Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM : [429] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
O cabelo crespo na trajetória escolar: a identidade negra e a luta antirracista no ensino de química
O presente estudo, com elementos de uma pesquisa participante, teve como objetivo principal investigar a influência do padrão de beleza e o impacto de produtos de alisamento capilar na vivência e na construção da identidade negra dos estudantes. Para alcançar o propósito de colaborar para a formação cidadã e antirracista dos estudantes, propomos através de uma metodologia de natureza qualitativa, uma roda de conversa e uma Sequência Didática que visa fomentar o diálogo entre o conteúdo químic...
Decisões didáticas e o cálculo diferencial: uma categorização das atividades de um professor
A pesquisa teve como objetivo central analisar as consequências das Decisões Didáticas tomadas pelo professor na construção de um Milieu para o ensino de Cálculo Diferencial. De maneira específica, identificar, a partir de entrevistas, as DD tomadas pelo professor de matemática na construção desse Milieu; em seguida, categorizar os fatores decisionais tomados pelo professor; e, por fim, discutir os fatores que influenciam nas DD tomadas pelo professor na construção de um projeto de aula para ...
Percepções de professores de química do ensino médio a respeito do jogo cooperativo temático sobre ésteres: a feira central de Campina Grande (PB) em foco
Despertar o interesse dos estudantes pela aprendizagem vem se tornando um desafio para o educador, assim os jogos no ensino são práticas lúdicas que estimulam a colaboração em dinâmicas no dia a dia, despertando a aprendizagem, cooperação, solidariedade, inclusão, participação efetiva, criatividade, lazer, trabalho coletivo e diálogo, possibilitando ao docente dividir com os estudantes suas metas e objetivos. Os jogos promovem experiências significativas de aprendizagem de uma maneira lúdica ...
Tecendo a educação matemática na escolarização do aluno surdo não sinalizado: desafios da inclusão
A presente pesquisa realizada no Instituto Federal da Paraíba, campus Picuí - PB, teve como objetivo principal investigar métodos e estratégias para o ensino das operações de soma e subtração a uma aluna surda do 1° ano do Ensino Médio, que não é sinalizada, ou seja, não possuía fluência na Língua Brasileira de Sinais, Libras. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa, caracterizada por sua natureza exploratória e flexível, visando compreender o fenômeno específico por meio da interpretaçã...
Explorando o pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino Fundamental na perspectiva da resolução de problemas
Este estudo busca analisar as contribuições da metodologia de Resolução de Problemas no contexto do ensino de Álgebra, especificamente, por meio de sequências repetitivas. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e do tipo pedagógica, uma vez que tivemos a sala de aula como campo de investigação. Discutimos a metodologia de RP fazendo um resgate histórico e considerando diferentes concepções e abordagens, enfatizando-a como metodologia para o ensino de Álgebra. Sobre Álgebra nos ano...
Filmes de ficção científica e ensino de Física: Potencialidades e limitações
Em um mundo fortemente marcado pela velocidade das comunicações e transições tecnológicas, a escola parece perdida no processo de acompanhamento destas que são consideradas as mais importantes conquistas da humanidade. Como ensinar Física na era do WhatsApp, Facebook e smartphones? Aproximar o dia a dia do aluno do seu ambiente de estudo tem sido uma tentativa de muitos professores e pesquisadores, sobretudo no sentido de atrair o interesse do jovem pelos conteúdos complexos das disciplinas d...
O ensino de transformações geométricas por meio de uma trilha de aprendizagem em uma escola estadual do município de Quipapá-PE a partir de um trabalho colaborativo
A presente pesquisa, constituiu em relacionar o ensino de transformações geométricas por meio de uma trilha de aprendizagem, construída através de um trabalho colaborativo entre os professores de matemática de uma escola estadual no município de Quipapá-PE. Uma abordagem inovadora para ensinar transformações geométricas, utilizando uma trilha de aprendizagem baseada em um trabalho colaborativo entre professores de matemática da escola campo de pesquisa. Nesse contexto, a trilha de aprendizage...
