Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2704
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rosemberg Gomes Trindade da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5464163346040839por
dc.contributor.advisor1Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428823615325023por
dc.contributor.referee1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee2Gomes, Eunice Simões Lins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5038466512559227por
dc.date.accessioned2017-02-02T18:32:59Z-
dc.date.issued2016-05-25-
dc.identifier.citationSILVA, R. G. T. da. Mobile learning: Uma nova forma de aprender Matemática nos cursos de Administração. 2016. 77f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2704-
dc.description.resumoA Matemática é considerada por muitos alunos da educação básica como uma disciplina difícil. Essa percepção, algumas vezes, é o motivo pelo qual interrompem os estudos. Esse problema ocorre em todos os níveis de ensino, inclusive nos cursos superiores em que, não raras vezes, alguns alunos optam por cursos de graduação que não “tenham muita matemática”. Assim, em Cursos de Bacharelado em Administração, geralmente surgem alunos com muitas dificuldades nessa área do conhecimento, uma vez que, a Matemática é imprescindível para a formação do administrador, um profissional que normalmente é responsável por analisar situações e tomar decisões, onde o conhecimento matemático é indispensável para executar suas tarefas. Além disso, com a necessidade de agilizar a execução de suas atividades, os administradores precisam aplicar essa habilidade utilizando os recursos disponibilizados pelas tecnologias digitais. Atualmente, o uso dessas tecnologias vem aumentando significativamente, através de dispositivos móveis, mais conhecidos como smartphones, tablets, iPad e iPhones. Esses aparelhos vêm fazendo parte do cotidiano dos alunos e dos profissionais. Independentemente do ramo de trabalho, eles estão presente s nos mais simples aos mais sofisticados empregos, e nas salas de aula. Partindo-se desse pressuposto, chega-se aos seguintes questionamentos: como os professores de matemática dos Cursos de Administração podem utilizar os dispositivos móveis para desenvolver uma metodologia de apoio para esses alunos? Quais os aplicativos que podem ser utilizados para esse fim e como utilizá-los? Será possível utilizar esses recursos nas salas de aula dos Cursos de Administração? Para responder a essas perguntas, este trabalho teve como objetivo principal analisar a possibilidade de se utilizarem os dispositivos móveis como uma interface facilitadora do ensino de matemática nos Cursos de Administração. Os resultados mostraram que existem aplicativos que podem ser utilizados para o ensino de matemática financeira assim como algumas dificuldades de aplicá-los. Apesar dos obstáculos, a pesquisa aponta que, embora a maioria dos alunos seja favorável à utilização dos dispositivos, o relato da observação do docente durante as atividades revelou que é necessário o educador se preparar para planejar os conteúdos e conhecer bem os aplicativos que vai utilizar em sala de aula. Deixamos como resultado para outras pesquisas um produto final elaborado com material instrucional, que orienta como utilizar os aplicativos durante as aulas de matemática financeira.por
dc.description.abstractMathematics is considered by many students of basic education as a difficult discipline, and this perception is sometimes the reason for they interrupt theirs studies. This problem occurs in all educational levels, including in higher education where sometimes some students opt to make selection for undergraduate courses that do not "have a lot of math." Thus, in Bachelor Degree courses in Administration, students usually come with many difficulties in this area of knowledge, since, mathematics is essential for the training of the administrator, a professional responsible for analyzing situations and decision-making, mathematical knowledge is essential to the execution of their tasks. Moreover, the need to expedite the implementation of their activities these professionals need to apply this skill using the resources provided by digital technologies. Currently one sees increased use of these technologies via mobile devices, more commonly known as smartphones, tablets, iPad and Iphones. These devices have become part of everyday life of these students as well as professionals. Regardless of what the line of work they are present from the simplest to the most sophisticated jobs, as well as realize a strong presence of these devices today also in the classroom. Starting from this assumption comes to the following questions: how math teachers of management courses can use mobile devices to develop a methodology to support these students? What applications can be used for this purpose to use them? You can use these resources in classrooms of management courses? To answer these questions this study was meant to examine the possibility of using mobile devices as a facilitator interface of mathematics education in management courses. It identified the existence of applications that can be used for financial mathematics teaching as well as some difficulties in its implementation. Despite the obstacles, the research shows that students mostly favor the use of but devices reporting of teacher observation during activities revealed that it is necessary as no electronic devices the teacher to prepare for planning of content and knowledge applications that will use in the classroom. We leave as a result to further research a final product made with instructional material guiding how to use the applications during the financial math classes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-12-21T14:05:01Z No. of bitstreams: 1 PDF - Rosemberg Gomes Trindade da Silva.pdf: 2227333 bytes, checksum: c44c93ad2202392197f6366856c8630c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2017-02-02T18:32:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Rosemberg Gomes Trindade da Silva.pdf: 2227333 bytes, checksum: c44c93ad2202392197f6366856c8630c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-02T18:32:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Rosemberg Gomes Trindade da Silva.pdf: 2227333 bytes, checksum: c44c93ad2202392197f6366856c8630c (MD5) Previous issue date: 2016-05-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5840/PDF%20-%20Rosemberg%20Gomes%20Trindade%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias educacionaispor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectMobile learningeng
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleMobile learning: Uma nova forma de aprender Matemática nos cursos de Administraçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosemberg Gomes Trindade da Silva.pdfPDF - Rosemberg Gomes Trindade da Silva2.18 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.