Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2546
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Eudes Henrique de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9238211989057808 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lins, Abigail Fregni | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2343020017754006 | por |
dc.contributor.referee1 | Freire, Morgana Ligia de Farias | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6756464691141246 | por |
dc.contributor.referee2 | Costa, Nielce Meneguelo Lobo da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0671320217542424 | por |
dc.date.accessioned | 2016-09-06T16:55:09Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-18 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, E. H. de. Construção de histórias em quadrinhos: Possibilidades para professores de Matemática em formação. 2015. 144f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2546 | - |
dc.description.resumo | Nossa pesquisa objetivou investigar possibilidades de se trabalhar com Histórias em Quadrinhos em sala de aula, ao apresentar o processo de produção de Histórias em Quadrinhos para professores de Matemática em Formação, de forma analógica e digital. Nossa pesquisa está vinculada ao Programa de Consolidação das Licenciaturas PRODOCÊNCIA/CAPES/UEPB. Os sujeitos de nossa pesquisa foram dez professores de Matemática em formação, alunos do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEPB, cursando o componente curricular nomeado Informática Aplicada ao Ensino II. Os professores em formação foram divididos em duplas e receberam todas as informações acerca de produção de Histórias em Quadrinhos. Para isso, trouxemos Eisner, um dos teóricos responsável pela criação e produção de HQs. Para as discussões acerca do ensino e aprendizagem por meio das tecnologias digitais, trabalhamos os doze princípios norteadores da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Mayer (2001). Em nossa pesquisa, de abordagem qualitativa, apresentada como estudo de caso, utilizamos como instrumentos observação participante, questionários e notas de campo. O método de triangulação de dados, proposto Yin (2001), gerou nosso estudo de caso. A primeira fase de nossa pesquisa se deu em delinear o perfil inicial dos professores em formação quanto ao uso de HQs em sala de aula. Em seguida, apresentamos o uso de aplicativos no processo de construção de HQs para professores. Após todo o processo de criação e produção de HQs por eles, discutimos o perfil final dos professores de Matemática em formação. Concluímos, a partir dos dados analisados, que é possível se trabalhar com HQs em sala de aula, de forma que o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos possam vir a ser entendidos mais facilmente pelos alunos. Pudemos notar, ao longo de nossa pesquisa, contribuições no processo de formação de cada um dos sujeitos envolvidos, isto é, futuros professores de Matemática. | por |
dc.description.abstract | Our research work aimed to investigate the possibilities of working with Comic Stories in the classroom, as presenting the production process of Comic Stories for pre-service Mathematics teachers, in analogical and digital forms. Our research work is linked to the Consolidation of Teacher Education Program PRODOCÊNCIA/CAPES/UEPB. The participant subjects of our research work were ten pre-service Mathematics teachers, students of the Mathematics Education Course at the State University of Paraíba UEPB, attending the curricular component Applied Computing to Education II. The pre-service teachers were organized in couples and received all information on the production of Comic Stories. For this, we used Eisner, one of the responsible authors for the creation and production of Comics. For the discussion on teaching and learning through digital technologies, we worked the twelve guiding principles of the Mayer Cognitive Theory of Multimedia Learning (2001). In our qualitative approached research work, presented as case study, we used as instruments participant observation, questionnaires and field notes. The data triangulation method, proposed by Yin (2001), generated our case study. The first phase of our research work was to trace the pre-service Mathematics teachers initial profile related to the use of Comics in the classroom. Then, we presented to them the use of applications in the construction process of Comics. After the process of creation and production of Comics made by them, we discussed the pre-service Mathematics teachers final profile. From the data analysis, we concluded that it is possible to work with Comics in the classroom, in a way that teaching and learning mathematical concepts can become more easily understood by the students. We noted, along the research work, contributions in the education process of each one of the participant subject involved, that is, future Mathematics teachers. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-09-06T12:23:13Z No. of bitstreams: 1 PDF - Eudes Henrique de Souza.pdf: 7448679 bytes, checksum: 21a524e88a7e5ffa87a94c44a5bba4f6 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-09-06T16:55:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Eudes Henrique de Souza.pdf: 7448679 bytes, checksum: 21a524e88a7e5ffa87a94c44a5bba4f6 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-09-06T16:55:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Eudes Henrique de Souza.pdf: 7448679 bytes, checksum: 21a524e88a7e5ffa87a94c44a5bba4f6 (MD5) Previous issue date: 2015-12-18 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5372/PDF%20-%20Eudes%20Henrique%20de%20Souza.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | Formação inicial de professores | por |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | por |
dc.subject | Aprendizagem multimídia | por |
dc.subject | Prodocência/CAPES/EUPB | por |
dc.subject | Multimedia Learning | eng |
dc.subject | Comics | eng |
dc.subject | Mathematics teachers education | eng |
dc.subject | Mathematics education | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Construção de histórias em quadrinhos: Possibilidades para professores de Matemática em formação | por |
dc.title.alternative | Construction of comic stories: Possibilities for pre-service mathematics teachers | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eudes Henrique de Souza.pdf | PDF - Eudes Henrique de Souza | 7.27 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.