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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Aylla Gabriela Paiva de-
dc.contributor.advisor1Barbosa, José Lamartine da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154502536150355por
dc.contributor.referee1Barbosa, Jonei Cerqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4435435120326646por
dc.contributor.referee2Huanca, Roger Ruben Huaman-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3150172690409243por
dc.date.accessioned2016-09-09T18:52:33Z-
dc.date.issued2016-03-21-
dc.identifier.citationARAÚJO, A. G. P. de. Modelagem e aplicações matemáticas na confecção do molde de vestuário: Um caso de estudo. 2016. 115f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2552-
dc.description.resumoEsse estudo centraliza nossas preocupações referentes ao ensino-aprendizagem da Matemática no Curso Técnico de Modelagem de Vestuário. A pesquisa objetivou a responder uma sequência de três atividades que relacionam a Matemática com a construção de moldes de vestuários. Ocorreram 10 encontros no período de 11 de setembro a 21 de novembro de 2014, com duas turmas, no turno manhã e tarde. Uma das atividades desenvolvidas buscou suprir necessidades relacionadas aos planejamentos e andamento da disciplina Matemática Aplicada, do Curso Técnico de Modelagem de Vestuários, onde a cada encontro com duração de 4 horas, foram explicados conteúdos da Matemática Básica e Geometria Plana, bem como aplicação dos conteúdos na confecção do molde. A pesquisa enfatiza um caso para estudo, pois visa apresenta um texto muito mais narrativo e descritivo. Por fim, analisou-se o comportamento e o desenvolvimento matemático de cada aluna e percebeu-se a socialização entre elas ao confeccionar os moldes e resolver as outras atividades, fazendo com que entendessem o papel da Matemática no seu contexto social e, assim, se tornando futuramente profissionais com um conhecimento mais reflexivo.por
dc.description.abstractThis dissertation focuses on our concerns about the teaching and learning process of mathematics in the Clothing Modeling Technical Course. The piece of research aimed to implement a sequence of three activities that relate mathematics with the construction of clothing modeling. A total of ten meetings took place from September 11th to November 21 , 2014, with two groups in the morning and afternoon shifts. The carried out work aimed to meet the needs referring to the planning and development of the subject Applied Mathematics of the Clothing Modeling Technical Course, where at each four-hour meeting the contents of Basic Mathematics and Plane Geometry as well as the use of the contents in the modeling construction were explained. The piece of research emphasizes a case for study as it presents a narrative and descriptive text. Finally, the mathematical behavior and development of each student were analyzed and the socialization among themselves while making up the modeling and solving the other activities was perceived. This enabled them to understand the role of mathematics in its social context and, therefore, in the future, these students will become professionals with more reflexive knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-09-08T14:05:47Z No. of bitstreams: 1 PDF - Aylla Gabriela Paiva de Araújo.pdf: 3897687 bytes, checksum: 1856ef5c785e094622ff114ea34680eb (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-09-09T18:52:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Aylla Gabriela Paiva de Araújo.pdf: 3897687 bytes, checksum: 1856ef5c785e094622ff114ea34680eb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-09T18:52:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Aylla Gabriela Paiva de Araújo.pdf: 3897687 bytes, checksum: 1856ef5c785e094622ff114ea34680eb (MD5) Previous issue date: 2016-03-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5407/PDF%20-%20Aylla%20Gabriela%20Paiva%20de%20Ara%c3%bajo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectModelagem de vestuáriopor
dc.subjectMatemática aplicadapor
dc.subjectPerspectiva sociocríticapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectSociocritical perspectiveeng
dc.subjectMathematical useseng
dc.subjectClothing Modelingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleModelagem e aplicações matemáticas na confecção do molde de vestuário: Um caso de estudopor
dc.title.alternativeMathematical modelling and applications in clothing mold making: A case in studyeng
dc.typeDissertaçãopor
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