Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Cícero da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9158356522226428por
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rômulo Marinho do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0por
dc.contributor.referee1Maciel, Aldo Bezerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0633421361154324por
dc.contributor.referee2Bandeira, Francisco de Assis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7600840360005863por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:21:59Z-
dc.date.available2014-05-27-
dc.date.issued2011-11-11-
dc.identifier.citationPEREIRA, Cícero da Silva. Learning in Secondary Schools Trigonometry - Contributions of the Theory of Meaningful Learning. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1970-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre ensino de trigonometria, que constou da elaboração, aplicação e análise de uma abordagem didática para o ensino noturno baseada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e desenvolvida numa turma de 2º ano do ensino médio de ensino noturno de uma escola pública, da zona urbana de Campina Grande. O processo metodológico constou da construção de um módulo de atividades que enfatizavam as relações entre os conceitos, que é um foco da teoria Ausubeliana . A proposta foi desenvolvida com seções realizadas em grupo e individualmente. Estas nos permitiram levantar dados baseados na observação e registro do desenvolvimento dos alunos nas atividades e através de um questionário para auto-avaliação, tivemos a condição de observar a reflexão dos alunos sobre a própria aprendizagem. Os resultados obtidos permitem-nos confirmar a necessidade e importância de trabalhar os conhecimentos prévios antecipadamente e a possibilidade de abordagens que não envolvam apenas fórmulas e algebrismos excessivos que tornam o aprendizado mecânico e sem significado para o aluno.por
dc.description.abstractThis paper shows the results of a research on the teaching of Trigonometry, which consisted of formulating, applying and analyzing a didactic approach for evening study based on David Ausubel s theory of meaningful learning, and developed in a group of the 2nd year of Ensino Médio (High School) of an evening study public school, in the urban zone of Campina Grande. The methodological process included the elaboration of an activity module which emphasized the relations of concepts, which is one of Ausubel s focus. The proposal was developed with sections applied in groups or individually. These allowed us to collect data through the observations and registers of the students development in the activities and a self-evaluating questionnaire, thus, we were able to analyze the students reflections about their own learning. The results obtained led us to confirm the need and importance of using background knowledge and the possibility of approaches that do not involve only formulae and excessive algebra, which make knowledge mechanical and/or meaningless for the students.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:21:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Cicero da Silva Pereira.pdf: 9013719 bytes, checksum: 783b4baa9cf8186f676fa62a2612f7c1 (MD5) Previous issue date: 2011-11-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3961/PDF%20-%20Cicero%20da%20Silva%20Pereira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de trigonometriapor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTeaching trigonometryeng
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectLearningeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleAprendizagem em trigonometria no ensino médio - contribuições da teoria da aprendizagem significativapor
dc.title.alternativeLearning in Secondary Schools Trigonometry - Contributions of the Theory of Meaningful Learningeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cicero da Silva Pereira.pdf8.8 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.