Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2647
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste
Autor: Cruz, Afonso Silva da
Primeiro orientador: Costa, Antonio Roberto Faustino da
Resumo: Investiga a formação continuada de professores do Ensino Secundário Público em Liquiçá, no Timor-Leste, objetivando contextualizar os discursos, expectativas e realidade da capacitação docente naquele país. Problematiza conceitualmente a formação docente, discute sua regulamentação e enfatiza sua evolução histórica no Timor-Leste, desde o período de colonização portuguesa até a recente Independência da Indonésia. Adota uma metodologia de natureza qualitativa, tomando como base um estudo exploratório e descritivo. Realiza a pesquisa de campo na Escola Secundária do Distrito de Liquiçá, envolvendo o levantamento de dados a respeito de 43 professores e a aplicação de um questionário junto a 12 deles. Constata que a maior demanda por parte dos pesquisados relaciona-se à formação continuada em Língua Portuguesa, pedagogia e metodologia de ensino, além de infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. Conclui recomendando que a política de formação continuada de professores no Timor-Leste deve proporcionar aos docentes o exercício consciente, crítico e autônomo da sua função.
Abstract: Investigates the continuing education of teachers of public secondary education in Liquica in East Timor, aiming to contextualize the speeches, expectations and reality of teacher training in the country. Conceptually discusses teacher training, discuss their regulation and emphasizes its historical development in East Timor since the Portuguese colonization period until the recent independence from Indonesia. Adopts a methodology of qualitative nature, based on an exploratory and descriptive study. Carries out field research in the Secondary School of Liquica District, involving data collection about 43 teachers and applying a questionnaire to 12 of them. Notes that most demand by respondents relates to the continued training in Portuguese, pedagogy and teaching methodology, as well as infrastructure and teaching-learning resources. It concludes by recommending that continued teacher training policy in East Timor should provide teachers the conscious exercise and self-critical of their role.
Palavras-chave: Formação continuada. Formação docente. Ensino secundário. Timor-Leste.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Cruz, Afonso Silva da. Formação continuada de professores do ensino secundário em Liquiçá, Timor-Leste. 2015. 75f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2647
Data de defesa: 2-Set-2015
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Afonso Silva da Cruz.pdf942.53 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.