Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Joana Menara Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2219772864256212por
dc.contributor.advisor1Barros, Marcos Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5878098076288666por
dc.contributor.referee1Silva, Jean Paulo Spinelly da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8576122417992007por
dc.contributor.referee2Bastos Filho, Jenner Barreto-
dc.date.accessioned2016-10-19T17:11:24Z-
dc.date.issued2016-08-19-
dc.identifier.citationSOARES, J. M. S. Análise da história do Efeito Fotoelétrico em livros didáticos de Física para graduação. 2016. 86f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2623-
dc.description.resumoAtualmente, muito se discute sobre a presença e a importância da História da Ciência (HC) no ensino de Física. Associada a essa premissa, temos visto uma crescente produção de trabalhos acadêmicos, na qual se tem enfatizado uma abordagem histórica e filosófica inserida em conteúdos dessa disciplina. Percebe-se, por outro lado, que alguns desses trabalhos não chegam ao professor, deixando-os a mercê de histórias distorcidas e/ou simplificadas, presentes na maioria dos livros didáticos (LD), o que termina por reforçar alguns conhecidos mitos científicos, transmitindo falsas concepções históricas a estudantes e professores. Assim, considerando a importância da HC, destacamos a relevância de se examinar a presença dessa inter-relação nos livros didáticos de Física para o ensino superior, verificando se há ou não umas transposições históricas adequadas, sobre o efeito fotoelétrico e como esses materiais, que visam formar o professor apresentam o contexto histórico do fenômeno em questão. A análise e discussão dos resultados aqui apresentados tomam como base alguns critérios que levam em consideração aspectos históricos do fenômeno e bem como da ciência, atentando para presença de mitos científicos e de relatos bibliográficos distorcidos sobre os cientistas envolvidos.por
dc.description.abstractCurrently, much has been discussed about the presence and importance of the History of Science (HC) in teaching physics. Associado a essa premissa, temos visto uma crescente produção de trabalhos acadêmicos, na qual se tem enfatizado uma abordagem histórica e filosófica inserida em conteúdos dessa disciplina. It is clear, however, that some of these jobs do not come to the teacher, leaving them at the mercy of distorted stories and / or simplified, present in most textbooks (LD), which ends up reinforcing some known scientific myths, transmitting false historical concepts to students and teachers. So, considering the importance of HC, we highlight the importance of examining the presence of this interrelationship in Physics textbooks for higher education by checking whether or not a historical proper transpositions on the photoelectric effect and how these materials, which They aim to train the teacher present the historical context of the phenomenon in question. Analysis and discussion of the results presented here should be based on some criteria that take into account historical aspects of the phenomenon as well as science, noting the presence of scientific myths and distorted bibliographic reports on the scientists involved.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-10-19T12:34:29Z No. of bitstreams: 1 PDF - Joana Menara Souza Soares.pdf: 2514459 bytes, checksum: 19c69f29bb7ad433f442d2f53400b037 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-10-19T17:11:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Joana Menara Souza Soares.pdf: 2514459 bytes, checksum: 19c69f29bb7ad433f442d2f53400b037 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-19T17:11:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Joana Menara Souza Soares.pdf: 2514459 bytes, checksum: 19c69f29bb7ad433f442d2f53400b037 (MD5) Previous issue date: 2016-08-19eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5604/PDF%20-%20Joana%20Menara%20Souza%20Soares.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEfeito Fotoelétricopor
dc.subjectHistória da Ciênciapor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectPhysicseng
dc.subjectTextbookseng
dc.subjectHistory of Scienceeng
dc.subjectPhotoelectric Effecteng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleAnálise da história do Efeito Fotoelétrico em livros didáticos de Física para graduaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joana Menara Souza Soares.pdfPDF - Joana Menara Souza Soares2.46 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.