Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1964
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Valdenes Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8783403814282327por
dc.contributor.advisor1Freire, Morgana Lígia de Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756464691141246por
dc.contributor.referee1Silva, Rômulo Rodrigues da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2483377345669265por
dc.contributor.referee2Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428823615325023por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:21:55Z-
dc.date.available2014-05-27-
dc.date.issued2011-10-14-
dc.identifier.citationGOMES, Valdenes Carvalho. The use of computer simulations of the photoelectric effect in high school. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1964-
dc.description.resumoEstudos demonstram que a utilização das tecnologias de informação e comunicação contribui para a prática educativa em qualquer nível de ensino. No entanto, ela impõe mudanças nos métodos de trabalho dos professores, gerando modificações no funcionamento das instituições e no sistema educativo. Uma tecnologia de informação e comunicação educacional deve envolver algum tipo de objeto material, que faça parte da práxis educativa relativa ao processo de ensino com algum tipo de relação entre o professortecnologia e tecnologia-estudante. No nosso trabalho objetivamos investigar como uma simulação computacional pode ajudar o ensino de um conteúdo de física moderna e contemporânea no ensino médio. Uma simulação computacional é uma atividade que permite o estudante manipular e observar situações que imitam ou se aproximam de um fenômeno físico real. A intervenção didática foi realizada em quatro encontros consecutivos cada um com cem minutos de duração. Para a produção e execução dessa intervenção fizemos o uso de um texto didático, de um roteiro para realização da atividade com o simulador computacional, de um questionário de avaliação e de uma atividade de verificação de aprendizagem. Os resultados revelaram que os estudantes classificaram a simulação computacional como uma boa forma de expor o conteúdo. Assim, a utilização de simulações computacionais pode se constituir numa perspectiva de um ensino atraente, entretanto, deve ser feita de forma compatível com a metodologia de ensino a ser empregada.por
dc.description.abstractStudies showed that the use of information and communication technologies contributes to the educational practice in any level of education. However, it requires changes on the teacher s working methods, generat ing changes on the operation of the institutions and on the educational system. An information and communication technology must involve some kind of material object, which is part of the educational praxis related to the teaching process with some kind of relationship between the teacher-technology and technology-student. In our work we aim to investigate how a computer simulation can help the teaching of acontent of modern physics in high. A computational simulation is an activity that allows the student to manipulate and observe situations that mimic or approximate to a real physical phenomenon. The didactic intervention was performed in four consecutive meetings, each with one hundred minutes long. For this production and performance, we made use of a didactic text, a guide for the activity performance with the computational simulator, an evaluation questionnaire and a learning check activity. The results revealed that the students classified the computational simulation as a good way to approach the subject. Therefore, the use of computational simulations can provide an attractive teaching perspective, however it must be performed in a compatible way to the adopted teaching methodology.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:21:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Valdenes Carvalho Gomes.pdf: 4980053 bytes, checksum: debd4bf37d985363087d9cb8704bd4a9 (MD5) Previous issue date: 2011-10-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3972/PDF%20-%20Valdenes%20Carvalho%20Gomes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectEfeito fotoelétricopor
dc.subjectTeoria de Ausubelpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectDidática de ensinopor
dc.subjectTeaching physicseng
dc.subjectPhotoelectric effecteng
dc.subjectAusubel Theoryeng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectDidactic teachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médiopor
dc.title.alternativeThe use of computer simulations of the photoelectric effect in high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdenes Carvalho Gomes.pdf4.86 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.