Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1869
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Josenildo Maria de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3790287996208031por
dc.contributor.advisor1Germano, Marcelo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650por
dc.contributor.referee1Sousa, Cidoval Morais de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0573233540937425por
dc.contributor.referee2Kulesza, Wojciech Andrzej-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7408584269961175por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:20:55Z-
dc.date.available2013-06-11-
dc.date.issued2013-04-17-
dc.identifier.citationLIMA, Josenildo Maria de. Cordel leterature and physics teaching: an approaching to the popularization of science. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1869-
dc.description.resumoAs diferenças entre o discurso científico especializado e ocupado com a pesquisa e o discurso didático orientado para o ensino e a aprendizagem corroboram a importância da linguagem e da literatura nos processos de ensino e comunicação pública das ciências. Em tal contexto, a literatura de cordel, dado a sua linguagem simples e atraente, parece apresentar algum potencial para popularização e comunicação pública da ciência. Nesta pesquisa objetivamos investigar se a partir da literatura de cordel podemos extrair textos com potencial para a popularização e comunicação pública da ciência, com particular interesse pela Física. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa documental no acervo de literatura de cordel na biblioteca Átila Almeida da Universidade Estadual da Paraíba com a identificação e catalogação de cordéis cujos títulos abordavam temas relativos à Ciência. Após a catalogação, os cordéis foram separados por áreas de abrangência com o intuito de facilitar a análise daqueles que abordavam temas da Física. Esta pesquisa pode ser considerada de natureza qualitativa com aproximações quantitativas em que para a descrição analítica, segundo procedimentos do conteúdo das mensagens, foi utilizada a metodologia da Análise de Conteúdo Temático-Categorial. Através desse estudo foi possível identificar muitos cordéis que versam sobre temas da Física. Acreditamos que este material possa ser utilizado como vínculo de aproximação entre ciência e arte, podendo ser adotado por professores como material de apoio antes, durante e após as aulas.por
dc.description.abstractThe difference between specialized scientific speech regarding with the research and the didactic speech directed to the teaching and learning, supports the importance of language and literature within the process of teaching and public communication of science. In such context, Cordel Literature, due to its simple and attractive language, seems to show some potential for popularization and public communication of science. In this study we aimed to investigate whether, from the string Cordel Literature, we extract texts with potential for popularization and public communication of science, with particular interest for Physical Science. At that sense, it has been done a documentary research at Cordel Literature collection in the Átila Almeida Library of the Universidade Estadual da Paraíba with the identification and cataloging of cordels which topics approached some issues related to Science. After cataloging, the cordels have been separated by areas of coverage in order to facilitate analysis of those that approached themes of Physics. This research may be considered of qualitative nature with quantitative approaches in which for the analytical description, according to the procedures of the content of messages, it has been utilized the methodology of Thematic-Categorical Content Analysis. Through this research it was possible to identify many cordels that deal with themes of Physics. We believe that material may be used as a link of relationship between science and art, and may be adopted by teachers as support material, before, during and after the classes.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:20:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Josenildo Maria de Lima.pdf: 1688917 bytes, checksum: e4a6144757858011854c7cf6eae2f9af (MD5) Previous issue date: 2013-04-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3865/PDF%20-%20Josenildo%20Maria%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectPopularização da Ciênciapor
dc.subjectLiteratura de Cordelpor
dc.subjectPopularization of Scienceeng
dc.subjectCordel literatureeng
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpor
dc.titleLiteratura de Cordel e ensino de física: uma aproximação para a popularização da ciênciapor
dc.title.alternativeCordel leterature and physics teaching: an approaching to the popularization of scienceeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josenildo Maria de Lima.pdf1.65 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.