buscar avanços no ensino. Assim, verificou-se a necessidade de compreender de que forma os professores de matemática da paraíba percebem o erro tendo como parâmetro o absolutismo e o falibilismo. Foi ainda feita uma comparação dessas visões com a proposta de resolução de problemas e da educação bancária e libertadora. A investigação foi feita através de um questionário semiestruturado. O mesmo foi aplicado a 70 professores do estado da paraíba. A pesquisa é de caráter qualitativo. Entre os resultados obtidos destaca-se a aproximação das características absolutistas da maioria dos entrevistados.por
dc.description.abstractIn the present study aimed to identify and analyze the error conceptions acquired throughout life for mathematics teachers of paradise. The concepts and visions built are established as truths at the heart of this professional as an individual and are reflected to the classroom for him as a teacher. Rationale for the study was carried out a literature review of literature addressing this issue or that relate to it. Among them we can mention the bank and liberating education and problem solving. The sources consulted point to a relationship between these axes. Both converge in order to seek improvements in teaching. Thus, there was the need to understand how the math teachers of paraíba realize the error having as parameter absolutism and fallibilism. It was also a comparison of these views with the resolution of issues and banking and liberating education. The investigation was made through a semi-structured questionnaire. The same was applied to 70 state teachers of paradise. The research is qualitative. Among the results there is the approximation of the absolutist features of most respondents.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2017-02-09T13:19:27Z No. of bitstreams: 1 PDF - Syana Monteiro de Alencar Ramos.pdf: 1709883 bytes, checksum: 8bea03ea4c1c05e88f8fdf4e11d543e9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2017-02-09T21:40:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Syana Monteiro de Alencar Ramos.pdf: 1709883 bytes, checksum: 8bea03ea4c1c05e88f8fdf4e11d543e9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-09T21:40:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Syana Monteiro de Alencar Ramos.pdf: 1709883 bytes, checksum: 8bea03ea4c1c05e88f8fdf4e11d543e9 (MD5) Previous issue date: 2015-12-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5867/PDF%20-%20Syana%20Monteiro%20de%20Alencar%20Ramos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConcepções de erropor
dc.subjectAbsolutismopor
dc.subjectFalibilismopor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectEducação bancáriapor
dc.subjectError conceptionseng
dc.subjectAbsolutismeng
dc.subjectFallibilismeng
dc.subjectTroubleshootingeng
dc.subjectBanking educationeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA concepção de erro entre os professores de Matemática: Tensões entre falibilismo e absolutismopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Syana Monteiro de Alencar Ramos.pdfPDF - Syana Monteiro de Alencar Ramos1.67 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.