Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2332
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Edvanilson Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6270767153900937por
dc.contributor.advisor1Lins, Abigail Fregni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2343020017754006por
dc.contributor.referee1Pereira, Patrícia Sandalo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9126213537245312por
dc.contributor.referee2Assis, Cibelle de Fatima Castro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7494437846718310por
dc.date.accessioned2016-07-21T20:45:42Z-
dc.date.issued2015-12-21-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, E. S. de. Robótica educacional e raciocínio proporcional: Uma discussão à luz da Teoria da Relação Com o Saber. 2015. 161f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2332-
dc.description.resumoNossa pesquisa teve como objetivo investigar o uso da Robótica no âmbito da Educação Matemática como tecnologia capaz de contribuir no desenvolvimento do raciocínio proporcional por alunos do Ensino Fundamental, revelando-se como novo campo que delineia o panorama nacional. Apesar da inserção de novas tecnologias na escola, a Robótica constitui- se de um instrumento pedagógico ainda pouco difundido no Brasil, em especial na região nordeste. Escassas são as experiências e investigações envolvendo Robótica Educacional no ensino da Matemática. Nossa pesquisa envolveu-se nos primeiros anos de introdução da Robótica no contexto da Educação Matemática em uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Para tanto, elaboramos como aporte teórico Robótica Educacional (RE), características e aspectos conceituais do raciocínio proporcional e a Teoria da Relação com Saber. Neste caminhar, apresentamos uma proposta didática desenvolvida a partir de um trabalho colaborativo com professores e alunos de graduação em Matemática, participes de um projeto maior, em rede, OBEDUC/CAPES, entre as instituições UFMS, UEPB e UFAL. A pesquisa de campo foi realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Para nossa investigação exploramos como se dá a relação de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental com a RE em atividades que buscam explorar o desenvolvimento do raciocínio proporcional, considerando as dimensões identitária, epistêmica e social; e de que maneira estas relações podem mobilizar o potencial de aprendizagem. Analisamos o registro dos alunos, nossos sujeitos, a partir de questionários, redação, vídeos, áudios e resolução de atividades com robôs, além de os observarmos e entrevistarmos. A partir dos resultados de nossa pesquisa, podemos afirmar que a Robótica Educacional, aliada a uma proposta didática adequada, pode vir a promover o desenvolvimento do raciocínio proporcional de forma ampla, propiciando mudanças significativas na sala de aula.por
dc.description.abstractOur research work aimed to investigate the use of Robotics in Mathematics Education as technology capable of contributing in the development of the proportional reasoning achieved by students in Elementary Years, revealing itself as a new field that traces the national panorama. Besides new technologies being implanted in schools, Robotics is a pedagogic instrument still little broadcasted in Brazil, especially in the northeast region. The experiences and investigations involving Educational Robotics in the teaching of Mathematics are scarce. Our research work involved the first years of Robotics introduction in the Mathematics Education in a public school located in Campina Grande, Paraiba. For such we elaborated a theoretical contribution based on Educational Robotics (ER), characteristics and conceptual aspects of proportional reasoning, and the Theory of Relation with Knowledge. With this, we presented a didactic proposal developed from a collaborative work with teachers and Mathematics undergraduate students who made part of a bigger project, OBEDUC/CAPES in UFMS, UEPB and UFFAL institutions. The field work was performed with 8th grade students of elementary years. For our investigation we explored the way students relate themselves with the ER activities that explores the development of proportional reasoning, considering identity, epistemic and social dimensions; and in which way these relations can mobilize the potential of learning. We analyzed the students register, our subjects, through questionnaires, essays, videos, audios and resolution activities with robots. We also observed and interviewed them. From our research results we can assert that Educational Robotics, when worked with an adequate didactic proposal, can promote the development of proportional reasoning in a broader way, providing meaningful changes in the classroom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-05-12T14:21:23Z No. of bitstreams: 1 PDF - Edvanilson Santos de Oliveira.pdf: 3909149 bytes, checksum: a0062756c15dd26b2f383e858a5cd279 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-07-21T20:45:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Edvanilson Santos de Oliveira.pdf: 3909149 bytes, checksum: a0062756c15dd26b2f383e858a5cd279 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-07-21T20:45:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Edvanilson Santos de Oliveira.pdf: 3909149 bytes, checksum: a0062756c15dd26b2f383e858a5cd279 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-21T20:45:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Edvanilson Santos de Oliveira.pdf: 3909149 bytes, checksum: a0062756c15dd26b2f383e858a5cd279 (MD5) Previous issue date: 2015-12-21eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/4855/PDF%20-%20Edvanilson%20Santos%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRobótica Educacionalpor
dc.subjectTeoria da Relação com o Saberpor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectRaciocínio Proporcionalpor
dc.subjectEducational Roboticseng
dc.subjectProportional Reasoningeng
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectTheory of Relation with Knowledgeeng
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIApor
dc.titleRobótica educacional e raciocínio proporcional: Uma discussão à luz da Teoria da Relação Com o Saberpor
dc.title.alternativeEducational Robotics and Reasoning Proportional: A discussion in the light of Relationship Theory with Knowledgeeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edvanilson Santos de Oliveira.pdfPDF - Edvanilson Santos de Oliveira3.82 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.