Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2696
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Angela Maria Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6740354557708401por
dc.contributor.advisor1Silveira, Alessandro Frederico da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3694934576040433por
dc.contributor.referee1Silva, Ana Paula Bispo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0263132634838418por
dc.contributor.referee2Rosa, Katemari Diogo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2448258167033465por
dc.date.accessioned2017-02-02T18:15:35Z-
dc.date.issued2016-03-23-
dc.identifier.citationFERNANDES, Â. M. B. A História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cena. 2016. 75f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2696-
dc.description.resumoA História da Ciência vinculada ao teatro forma uma parceria importante para o ensino de ciências. Algumas pesquisas mencionam a importância dessa relação tanto para o ensino, como para a divulgação da ciência. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo produzir um material didático que poderá ser usado por professores de física do ensino médio para abordar a teoria do calórico numa perspectiva histórica por meio do teatro. O trabalho é de natureza qualitativa e se desenvolveu em uma turma de segundo ano do ensino médio da escola Hortênsio de Sousa Ribeiro- PREMEN, localizada na cidade de Campina Grande. Refletimos sobre a busca de alternativas de utilização da História da Ciência em sala de aula, por meio de estratégias que envolvam mais os estudantes da escola, a considerar todos os aspectos antes citados e por entendermos a viabilidade de uso de alternativas metodológicas inovadoras em sala de aula.por
dc.description.abstractThe History of Science linked to the theater form an important partnership for science teaching. Some research mention the importance of this relationship both for teaching and for the dissemination of science. In this sense the present study aimed to produce educational material that can be used for high school physics teachers to address the caloric theory in historical perspective through theater. The work is qualitative and has developed into a group of second year high school of Hortensius school Sousa Ribeiro- PREMEN, located in the city of Campina Grande. We reflect on the search for alternative use of the History of Science in the classroom, through strategies that will involve school students to consider all aspects before mentioned and understand the feasibility of using innovative methodological alternatives in room class.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-12-07T11:28:55Z No. of bitstreams: 1 PDF - Ângela Maria Barbosa Fernandes.pdf: 2562010 bytes, checksum: 25d94d238731c40d73e1e53625978441 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2017-02-02T18:15:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Ângela Maria Barbosa Fernandes.pdf: 2562010 bytes, checksum: 25d94d238731c40d73e1e53625978441 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-02T18:15:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Ângela Maria Barbosa Fernandes.pdf: 2562010 bytes, checksum: 25d94d238731c40d73e1e53625978441 (MD5) Previous issue date: 2016-03-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5837/PDF%20-%20%c3%82ngela%20Maria%20Barbosa%20Fernandes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFerramenta de ensinopor
dc.subjectCalorpor
dc.subjectContexto históricopor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectHeateng
dc.subjectTheatreeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA História da Ciência por meio do teatro: A Teoria do Calórico contada em cenapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ângela Maria Barbosa Fernandes.pdfPDF - Ângela Maria Barbosa Fernandes2.5 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.