Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2394
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de geometria para alunos surdos: Um estudo com apoio digital ao analógico e o ciclo da experiência kellyana |
Autor: | Caldeira, Verônica Lima de Almeida ![]() |
Primeiro orientador: | Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro |
Primeiro membro da banca: | Andrade, Silvanio de |
Segundo membro da banca: | Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega |
Resumo: | Este trabalho se propõe a analisar as contribuições dos recursos digitais aos analógicos no favorecimento da aprendizagem da Geometria, mediada pela Libras para alunos surdos. Nossa investigação está apoiada nos pressupostos teóricos da Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly (1963) e foi desenvolvida por meio da seguinte condução: um recorte sobre a história da educação do surdo e sua construção identitária. No segundo momento, o ensino de matemática para alunos surdos, em que apresentamos algumas pesquisas. Seguimos discorrendo concisamente sobre os recursos analógicos e os recursos digitais, avançamos com uma sucinta abordagem sobre a Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly e finalizamos com a análise da intervenção, cujo tema é o ensino de polígono convexo regular, que se encontra subsidiado no Corolário da Experiência conduzida pelo Ciclo da Experiência Kellyana. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da EDAC. Os registros foram feitos por meio de fotos, filmagens e notas de campo. A observação participante deste estudo de caso nos revelou que a aprendizagem do aluno surdo está intimamente relacionada à proficiência em Libras, ao conhecimento da história da educação do surdo e o pertencimento à comunidade surda por parte do professor regente da disciplina. Finalizamos, destacando a importância do uso de metodologias específicas e de recursos digitais e analógicos que possibilitem associar a imagem à Libras para favorecer a compreensão de conceitos geométricos muitas vezes abstratos pela exploração do visual. |
Abstract: | This paper aims to analyze the contributions of the digital to analog resources in fostering learning of geometry, mediated pounds for deaf students. Our research is supported by the theoretical principles of Personal Construct Theory of George Kelly (1963) and was developed through the following conduct: an outline of the history of education of the deaf and their identity construction. In the second phase, the teaching of mathematics to deaf students, in which we present some research. Followed by talking briefly about the features analog and digital resources, move forward with a succinct approach to Personal Construct Theory of George Kelly and finalized with the analysis of the intervention, whose theme is the teaching regular convex polygons, which is subsidized in Corollary Experiment conducted by Cycle Experience Kellyana. The research subjects are 8th graders of elementary school of EDAC. The records were made using photos, video footage and field notes. Participant observation of this case study has revealed that learning of deaf students is closely related to proficiency in Pounds, knowledge of the history of education of the deaf and the deaf community belonging to the ruling by the subject teacher. As considerations emphasize the importance of the use of specific methods, as in this case with the use of digital and analog features which favor the realization of geometrical abstract concepts often the possibility of visual exploration. |
Palavras-chave: | Libras Recursos digitais Recursos analógicos Ensino de Geometria Educação de surdos Geometry Analog resources Digital resources |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | CALDEIRA, V. L. de A. Ensino de geometria para alunos surdos: Um estudo com apoio digital ao analógico e o ciclo da experiência kellyana. 2014. 134f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2394 |
Data de defesa: | 1-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Verônica Lima de Almeida Caldeira.pdf | PDF - Verônica Lima de Almeida Caldeira | 2.55 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.