Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2657
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Wellington de Brito-
dc.contributor.advisor1Castro, Paula de Almeida-
dc.date.accessioned2016-11-07T19:28:50Z-
dc.date.issued2014-03-31-
dc.identifier.citationSilva, Wellington de Brito. Letramento digital e prática docente: um estudo de caso do tipo etnográfico em uma escola pública. 2014. 95f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2657-
dc.description.resumoO estudo ora proposto tem como objeto de estudo a discussão sobre a prática docente intermediada por tecnologias digitais. Entender a relação que o professor estabelece com as tecnologias de informação e comunicação é de fundamental importância para a elaboração de políticas de formação de professores mais orientadas com as demandas observadas em sala de aula, em especial aquelas voltadas para a inclusão digital não só dos alunos, mas também dos docentes. Utiliza a abordagem etnográfica de pesquisa para subsidiar o estudo de caso de um professor da Educação Básica – sujeito da pesquisa – no município de São Bento do Una – PE, numa escola que disponibiliza, para as atividades cotidianas, recursos digitais (lousas digitais, equipamentos diversos de informática, dentre outros). Este estudo busca a perspectiva desse professor sobre os usos na prática docente das tecnologias disponibilizadas pela escola, analisando como o mesmo neste contexto se apropria desses recursos tecnológicos e quais aspectos referentes à sua formação e letramento digital sua prática com o uso de mídias pode revelar. Nesse sentido, esse estudo justifica-se pelo impacto que as mídias digitais causaram no processo de ensino-aprendizagem e na prática docente e que necessitam de maior compreensão, representando assim uma provocação aos educadores, especialmente no que diz respeito a busca por melhoria da qualidade do ensino.por
dc.description.abstractThe aim object of these study is about teaching practices mediated by digital technologies. Understanding the relationship the teacher has with the technologies of information and communication is crucial for the development of training policies more targeted teachers with the demands observed in the classroom, especially those aimed at digital inclusion not only of students but also teachers. Uses ethnographic research approach to support the case study of a teacher of Primary Education – research subject – at São Bento do Una city – Pernambuco state, a school that provides, for everyday activities, digital resources (digital whiteboards, equipment several computers, among others). This study aims at the prospect of this teacher on the uses of technology in teaching practice provided by the school, analyzing how it appropriates this context of these technological resources and which aspects related to their training and their practice digital literacy through the use of media can reveal. Thus, this study is justified by the impact that digital media caused in the teaching – learning process and teaching practice and need greater understanding, thus posing a challenge to educators, especially as regards the search for quality improvement education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2016-10-26T11:39:24Z No. of bitstreams: 1 PDF - Wellington de Brito Silva.pdf: 46510367 bytes, checksum: fe552df1fe32a6ad7aacf47c836d941e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irenilda Medeiros (nildamedeiros@uepb.edu.br) on 2016-11-07T19:28:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Wellington de Brito Silva.pdf: 46510367 bytes, checksum: fe552df1fe32a6ad7aacf47c836d941e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-07T19:28:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Wellington de Brito Silva.pdf: 46510367 bytes, checksum: fe552df1fe32a6ad7aacf47c836d941e (MD5) Previous issue date: 2014-03-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5744/PDF%20-%20Wellington%20de%20Brito%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação. Formação docente. Letramento digitalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleLetramento digital e prática docente: um estudo de caso do tipo etnográfico em uma escola públicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellington de Brito Silva.pdf45.42 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.