Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Edna Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9096631876473683por
dc.contributor.advisor1Lins, Abigail Fregni-
dc.contributor.advisor1LattesLINS, Abigail Fregnipor
dc.contributor.referee1Alves, Francisca Terezinha Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0846172626929325por
dc.contributor.referee2Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428823615325023por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:21:14Z-
dc.date.available2013-08-08-
dc.date.issued2013-03-27-
dc.identifier.citationFERREIRA, Edna Cristina. Práticas pedagógicas e objetos de estudo: análise sobre as pesquisas em educação matemática do programa de mestrado da UEPB nos anos de 2007 e 2008. 2013. 223 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1903-
dc.description.resumoEsta pesquisa fez parte de um projeto maior, interinstitucional, Projeto Observatório da Educação (CAPES), cujo objetivo foi o de mapear pesquisas, produções e formação de pesquisadores em Ensino de Ciências e Matemática da região nordeste. O mesmo contou com o envolvimento de três instituições: Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Estadual da Paraíba. Particularmente, o objetivo da pesquisa em questão consistiu também em investigar as práticas pedagógicas e os objetos de estudo dos mestres das turmas dos anos de 2007 e 2008 do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da UEPB. Por ser uma pesquisa investigativa de caráter qualitativo, a coleta dos dados se deu na forma de documento (Fichas de Matrícula), questionários, observações e entrevistas em três momentos, sendo seu lócus as próprias escolas dos professores de Matemática do Ensino Fundamental II nas cidades de Campina Grande e Queimadas, Paraíba. Os dados da pesquisa foram analisados, levando em consideração os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin e Franco por meio de categorias e subcategorias, sendo elas Formação Docente do Professor; Análise da Prática Pedagógica: as Concepções do Professor; Caracterização da Prática Pedagógica do Professor; os Saberes Docente e Mobilizando os Saberes Docente para Construção do Conhecimento: a colaboração dos saberes docente. À guisa da discussão final, a pesquisa revelou que as práticas pedagógicas dos professores de Matemática variam tanto do ponto de vista técnico quanto conceitual; também indicaram construção da identidade das professoras, (re) construção de saberes docente, reelaboração e reflexão da prática docente. Os resultados desse estudo mostraram que os professores, a partir das reflexões por meio da pesquisa, da leitura dos teóricos e das questões das discussões em sala de aula, adotaram postura de reflexão diante dos embates vividos em seu cotidiano escolar e um novo olhar sobre os diferentes modos de ensinar. Ficou patente que a participação dos professores Mestres no Programa de Mestrado Profissional da UEPB, e, em particular o objeto de estudo (dissertação), indicam mudança de postura em suas atuações na sala de aula. Evidenciou-se que o Programa de Mestrado Profissional da UEPB tem contribuído para a formação do professor da Educação Básica. Espera-se, assim, colaborar com o aprofundamento da discussão relativa à formação de professores, uma vez que melhorar a qualidade do ensino é bandeira defendida hoje por governantes, educadores e especialistas em educação.por
dc.description.abstractThis research is part of a larger project, interinstitutional Observatory Project of Education (CAPES), whose aim was to map research, production and training of researchers in the Teaching of Science and Mathematics in the northeast region. The same had the involvement of three institutions: the Federal Rural University of Pernambuco Federal University of Rio Grande do Norte and Paraíba State University. Particularly, the aim of this research also consisted in investigating the pedagogical practices and the objects of study of the masters of the classes of 2007 and 2008 of the Professional Masters Degree Program in Teaching Science and Mathematics UEPB. Being a qualitative investigative research, data collection took the form of document (Sheets FILE), questionnaires, observations and interviews in three stages, with its locus the schools of mathematics teachers in the Elementary School II cities Campina Grande and Queimadas, Paraíba. The survey data were analyzed, taking into account the theoretical and methodological content analysis of Bardin and Franco through categories and subcategories, as follows Teacher Education Teacher; Analysis of Teaching Practice: Conceptions of the Teacher; characterization of Practice Pedagogical Teacher, the Teacher Knowledge and Teacher Harnessing Knowledge for Knowledge Building: the collaboration of teacher knowledge. By way of final discussion, the research revealed that the pedagogic practices of mathematics teachers vary both from a technical standpoint as conceptual; also indicated teachers' identity construction, (re) construction of knowledge teaching, reworking and reflection of teaching practice. The results of this study showed that teachers, from the reflections through research, reading of the theoretical issues and the discussions in the classroom, adopted posture of reflection before the shocks experienced in their daily school and a new look at the different ways of teaching. It was clear that the participation of teachers in the Masters Program Professional Master of UEPB, and in particular the object of study (dissertation), indicate change of attitude in their performances in the classroom. It was evident that the Professional Master s Program UEPB has contributed to the training of teachers of basic education. It is expected, therefore, collaborate with further discussion on the training of teachers, since improving the quality of education flag is defended today by governments, educators and education experts.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:21:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Edna Cristina Ferrreira.pdf: 1885912 bytes, checksum: dfd3190bd4b1984c8ba64b74a1f752a6 (MD5) Previous issue date: 2013-03-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3888/PDF%20-%20Edna%20Cristina%20Ferrreira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectFormação de professorpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titlePráticas pedagógicas e objetos de estudo: análise sobre as pesquisas em educação matemática do programa de mestrado da UEPB nos anos de 2007 e 2008por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edna Cristina Ferrreira.pdf1.84 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.