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Tipo do documento: Dissertação
Título: Professora escrevendo em sala de aula: um outro modo de fazer uma "formação continuada"
Autor: Ferreira, Tatiana Dias
Primeiro orientador: Leandro, Maria de Lourdes da Silva
Resumo: Estudos que focalizam a importância do domínio da escrita têm trazido discussões que questionam o modo como se tem desenvolvido o ensino do escrever na escola, assunto que tem incomodado, de forma especial, os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, uma vez que a condição de leitor e escritor tem se mostrado como um requisito indispensável à ascensão ao mundo letrado e, consequentemente, à participação plena na sociedade. Partindo de tais premissas, a pesquisa orientou-se a partir da seguinte questãoproblema: De que modo o lugar discursivo do professor, na produção de texto escrito em sala de aula, pode se revelar como condições para se discutir a construção da autoria do sujeito que escreve na escola, contribuindo para uma outra reflexão em torno do processo das “formações continuadas”? Com base nesse questionamento, temos como objetivo geral: fornecer subsídios para uma discussão em torno do redimensionamento do lugar da escrita no processo de formação do profissional do ensino de língua materna e sua relação com o processo das “formações continuadas”, considerando a necessidade da instauração do processo de formação continuada, como uma prática possível de ser vivenciada permanentemente em serviço. Situando-se na linha de pesquisa – Linguagens, Cultura e Formação Docente, esta pesquisa fundamenta-se teoricamente em Orlandi (2012a,2012b, 2013), Pêcheux (1975, 2009), Kleiman (2001), entre outros estudiosos. Quanto à metodologia, o presente estudo organiza-se através de uma pesquisa de natureza qualitativa, de base etnográfica, em cujo contexto, selecionamos a pesquisa-ação. Desse modo, a produção de texto escrito do professor de língua materna, dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, constitui o objeto de estudo dessa pesquisa. Essa pesquisa tem como sujeito uma professora de uma escola de Ensino Fundamental I, localizada na cidade de Campina Grande – PB. A análise dos dados foi construída à luz da teoria da Análise de Discurso de linha francesa. A pesquisa revelou que as concepções do professor sobre o ato de escrever e a sua prática de escrita no cotidiano vão sendo redimensionadas a partir da instauração de condições em que o sujeito se constitui, como referência, para a produção de sentidos. Evidenciam-se, então, como elementos determinantes, para o ensino e desenvolvimento da produção do texto em sala de aula.
Abstract: Studies that focus on the importance of the writing field have brought discussions that question the way it has developed the teaching of writing in school, a subject that has bothered, in a special way, teachers in the early years of elementary school, since the reader and writer condition has been shown to be a prerequisite for accession to the literate world and consequently to full participation in society. Starting from these premises, the research was guided from the question-problem: How discursive teacher place in the production of written text in the classroom may prove as conditions to discuss the construction of the authorship of guy who writes at school, contributing to a further reflection on the process of "continuing education"? Based on this question, we have as a general goal: to provide subsidies for a discussion on the resizing of the place of writing in the professional training process of mother tongue education and its relation to the process of "continuing education", considering the need of initiating the process of continuing education as a possible practice of being lived permanently in service. Standing in the line of research - Languages, Teacher Training and Culture, this research is theoretically based on Orlandi (2012a, 2012b, 2013), Pêcheux (1975, 2009), Kleiman (2001), among other scholars. As for methodology, the present study is organized through a qualitative research, ethnographic, in which context, select the action research. Thus, the written text production teacher of mother tongue in the early years of elementary school, is the object of study of this research. This research has as subject a teacher from a school of elementary school, located in Campina Grande - PB. The data analysis was constructed in the light of the theory of French Discourse Analysis. The survey revealed that the conceptions of the teacher about the act of writing and their writing practice in daily life will be resized from the establishment of conditions in which the subject is constituted as a reference for the production of meanings. They show up, then, as an enabler for the education and development of text production in the classroom.
Palavras-chave: Produção textual. Formação docente. Formação continuada. Análise do discurso
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Ferreira, Tatiana Dias. Professora escrevendo em sala de aula: um outro modo de fazer uma "formação continuada". 2016. 107f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2634
Data de defesa: 29-Fev-2016
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