Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2281
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carvalho, Érick Macedo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5141503246892602 | por |
dc.contributor.advisor1 | Rêgo, Rômulo Marinho do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7603835797321850 | por |
dc.contributor.referee1 | Azerêdo, Maria Alves de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0309471026419288 | por |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, José Lamartine da Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6154502536150355 | por |
dc.date.accessioned | 2016-04-12T22:53:29Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-23 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, É. M. O uso da modelagem matemática na formação de professoras de Matemática da Educação Básica. 2014. 163f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2281 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho final de mestrado objetivou avaliar e reorganizar um texto didático sobre o uso da Modelagem Matemática para a formação inicial e continuada dos professores de Matemática da Educação Básica. O foco do trabalho foi à análise de um curso de extensão desenvolvido por professores e pesquisadores da UEPB e os materiais nele desenvolvido. A pesquisa seguiu uma abordagem metodológica qualitativa caracterizada pela natureza descritiva e utilizou como materiais de análise o módulo, as aulas gravadas em vídeos, as atividades produzidas pelos participantes do curso e as pesquisas de mestrado de três ministrantes desenvolvidas nos níveis conceitual, metodológico e desenvolvimento do conteúdo. Para verificar o módulo do curso foi utilizado um quadro avaliativo com base na ficha de avaliação do PNLD/MEC (2008), nas ações de Silva (2006) e na ficha de avaliação do curso. Após a verificação desses materiais, foram feitas adequações no módulo do curso, com revisão dos capítulos já existentes e acréscimo dos capítulos sobre as concepções da Modelagem Matemática e da bibliografia complementar. Como produto final, estamos disponibilizando um texto didático destinado à formação inicial e continuada de professores envolvendo a Modelagem Matemática e eixos temáticos como contextualização, políticas públicas e recursos computacionais. | por |
dc.description.abstract | This final master work aimed to evaluate and organize a didactic text on the use of mathematical modeling for the initial and continued training of mathematics teachers of Basic Education. The focus of the study was the examination of an extension course developed by professors and researchers from UEPB and the materials it developed. The research followed a qualitative methodological approach characterized by descriptive nature and used as materials analysis, the module, classes recorded on videos, activities produced by the participants of the course and the master's research three developed ministering in conceptual levels, methodological and development content. To analyze the course module was used an evaluative framework based on the evaluation form PNLD / MEC (2008), the actions of Silva (2006) and the course evaluation form. After checking these materials, were made in the course module, with review of existing chapters and increase the chapters on the concepts of mathematical modeling and complementary bibliography. As a final product, we are providing a didactic text for the initial and continued teacher training involving mathematical modeling and themes such as contextualisation, public policy and computing resources. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-04-05T15:53:30Z No. of bitstreams: 1 PDF - Érick Macedo Carvalho.pdf: 3364192 bytes, checksum: 8289a9d8bead59966d504788c6b2ebaf (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-04-12T22:52:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Érick Macedo Carvalho.pdf: 3364192 bytes, checksum: 8289a9d8bead59966d504788c6b2ebaf (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-04-12T22:53:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Érick Macedo Carvalho.pdf: 3364192 bytes, checksum: 8289a9d8bead59966d504788c6b2ebaf (MD5) Previous issue date: 2014-04-23 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/4633/PDF%20-%20%c3%89rick%20Macedo%20Carvalho.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Matemática | por |
dc.subject | Modelagem Matemática | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Mathematics Education | eng |
dc.subject | Mathematical Modeling | eng |
dc.subject | Continuous Training | eng |
dc.subject | Initial Training | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O uso da modelagem matemática na formação de professoras de Matemática da Educação Básica | por |
dc.title.alternative | The use of Mathematical Modeling in the training of mathematics teachers of Basic Education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Érick Macedo Carvalho.pdf | PDF - Érick Macedo Carvalho | 3.29 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.