Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2623
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Soares, Joana Menara Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2219772864256212 | por |
dc.contributor.advisor1 | Barros, Marcos Antonio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5878098076288666 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, Jean Paulo Spinelly da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8576122417992007 | por |
dc.contributor.referee2 | Bastos Filho, Jenner Barreto | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-19T17:11:24Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-19 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, J. M. S. Análise da história do Efeito Fotoelétrico em livros didáticos de Física para graduação. 2016. 86f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2623 | - |
dc.description.resumo | Atualmente, muito se discute sobre a presença e a importância da História da Ciência (HC) no ensino de Física. Associada a essa premissa, temos visto uma crescente produção de trabalhos acadêmicos, na qual se tem enfatizado uma abordagem histórica e filosófica inserida em conteúdos dessa disciplina. Percebe-se, por outro lado, que alguns desses trabalhos não chegam ao professor, deixando-os a mercê de histórias distorcidas e/ou simplificadas, presentes na maioria dos livros didáticos (LD), o que termina por reforçar alguns conhecidos mitos científicos, transmitindo falsas concepções históricas a estudantes e professores. Assim, considerando a importância da HC, destacamos a relevância de se examinar a presença dessa inter-relação nos livros didáticos de Física para o ensino superior, verificando se há ou não umas transposições históricas adequadas, sobre o efeito fotoelétrico e como esses materiais, que visam formar o professor apresentam o contexto histórico do fenômeno em questão. A análise e discussão dos resultados aqui apresentados tomam como base alguns critérios que levam em consideração aspectos históricos do fenômeno e bem como da ciência, atentando para presença de mitos científicos e de relatos bibliográficos distorcidos sobre os cientistas envolvidos. | por |
dc.description.abstract | Currently, much has been discussed about the presence and importance of the History of Science (HC) in teaching physics. Associado a essa premissa, temos visto uma crescente produção de trabalhos acadêmicos, na qual se tem enfatizado uma abordagem histórica e filosófica inserida em conteúdos dessa disciplina. It is clear, however, that some of these jobs do not come to the teacher, leaving them at the mercy of distorted stories and / or simplified, present in most textbooks (LD), which ends up reinforcing some known scientific myths, transmitting false historical concepts to students and teachers. So, considering the importance of HC, we highlight the importance of examining the presence of this interrelationship in Physics textbooks for higher education by checking whether or not a historical proper transpositions on the photoelectric effect and how these materials, which They aim to train the teacher present the historical context of the phenomenon in question. Analysis and discussion of the results presented here should be based on some criteria that take into account historical aspects of the phenomenon as well as science, noting the presence of scientific myths and distorted bibliographic reports on the scientists involved. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-10-19T12:34:29Z No. of bitstreams: 1 PDF - Joana Menara Souza Soares.pdf: 2514459 bytes, checksum: 19c69f29bb7ad433f442d2f53400b037 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-10-19T17:11:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Joana Menara Souza Soares.pdf: 2514459 bytes, checksum: 19c69f29bb7ad433f442d2f53400b037 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-10-19T17:11:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Joana Menara Souza Soares.pdf: 2514459 bytes, checksum: 19c69f29bb7ad433f442d2f53400b037 (MD5) Previous issue date: 2016-08-19 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5604/PDF%20-%20Joana%20Menara%20Souza%20Soares.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Efeito Fotoelétrico | por |
dc.subject | História da Ciência | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Livro Didático | por |
dc.subject | Physics | eng |
dc.subject | Textbooks | eng |
dc.subject | History of Science | eng |
dc.subject | Photoelectric Effect | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Análise da história do Efeito Fotoelétrico em livros didáticos de Física para graduação | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Joana Menara Souza Soares.pdf | PDF - Joana Menara Souza Soares | 2.46 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.