Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Valdson Davi Moura-
dc.contributor.advisor1Esteves, Divanilda Maia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0088762333310000por
dc.contributor.referee1Olinda, Ricardo Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7767223263366578por
dc.contributor.referee2Souza, Francisco Antônio Moraes de-
dc.date.accessioned2016-07-22T20:17:34Z-
dc.date.issued2015-12-11-
dc.identifier.citationSILVA, V. D. M. Abordagem das noções de probabilidade nos livros do Ensino Fundamental II. 2015. 76f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2385-
dc.description.resumoOs estudos da Probabilidade no Ensino Fundamental só começaram a ser sugeridos aqui no Brasil em 1997, a partir dos PCN, o que de certa forma é recente, ao contrário de outros países como foram citados por Lopes [9]. Reconhecendo a necessidade do conteúdo Noções de Probabilidade ser inserido na grade curricular, bem como a importância de avaliar o material didático utilizado pelo professor no seu dia a dia, neste trabalho analisaremos três coleções de livros didáticos de Matemática, sugeridos pela PNLD 2014. O objetivo é responder o seguinte questionamento: "Como estão sendo abordadas as Noções de Probabilidade nos livros didáticos do Ensino Fundamental II?". Os dados coletados das análises revelaram que os livros didáticos abordam tal conteúdo, todavia, em alguns casos, deixam lacunas quanto à exposição do mesmo e/ou limitação nas atividades e situações-problema resolvidas.por
dc.description.abstractThe studies of probability the elementary school have just begun in Brazil in 1997, through on PCN, in which it is very recent, instead from some other countries that have been written by Lopes [9]. Recognizing the probability notion content needs to being inserted at the curriculum grade, and also the importance of evaluating the school didactic material that is used by the teacher in his day to day, at this work we will analyze three didactic books of Mathematics, suggested by PNLD 2014. The main goal is to answering the following questionnaire: "How has it been addressed the probability notion in the didactic books from elementary school?". The data collected from the analyses have revealed that the didactic books address such content, however, at some cases, it leaves us some gaps exhibited from itself, or limitation at the activities and resolved situations-problem.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-03-23T13:57:27Z No. of bitstreams: 1 PDF - Valdson Davi Moura Silva.pdf: 9990665 bytes, checksum: 6af25afd5c25e48ae3fa5e6d386aeca8 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-07-22T20:17:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Valdson Davi Moura Silva.pdf: 9990665 bytes, checksum: 6af25afd5c25e48ae3fa5e6d386aeca8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-22T20:17:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Valdson Davi Moura Silva.pdf: 9990665 bytes, checksum: 6af25afd5c25e48ae3fa5e6d386aeca8 (MD5) Previous issue date: 2015-12-11eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/4878/PDF%20-%20Valdson%20Davi%20Moura%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProbabilidadepor
dc.subjectLivros Didáticospor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectProbabilityeng
dc.subjectDidactic bookeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAbordagem das noções de probabilidade nos livros do Ensino Fundamental IIpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdson Davi Moura Silva.pdfPDF - Valdson Davi Moura Silva9.76 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.