Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1980
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Vídeo e ensino de Ciências: um olhar CTS sobre a produção dos alunos |
Título(s) alternativo(s): | Video and science teaching: a CTS view on the production of students |
Autor: | Oliveira, Flávio Roberto Guimarães de |
Primeiro orientador: | Sousa, Cidoval Morais de |
Primeiro membro da banca: | Germano, Marcelo Gomes |
Segundo membro da banca: | Ferreira, Helaine Sivini |
Resumo: | O presente texto expõe os resultados obtidos a partir da pesquisa cujo objetivo era analisar a produção de vídeos a partir de conteúdos relacionados ao ensino de Ciências, com ênfase em Física, por alunos da educação básica. A pesquisa tem natureza qualitativa, entretanto não se caracteriza, lato sensu com participante ou pesquisa-ação, embora utilize elementos significativos das duas opções metodológicas. Destacam-se em todos os momentos o estímulo à participação, ao trabalho em equipe e à produção solidária. Advoga-se, como hipótese forte do trabalho o aporte CTS onde as tecnologias e/ou produtos tecnológicos permitem a produção e edição de vídeos, dominantemente a serviço da sociedade de consumo, podendo ser apropriadas pelo sistema educacional e adequadas ao processo ensino/aprendizagem. |
Abstract: | This paper presents the results obtained from research whose objective was to examine the production of videos from content related to science teaching, with emphasis on physics for students of basic education. The research is qualitative, but not characterized, or broadly with participant action research, although it uses significant elements of the two methodological options. Stand out at all times the encouragement of participation, teamwork and solidarity production. The argument is a strong hypothesis of work where the CTS input technologies or technological products enable the production and editing of videos, predominantly in the service of consumer society. It may be appropriate for the educational system and for the teaching / learning process. |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Aprendizagem Vídeo Science Teaching Learning Video |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Ensino de Física |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | OLIVEIRA, Flávio Roberto Guimarães de. Video and science teaching: a CTS view on the production of students. 2010. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1980 |
Data de defesa: | 20-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Flavio Roberto Guimaraes de Oliveira.pdf | 4.52 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.