Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Paulo Robson Leite de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1823932415191021por
dc.contributor.advisor1Ataide, Ana Raquel Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5414171594917501por
dc.contributor.referee1Germano, Marcelo Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650por
dc.contributor.referee2Sousa Filho, Francisco Eduardo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3585756032967831por
dc.date.accessioned2017-02-09T21:40:23Z-
dc.date.issued2016-12-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, P. R. L. de. Uma proposta de ensino de Gravitação Universal utilizando um blog de estudo como ferramenta de apoio. 2016. 146f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2707-
dc.description.resumoComumente as aulas de Física na educação básica despertam pouco interesse aos estudantes, muito desse desinteresse está associado às metodologias utilizadas para se trabalhar tal conhecimento, as quais estão ligadas a maneira convencional, de abordagem tradicional, que ainda permeia a educação atual e os planos de ensino preparados pelo professor. O presente trabalho trata da elaboração e aplicação de uma proposta de ensino para o tema de Gravitação Universal, a partir de aulas presenciais e encontros virtuais, tem como objetivo principal verificar até que ponto a mudança nas práticas docentes pode incentivar o estudante a participar da construção e compreensão de conceitos de Física, além de fornecer aos demais educadores e alunos interessados um material que possa ser utilizado como apoio, ou consulta, produzido a partir dos estudos realizados na contrução da proposta de ensino. Para tanto foram seguidas as seguintes etapas de pesquisas: escolha do referencial teórico; pesquisa de trabalhos semelhantes nos principais periódicos; elaboração e aplicação da proposta de ensino; e análise dos resultados obtidos durante a intervenção com os alunos. Os referenciais teóricos escolhidos para nortearem esse trabalho foram divididos em cinco partes, sendo eles: O Ensino de Física e os PCNs; Construção de Conceitos e Aprendizagem – interação social de Vygotsky; História da Ciência e Implicações no Ensino; Uso de Blogs na Educação; e Gravitação Universal. Para a realização da referida pesquisa foi elaborada uma proposta didática que envolvesse aulas presenciais sobre o assunto em questão e atividades direcionadas a um ambiente virtual (blog de estudo), onde os estudantes de Ensino Médio de uma escola pública do interior do Ceará pudessem interagir em momentos fora de sala de aula, ampliando assim o tempo pedagógico. Os resultados alcançados com a realização desta pesquisa mostraram, em geral, que os estudantes ficaram satisfeitos com os recursos utilizados nas aulas presenciais e virtuais, demonstraram um bom aproveitamento e que houve uma aprendizagem considerável por parte de quase todos os eles.por
dc.description.abstractUsually the lessons of physics at basic education little interest to students, much of this lack of interest is associated with the methodologies used to work for such knowledge, which are connected to conventional manner, the traditional approach, which still permeates the current education and plans education prepared by the teacher. This work deals with the development and implementation of an educational proposal for the theme of Universal Gravitation, from classroom and virtual meetings, aims to verify to what extent the change in teaching practices can encourage the student to participate in the construction and understanding of concepts of Physics, as well as providing other educators and students interested a material that can be used as support, or consultation, produced from the studies in the construction of the teaching proposal. Therefore the following steps of research were followed: choosing the theoretical framework; search for similar work in the main journals; development and implementation of educational proposal; and analysis of the results obtained during the intervention with students. The theoretical frameworks chosen to guide this study were divided into five parts, namely: The Physics Teaching and NCPs; Construction Concepts and Learning - Social interaction Vygotsky; History of Science and Implications for Education; Use of Blogs in Education, and Universal Gravitacion. For the realization of that research was elaborated a didactic proposal that involved classroom sessions on the subject matter and activities directed to a virtual environment (study blog), where High School students at a public school in the interior of Ceará could interact at times out of the classroom, thus extending the time pedagogical. The results achieved with this research showed, in general, students were satisfied with the resources used in the classroom and virtual classes, they demonstrated a good use and that there was a handsome learning by almost all them.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2017-02-09T13:29:06Z No. of bitstreams: 1 PDF - Paulo Robson Leite de Oliveira.pdf: 3203746 bytes, checksum: eabd1a1d941a6d86ae86acff12cc1aa7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2017-02-09T21:40:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Paulo Robson Leite de Oliveira.pdf: 3203746 bytes, checksum: eabd1a1d941a6d86ae86acff12cc1aa7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-09T21:40:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Paulo Robson Leite de Oliveira.pdf: 3203746 bytes, checksum: eabd1a1d941a6d86ae86acff12cc1aa7 (MD5) Previous issue date: 2016-12-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5868/PDF%20-%20Paulo%20Robson%20Leite%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectBlogs - Educaçãopor
dc.subjectGravitação Universalpor
dc.subjectRecursos didáticospor
dc.subjectPhysics educationeng
dc.subjectBlogs - Educationeng
dc.subjectUniversal Gravitationeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleUma proposta de ensino de Gravitação Universal utilizando um blog de estudo como ferramenta de apoiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Robson Leite de Oliveira.pdfPDF - Paulo Robson Leite de Oliveira3.13 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.