Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2654
Tipo do documento: Dissertação
Título: Diário de leitura: um instrumento de letramento crítico na formação inicial de professores de língua inglesa
Autor: Floriano, Fernanda Maria Almeida
Primeiro orientador: Nóbrega, Daniela Gomes de Araújo da
Resumo: A formação inicial dos docentes de língua inglesa (doravante LI) tem um desafio: inseri-los em um contexto de letramento crítico durante as cadeiras de estágio supervisionado para que eles possam refletir de forma crítica sobre a sua função social. Porém, além desse desafio, há a ausência da prática de leitura desses futuros professores, ou até mesmo a falta de motivação para ler e ter um aprofundamento teórico sobre a formação. Com o intuito de verificar inicialmente as concepções de leitura existentes entre esses professores em formação inicial e analisar se há motivação dos estagiários nas discussões em sala de aula devido à utilização do diário de leitura, esse estudo tem como objetivo primordial discutir a importância do gênero diário de leitura como um instrumento motivador e facilitador de um letramento crítico durante a formação docente inicial dos professores de LI. O embasamento teórico para a nossa pesquisa deu-se em relação às concepções de leitura (SILVEIRA, 2005); letramento crítico (BARTON, 2007 e MCLAUGHLIN; DEVOOGD, 2004); formação docente (BORTONI-RICARDO, 2010 e PIMENTA; LIMA, 2006); e diário de leitura (ZABALZA, 1994; MACHADO, 1998 e BUZZO, 2006). De acordo com o objetivo mencionado, esta pesquisa está inserida em uma abordagem qualitativa, levando em conta que os professores de LI em formação inicial não são passivos, e a sua formação é vista como uma atividade interativa e interpretativa, realizada pelo contato das pessoas (OLIVEIRA, s/d). Esta pesquisa foi realizada durante as aulas de estágio de monitoria do curso de licenciatura plena em Letras com habilitação em Inglês, em uma universidade pública localizada no interior da Paraíba. Foram recolhidos 5 diários para análise, resultando em um total de 118 excertos como corpus da pesquisa. Os resultados da análise mostram que a experiência com o uso dos diários de leitura em uma turma de estágio supervisionado e no turno noturno mostrou-se proveitosa, uma vez que houve uma maior motivação nas discussões em sala de aula, e mesmo os futuros professores apresentando uma leitura mais decodificadora, durante as discussões houve momentos de reflexão sobre a prática docente.
Abstract: The initial English language (hereafter EL) teacher development has a challenge: insert the future teachers in a critical literacy context during supervised training subject so they could reflect critically on their social function. However, besides this challenge, as teacher trainers we face the lack of reading practice brought by these future teachers, or even the lack of motivation to reading and to have a theoretical deepening on the formation itself. In order to verify the existing reading conceptions among these teachers undergoing initial training and analyze whether motivation is brought to the classroom during the discussions due to the use of reading journal, this research has as the primary aim to discuss the importance of the reading journal genre as a critical literacy motivating and facilitator tool during initial English teachers development. The theoretical basis necessary for our research were related to the reading conceptions (SILVEIRA, 2005); critical literacy (BARTON, 2007 and MCLAUGHLIN; DEVOOGD, 2004); teacher development (BORTONI-RICARDO, 2010 and PIMENTA; LIMA, 2006); and reading journal ( ZABALZA, 1994; MACHADO, 1998 and BUZZO, 2006). According to the referred aim, this research is embedded in a qualitative approach, taking into account that EL teachers undergoing initial training are not passive, and their development is seen as an interactive and interpretive activity conducted by the contact among people (OLIVEIRA, s/d). This research was conducted during supervised and monitored training classes in Arts full degree course in a public university located in the interior of Paraíba. Five journals were collected for analysis, resulting in a total of 118 excerpts as the research corpus. The analysis results show that the experience in using the reading journal in a supervised training class and at night shifts proved to be useful, since there was a major motivation in discussions in the classroom, and even when these future teachers presented a more decoding reading conception, during discussions there were moments of reflection on teaching practice.
Palavras-chave: Formação inicial de professores. Língua inglesa. Leitura. Letramento crítico.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Floriano, Fernanda Maria Almeida. Diário de leitura: um instrumento de letramento crítico na formação inicial de professores de língua inglesa. 2014. 92f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2654
Data de defesa: 8-Set-2014
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Maria Almeida Floriano.pdf962.45 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.