Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2641
Tipo do documento: Dissertação
Título: Autonomia nos processos de ensino e aprendizagem: o uso do facebook através de dispositivos móveis - um estudo do tipo etnográfico
Autor: Ferreira, Jessica Kelly Sousa
Primeiro orientador: Castro, Paula Almeida de
Resumo: Analisar a relação entre a produção dos grupos fechados do facebook, através de dispositivos móveis, para a construção da autonomia dos alunos de Ensino Médio nos processos de ensinos e aprendizagem foi o objeto de estudo dessa dissertação. A pesquisa, um estudo do tipo etnográfico, com viés nos pressupostos da etnografia virtual, atrelou as produções realizadas em um grupo fechado no facebook com a dinâmica da sala de aula presencial de duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Estado da Paraíba. O estudo pauta-se ainda na perspectiva colaborativa entre alunos, professor e a pesquisadora para a obtenção de dados sobre objeto de investigação. O referencial teórico pautou-se na esfera das relações da contemporaneidade, em que as Tecnologias da Informação e Comunicação encontram-se cada vez mais disseminadas, tendo assim modificado também as escolas, as salas de aula e os processos de ensino e aprendizagem, mediadas pelas redes. Deste modo, percebemos que os processos de ensino e aprendizagem vêm sendo redesenhados, reconfigurando o papel do docente e possibilitando a colaboração entre os sujeitos e autonomia na busca pelos saberes.
Abstract: Analyze the contributions that the use of closed groups in facebook, through of mobiles, can represent to the teaching-learning processes, and to the construction of autonomy of Secondary School students, is the objective of this research. Situating our research in the sphere of contemporary relations, in which the Technologies of Information and Communication are becoming increasingly widespread, and thus changed schools, classrooms and the processes of teaching learning, mediated by networks. On this perspective, we realized an Ethnographic Study with tendency in the assumptions of Virtual Ethnography relating the productions made in a closed group on facebook with the dynamic of face-to-face classrooms of two classes of Third Year of Secondary School. The study is also lined in the collaborative perspective between students, teachers and the researcher to the obtaining of data about the object of investigation. Therefore, we perceived that teaching learning processes has been redesigned the actuation of the teacher and enabling the collaboration between the subjects and the autonomy in the search for the knowledge.
Palavras-chave: Tecnologia educacional. Processo ensino-aprendizagem. Redes sociais. Etnografia virtual
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Ferreira, Jessica Kelly Sousa. Autonomia nos processos de ensino e aprendizagem: o uso do facebook através de dispositivos móveis - um estudo do tipo etnográfico. 2015. 119f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2641
Data de defesa: 30-Mar-2015
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jessica Kelly Sousa Ferreira.pdf49.79 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.