Vivências através do educar pela pesquisa: reconstruindo saberes sobre radiobiologia
Educar pela Pesquisa é uma proposta pedagógica inovadora, que traz os aspectos da pesquisa para a sala de aula. Essa abordagem traz o objetivo de superação do ensino reprodutivista, propondo que o estudante deve ser sujeito no processo de aprendizagem, estimulando o pensamento crítico e reflexivo do indivíduo enquanto cidadão. O presente trabalho tem como objetivo analisar o emprego do Educar pela Pesquisa na formação de estudantes graduandos do curso de Ciências Biológicas da UEPB, que estej...
O magnetismo terrestre: uma proposta de ensino com abordagem CTSA
Cada época traz consigo novos desafios ao ensino de ciências e, para enfrentá-los, novas propostas metodológicas e abordagens inovadoras são experimentadas. Considerando os desafios de um ensino de ciências que leve em consideração um desenvolvimento científico e tecnológico sustentável, nesta pesquisa fizemos a opção de seguir uma abordagem que procura trabalhar os conteúdos de física a partir de temáticas que possibilitem reflexões envolvendo Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente ou, co...
Representações sociais da educação especial na perspectiva inclusiva: concepções de discentes de biologia e docentes de ciências naturais
Através das Representações sociais - RS, podemos conhecer o modo como um grupo humano constrói seus saberes e expressam a sua identidade. As RS também são entendidas como formas de conhecimento elaborado e compartilhado socialmente que nos auxiliam na apreensão dos objetos cotidianos, além de dominar o ambiente, comunicar fatos e ideias e a nos situar como pessoas e grupos. Identificar as representações sociais de licenciandos de Biologia e de professores de Ciências Naturais, e compará-las, ...
O uso do jogo matemático: A quina das representações fracionárias na formação de professores
As dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem dos números racionais, especialmente na forma fracionária, foram os principais fatores que influenciaram a decisão de escolha deste tema. Dentro dessa perspectiva, e com o intuito de contribuir para o ensino desse objeto matemático e para o aprimoramento da prática docente, desenvolvemos um jogo inédito destinado a qualquer indivíduo interessado em aprender ou que já possua conhecimento sobre o conceito de fração. Este estu...
Percepção socioambiental de moradores do município de Boqueirão acerca da bacia hidrográfica do Rio Paraíba
A bacia hidrográfica do Rio Paraíba se integra a vários municípios do estado da Paraíba, fornecendo não apenas recursos hídricos, mas impactando socialmente toda a população que habita o seu entorno. Apesar da sua relevância, os problemas associados a esses ecossistemas se agravam com a degradação ambiental pela ação antrópica, gerando riscos de extinção de espécies vegetais e animais nativos da região. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo investigar a percepção socioambiental dos ...
Livro didático de matemática dos anos iniciais: uma análise sobre a proposta de ensino de sequências
A presente pesquisa teve por objetivo analisar a diversidade de tipos de atividades de sequências propostas nos livros didáticos de Matemática do 1º ao 5º ano de uma coleção aprovada pelo PNLD 2023. A abordagem da pesquisa é predominantemente qualitativa, visto que a investigação tem um caráter descritivo e interpretativo dos dados. Para recolha e sistematização dos dados, utilizamos fichas de análise e tabelas. Na classificação das habilidades abordadas nas atividades elaboramos as seg...
O silenciamento de gênero nas aulas de matemática na perspectiva dos discursos docentes
Abordar as questões de gênero no contexto educacional, especificamente, nas aulas de matemática, transpõe questões pontuais e tomam dimensões ampliadas, visto perpassarem por aspectos que transitam desde a dificuldade de aprendizagem neste campo do conhecimento até o desencadeamento de processos de desigualdade e exclusão social. Nesse sentido, objetivamos no presente estudo, identificarmos, através dos discursos docentes, práticas pedagógicas que promovam a igualdade de gênero e a desconstru...
