Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2101
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pinto, José Antônio Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0868817484001159 | por |
dc.contributor.advisor1 | Germano, Marcelo Gomes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0279191804042650 | por |
dc.contributor.referee1 | Freire, Morgana Lígia de Farias | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6756464691141246 | por |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Rodrigo Ronelli Duarte de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9769230379441565 | por |
dc.date.accessioned | 2015-09-25T12:23:07Z | - |
dc.date.available | 2014-09-12 | - |
dc.date.issued | 2014-04-10 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, José Antônio Ferreira. Feira de Ciências, Iniciação a Pesquisa e Comunicação de Saberes: O relato de uma experiência. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2101 | - |
dc.description.resumo | As várias potencialidades que buscamos desenvolver nos alunos necessitam que atividades complementares às aulas expositivas sejam melhores exploradas. As Feiras de Ciências fazem parte dessas atividades que devem estar presentes no projeto político pedagógico das escolas, pois além de possibilitar que os alunos despertem um novo olhar da ciência através do processo de investigação do meio em que vivem, desenvolvem também uma atitude mais crítica e um espírito criativo, aproximando-os da comunidade científica ao mesmo tempo em que promovem a interação da escola com a sociedade. Mesmo assim são poucas as pesquisas que investigam e propõem estratégias para a realização das Feiras de Ciências. A partir de uma análise qualitativa da realização de uma Feira de Ciências na Escola Estadual Afonso Campos na cidade de Pocinhos-PB, buscamos compreender e propor formas de implementação, execução e avaliação dessa feira. Utilizamos a pesquisa pedagógica por entendermos que as Feiras de Ciências se iniciam com um trabalho na própria sala de aula e que sendo um trabalho em conjunto com outros professores de várias disciplinas o objetivo é reavaliar suas práticas constantemente buscando adaptações de forma que contribuam com um melhor rendimento de seus alunos. A avaliação foi feita a partir do conteúdo das falas que tiveram como instrumento de investigação entrevistas semiestruturadas aplicadas aos professores, alunos e ao público que participaram da feira. Analisamos também até que ponto os trabalhos desenvolvidos pelos professores foram considerados bem sucedidos relacionando o planejamento e os objetivos de cada projeto com os dados documentados do processo de acompanhamento da execução desses trabalhos. Consideramos como produto a própria dissertação tendo em vista que as discussões nela existentes podem transformar-se em um material profícuo para novos eventos desse tipo. | por |
dc.description.abstract | The number of potentials that we seek to develop in students who need additional activities to lectures are better exploited. The Science Fairs are part of those activities that can be present in the political pedagogical project of the schools, as well as enabling students to awaken a new perspective about science, also enable a more critical attitude and a more creative spirit, bringing them closer to the scientific community while promoting interaction between school and society. With this research, which rises in the context of the Science Fairs and Science Fairs in the project aimed to describe and evaluate the process of planning, implementation and evaluation of a Science Fair developed by Afonso Campos Public School in the city of Pocinhos -PB . Because we understand that the Science Fairs starting with the work in their classroom and in conjunction with faculty from various disciplines, we used qualitative research characterized as a case study of evaluative and participant observation. The review was taken from the content analysis of semi-structured interviews applied questionnaires to teachers, students and the participating public. We also discuss to what extent the work done by the teachers were considered successful when related to planning and goals of each project. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-09-25T12:23:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Jose Antonio Ferreira Pinto.pdf: 13266729 bytes, checksum: 77e229e831e6edd4a2683035941f3223 (MD5) Previous issue date: 2014-04-10 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/4137/PDF%20-%20Jose%20Antonio%20Ferreira%20Pinto.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Ensino de Física | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Feira de Ciências | por |
dc.subject | Interação comunidade-escola | por |
dc.subject | Ciência na escola | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.title | Feira de Ciências, Iniciação a Pesquisa e Comunicação de Saberes: O relato de uma experiência | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jose Antonio Ferreira Pinto.pdf | 12.96 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.