A mineração no seridó oriental paraibano: Discutindo as funções inorgânicas por meio de uma sequência didática investigativa com base na abordagem CTS(A) e na educação em direitos humanos
A Educação Química tem reconhecido a importância de estratégias de ensino-aprendizagem pautadas na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), visando a inserção de temas ligados à realidade social dos estudantes na abordagem dos conteúdos químicos. Uma das temáticas que pode ser relevante nesse contexto é a mineração. Pautada no dinamismo socioeconômico, a exploração mineral também é responsável por causar conflitos e vulnerabilidades, de diferentes ordens, aos recursos ecoss...
Potencializando o aprendizado de máquinas simples: uma abordagem híbrida de rotação por estações
A pandemia de Covid-19 evidenciou uma realidade que era sabida por todos e ignorada por muitos: a necessidade de novas abordagens para um público que já não consegue mais se concentrar e aprender pelos métodos tradicionais de ensino. Diante disso, torna-se urgente e necessário que os professores incorporem novas metodologias às suas práticas pedagógicas. Dessa forma, o presente trabalho buscou investigar o uso da Metodologia Ativa (MA) de Rotação por Estações associada às Tecnologias de Infor...
Questionamento de paradigmas pedagógicos: uma possibilidade de sujeitos que lecionam matemática como intelectuais orgânicos
Trazemos como questão de pesquisa: De que forma podemos desestabilizar paradigmas associados à estrutura de ensino de Matemática, os quais transpassam o conceito hegemônico de escola, o estado hegemônico e proletariado de professor de Matemática e o estado subalterno de aluno, de tal modo a possibilitar os surgimentos de um paradigma pedagógico alternativo e professores de Matemática como intelectuais orgânicos? Como objetivo: Encontrar uma resposta para nossa questão de pesquisa. Defendemos ...
A Teoria das cores de Newton: análise de livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018
Levando em consideração a importância que o livro didático exerce no meio escolar e o quanto ele influencia a aprendizagem estudantil, em especial no ensino das ciências, a presente pesquisa propõe uma análise, sob um enfoque conceitual e histórico-filosófico, do “experimento crucial” e da teoria das cores de Newton, presente em livros didáticos de Física na relação do PNLD/2018 para o ensino médio, última remessa antes de sua reforma, que ainda se faz presente nos ambientes educacionais...
Diálogo no ensino da matemática: participação do aluno no processo de ensino-aprendizagem
Professores de Matemática são desafiados a (re)criarem estratégias de ensino para obterem resultados satisfatórios no aprendizado dos alunos, dentre as quais se destaca o diálogo na interação educador-educando. Esta pesquisa pretende analisar a participação dialógica do aluno no processo de sua aprendizagem nas aulas de matemática ao estudar um conteúdo específico em Matemática, o mesmo direcionado pela seguinte questão norteadora: Quais as implicações do diálogo no processo ensino-apre...
As mãos, a arte, a ciência: modelando diálogos entre os saberes populares e os conhecimentos químicos a partir do barro
Da nossa vontade de investigar, no que diz respeito à ancestralidade, aplicações e relevâncias, os saberes de natureza Química que se fazem presentes para além das fronteiras universitárias, propomos este estudo objetivando compreender os diálogos existentes entre os saberes socioculturais relacionados à produção de louças de barro na comunidade Chã da Pia - Areia/PB e os saberes químicos. Distanciando-nos de tentativas de “conduzir” o que é academicamente produzido para aqueles(as) que estão...
- 429 UEPB
- 427 Dissertação
- 2 Tese
- 156 2020 - 2024
- 273 2010 - 2019
- 116 2900 - 2999
- 64 2011 - 2099
- 312 Acesso Aberto
- 117 Acesso Embargado